Ontem vi no Facebook alguém perguntando “o que é coxinha“, dentro do jargão político.
Faz algum tempo que venho refletindo sobre isso, e sobre como o termo consegue ser revelador sobre o modo presunçoso e prepotente com o qual a Esquerda política lida com seus adversários, no Brasil.
Bom, coxinha originalmente designava um sujeito da classe média, bem de vida, vaidoso, individualista e um tanto mimado. Mas o termo “evoluiu” e se tornou um termo que a turma de Esquerda adotou para colocar no mesmo balaio QUALQUER indivíduo que discorde deles de algum modo, seja conscientemente e fundamentado em algum posicionamento político, seja adotando opiniões prontas da manada de modo completamente alienado.
Sendo assim, coxinha será qualquer conservador ou liberal, ainda que democrata, e é TAMBÉM qualquer doido teocrata, anarquista, fascista, ditador e terrorista (não duvido que nazistas também entrem no balaio), além da classe média em geral e seus muitos alienados políticos, como o sujeito que fez a questão que me inspirou a escrever este texto.
Praticamente todo mundo é coxinha, menos aquele que chama os outros de coxinha.
Como se vê, é mesmo um modo muito inteligente de tratar de adversários políticos.
Nós x Eles
A esquerda tem uma tendência fortemente maniqueísta. Para eles, existem nós, da esquerda, que somos lindos, legais, sensíveis, conscientes, engajados e estamos sempre certos, e os outros, que são feios, bobos, malvados, egoístas e que estão sempre errados. Os outros são sempre chamados ou de reacionários (ou reaças – sempre em tom de xingamento) ou de coxinhas. Ao se referirem a seus opositores, muito raramente se encontra RESPEITO partindo do pessoal da Esquerda, eles que se consideram mais conscientes e mais inteligentes, já que boa parte deles são intelectuais.
Para a esquerda, os reacionários são tão absoluta e absurdamente errados, que não precisam nem ser ouvidos. A esquerda falha miseravelmente ao não perceber, ou não querer ver, que a maioria da população é conservadora, tem algumas ideias retrógradas e, bem ou mal, constitui uma massa de indivíduos cujos interesses deve ser ouvido no debate político, por mais absurdos que esses interesses possam parecer.
Eu acho que é muito fácil pegar todo um grupo, cujo pensamento é matizado em diversas vertentes (conservadora, anarquista, teocrática, liberal, alienada) e enquadrá-los todos, sob o rótulo de reacionários, ou coxinhas, ou ao menos mais respeitosamente: direita.
Isso exime a minoria esquerdista, baluarte da moral humanitária e guardiã da verdade suprema inquestionável, do difícil trabalho de ponderar o que eles, os “reacionários” dizem , e forma um inimigo legal para se posicionar contra.
Ora os reacionários, essa raça terrível que deve ser calada, exterminada e aniquilada da face da terra.
***
E aqui, um texto excelente do Lobão sobre o tema, para a revista Veja.
Camila
26 de maio de 2014 as 14:43
Falou que os de esquerda são mal educados, desrespeitosos e intolerantes e não percebeu q seu texto é exatamente assim, apenas escrito de maneira sutil.
Ronaud Pereira
26 de maio de 2014 as 15:25
Oi, Camila, tudo bem? Se foi sutil, então não foi mal educado. Seria mal educado se fosse grosseiro, não é mesmo?
Perceba que para se referir à Esquerda, eu utilizei um único termo: Esquerda. Já esta mesma esquerda, para se referir aos seus opositores, dispõe até de opções: Coxinha, Reaça, PIG, Fascista…
E aí, quem é intolerante?
Obrigado por seu comentário 😉
Maria Helena Pereira Colnaghi
13 de junho de 2014 as 17:54
Parece q o termo coxinha apesar de feio pegou. Então penso ser muito feio um povo que não respeita seu governo. Sendo desrespeitoso com xingamentos e vaias no estádio, e quando veem seu representante em público. Isto é próprio de povo ignorante. Tb quando repassam alguma coisa e não tem argumentos ficam descarregando sua raiva com insinuações querendo provocar o efeito manada nos alienados e insensatos. O povo que elegeu seu governo, agora o repudia seja quer for q estivar lá em cima. Que feio. eu sou PT. ABÇS.
p.s. VC muito foi tendencioso ao explicar o significado do termo e deu pra perceber q vc é um coxinha. rs.
Ronaud Pereira
13 de junho de 2014 as 21:54
Oi Maria Helena.
Sim, meu texto foi totalmente tendencioso já que eu faço um juízo de valor (negativo) a respeito do termo “coxinha”. Não tentei ocultar isso no texto, muito pelo contrário. Eu acho que chamar os outros de coxinha é uma péssima saída para o pessoal da Esquerda. Como aconteceu com você, agora.
