Quem tem uma percepção mais aguçada do comportamento humano, entende perfeitamente o que o ditado quem desdenha quer comprar quer dizer.
Num nível superficial, mais comercial, quer dizer obviamente que o comprador está desmerecendo o produto que quer adquirir para conseguir um preço melhor por ele. Mas o ditado quer dizer também que, num nível mais profundo, quem desdenha é invejoso. E, ressentido por não ter o que quer, e orgulhoso por não assumir sua infelicidade por estar sem seu objeto de desejo, prefere criticar o que não tem, tentando reduzir os méritos do objeto criticado, para tentar demonstrar que não ter o que gostaria não é tão ruim assim.
Só os mais bobinhos do que o desdenhador não percebem essa jogada. Os espertos sacam na hora.
Você pode criticar o que for, mas tenha o cuidado de observar se, no fundo, você não gostaria de ter o que critica, ou estar onde critica, ou com quem critica.
Nesse caso, talvez seja melhor permanecer em silêncio.
Ou tomar o cuidado de mentir direitinho, de modo que até você mesmo desconfie que realmente não deseja para si o que está condenando.
Novos Comentários Encerrados
Devido à mudança de hábitos das pessoas ao não comentarem mais em blogs, e ao excesso de spams, optei por encerrar definitivamente o espaço para novos comentários neste site.
Muito Obrigado a cada um que nestes 15 anos de site deixou um pouquinho de si por aqui ;)