Pois eu não diria que sou coxinha não. Se sou, então sou um coxinha a favor da legalização das drogas ( https://www.ronaud.com/sociedade/uruguai-e-o-combate-as-drogas/ ), a favor da união homossexual ( https://www.ronaud.com/bom-senso/e-proibido-ser-humano/ ), a favor do aborto (desde que rigorosamente controlado), a favor da heabilitação de criminosos ( https://www.ronaud.com/sociedade/bandido-bom-e-bandido-que-muda-de-ideia/ ), a favor do bolsa-família ( https://www.ronaud.com/sociedade/bolsa-familia-e-a-sociedade-do-desequilibrio/ ).
Se eu fosse resumir seu comentário, ficaria assim: “Eu sou PT e você é um coxinha”. Então preciso te agradecer por vir aqui e exemplificar o que eu critiquei no texto: o ato de rotular sem conhecer.
Um abraço!
Ronaud Pereira
13 de junho de 2014 as 21:58
Também sou totalmente contra a falta de respeito da torcida para com a presidente Dilma no primeiro jogo do Brasil:
( https://www.ronaud.com/sociedade/textos-sobre-a-copa-do-mundo/ ver subtítulo “falta de educação”)
Renato
15 de junho de 2014 as 15:44
Até parece que os de direita se referem aos de esquerda exclusivamente como os de esquerda! rsrs..
Ronaud Pereira
16 de junho de 2014 as 1:56
Oi Renato! Aqui, me refiro a eu mesmo. Não me responsabilizo pelos outros indivíduos de Direita que, sim, também usam termos igualmente ridículos como petralhas, comunistas etc. EU não uso nenhum desses termos 🙂
Jairo
26 de junho de 2014 as 19:14
Você é um centro esquerda, pois tem ideias liberais, mas não tende ao pensamento comunista-socialista?
Ronaud Pereira
26 de junho de 2014 as 23:28
Isso, Jairo! É mais ou menos por aí. Ou centro-direita talvez. Quando o assunto é dinheiro e economia, sou de extrema-direita 🙂
Penso assim porque o que sustenta e financia as melhorias sociais todas – as quais acho fundamentais – é o dinheiro, e ninguém melhor do o meio privado para gerar riqueza. Governos não sabem gerar riqueza com a mesma eficiência. Enfim, o assunto vai longe mas penso mais ou menos nesse sentido.
Um abraço!
🙂
Mario Alves
28 de junho de 2014 as 14:23
O pessoal de direita diz: esse povinho do “bolsa miséria”, “cota pra negrinho” e etc.
Ronaud Pereira
29 de junho de 2014 as 21:30
Exato, Mario. Mas vale lembrar que o ponto que eu defendo no texto é o de que a Esquerda é composta por pessoas pretensamente conscientes, inteligentes e engajadas na melhoria das questões sociais e que, portanto, me soa mais incoerente termos ridículos partindo dela. A direita, principalmente seu segmento mais histérico, é composta por pessoas mais desinformadas e alienadas, e consequentemente, com tendências mais preconceituosas e ignorantes.
Quando a Esquerda responde a Direita no mesmo nível, inevitavelmente, estará se rebaixando.
edilson botechio
02 de julho de 2014 as 21:23
ronaud…..cara…….vc é um tremendo dum COXINHA. kkkkkkkkkk
edilson botechio
02 de julho de 2014 as 21:31
exatamente isso…a direita é truculenta, não gosta de pobre, se acha o supra suma da high socite.
Ligia Amaral
22 de agosto de 2014 as 18:11
“Quando os comandantes perdem a vergonha os comandados perdem o respeito”. Dai as vaias à Presidente Dilma
Ligia Amaral
22 de agosto de 2014 as 18:15
Você está enganado Edilson Botechio, não há nada contra os pobres, difícil Dr agüentar é tanta pobreza ….mas a de espirito!
Encalhadona
14 de setembro de 2014 as 2:35
Adorei seu texto.
É exatamente o que eu vejo: discorda de mim? pronto, coxinha!
Eliana
10 de outubro de 2014 as 10:19
Parabéns Ronaud…pela sensatez no texto e em suas respostas.
Antonio Cândido de Souza
23 de outubro de 2014 as 8:41
Quanto rancor hein cara? Olha, se o pessoal de esquerda ou qualquer outro grupo quisesse se identificar através do conceito “ao contrário sensu” coxinha ou outro qualquer não poderia? Você conhece o real sentimento que move estas pessoas socialmente falando? São pessoas muito melhor do que você possa imaginar.
Ronaud Pereira
23 de outubro de 2014 as 8:49
Oi Antonio. Acho que precisamos separar as coisas: Uma delas é você se sensibilizar com a miséria social e mobilizar seus recursos para construir uma sociedade mais justa. Outra coisa é você se sentir superior por causa disso e passar a chamar as pessoas que não se sensibilizaram como você de coxinhas e outros termos diminuidores. Para mim, de pouco adianta você exercitar sua compreensão enxergando os pobres, e fechar sua compreensão para quem ainda está com o coração endurecido. Se é pra respeitar, vamos respeitar a todos. Um abraço! 😉
Carlos Antonio
23 de outubro de 2014 as 21:25
Não de se estranhar, afinal é bastante comum para a turma MAIS À ESQUERDA, partir para o ataque, que nenhum dos que discordou da tua definição de coxinha ter dado outra melhor. ENTÃO:
Qual é o sentido não preconceituoso do termo coxinha?
Me expliquem o que a Maria Helena CHAUÍ disse ao ser categórica em afirmar que a CLASSE MÉDIA É FASCISTA, VIOLENTA E IGNORANTE?
Ser Coxinha é ser de classe média. Logo Coxinha é Fascista, violento e ignorante.
Quem desta turma toda, que está lendo estes comentários está abaixo da classe média?
Patricia
26 de outubro de 2014 as 3:22
Ronaud Pereira, Coxinha também significa mauricinho, baladeiro e neoliberal. De fato, é um termo utilizado para adjetivar pessoas que se enquadram nesse perfil. Normalmente, pertencentes a uma “elite” que se julga superior e que tem valores erroneamente ditos “meritocráticos”. A exclusividade do capital privado não gera mudanças sociais, gera desigualdades sociais. Neste caso suas ideias e a dos ditos coxinhas são semelhantes, mas ninguém gosta de receber adjetivos pejorativos, por isso, você não se reconhece como um, assim como nenhum eleitor do PT ou do que você chamou de “esquerda”, se identifique com o termo pejorativo “petralha”.
Ronaud Pereira
26 de outubro de 2014 as 17:00
Oi Patrícia! Observe que o título deste texto refere-se ao significado político do termo. Mesmo assim, não sou nem mauricinho, nem baladeiro, motivos a mais para eu não me reconhecer sob o termo aqui discutido. Um abraço 😉
Iracema Gazeta de Oliveira
01 de novembro de 2014 as 19:57
Olá Ronald
Até meia hora atrás eu não conhecia vc. Depois de ler seus talentosos textos, estou apaixonada por suas idéias, textos e tudo que vc escreve. Puxa cara, vc é demais! Parabéns, que Deus conserve seu talento e eu possa continuar lendo vc. Grande abraço
Ronaud Pereira
01 de novembro de 2014 as 20:58
Olá, Iracema! Muito obrigado por suas palavras, mesmo!!!
Seja sempre bem-vinda por aqui!
😉
Pedro H. Florêncio de Oliveira
19 de fevereiro de 2015 as 9:58
Olá Renault, discutir termos é encher linguiça de Bragança…na real não diminui ninguém na esquerda você questionar esse termo pejorativo, a esquerda está acostumada a ser alvo constante de termos muito piores carregados de preconceito racial, social, sexual etc… É natural associar isso à direita nacional…nos protestos da direita é comum separatistas e nazistas médicos do lado de “liberais democratas” e golpistas…não engana ninguém com esse lero lero de Higienópolis…Coxinha de batata é aquele que se diz apartidário pra tentar fugir da hipocrisia…esquerda democrata? Americana escravagista…
Bru
13 de abril de 2015 as 13:33
Coxinha é quem pensa de forma independente, sem seguir as orientações do PT ou do Partidão. Coxinha é quem tem idependência econômica baseada em seu trabalho, e não precisa comer na mão do governo. Coxinha é quem se opõe a ditaduras sanguinárias que são amigas do PT. Coxinha é quem viaja para a Disney, compra roupas de grife com o próprio dinheiro em vez de roubar da Petrobrás ou receber mensalão. Coxinha é quem chama assalto aos cofres públicos de corrupção, mesmo quando feita em nome do “Partido que representa o povo”. Coxinha é quem atrapalha o plano do PT de se manter no poder e usufruir do luxo e da riqueza enquanto distribui esmolas para o povo.
Anderson
20 de junho de 2015 as 16:42
Realmente é muito feio o povo desrespeitar com xingamentos e vaias no estádio. A atitude correta é tratar a presidente com o mesmo respeito que ela tem tratado o povo brasileiro, desde que ganhou as eleições. Me assusta mesmo depois de todas as cartas abertas na mesa ainda ter pessoas para defender o PT. Acho que bons costumes, moral e vergonha na cara não são mais características desta geração.
brus
12 de fevereiro de 2016 as 17:29
gostei muito da forma como o texto foi estruturado, bem inteligente. parabéns.
Re
11 de abril de 2016 as 12:11
Eu penso, que a atitude é realmente importante, se todas as tendências tivessem educação e capacidade de diálogo aí é que está uma das questões. A maioria não tem informações da sua história também. E quando tem é superficial. Ser chamado de comunista, petralha, associado ao fato de se comer criancinha foi o slogam de décadas pra denominar a Esquerda.
Acho que atualmente a comunicação entre os blocos se acirrou e tornou-se contra producente e bem próxima ao ato de guerrear. Ou seja regredimos muitos séculos.
Quase que a amizade ou o convívio existem no stress. Eu gostaria de que o jogo fosse limpo, e se respeitasse o resultado das urnas sem toda campanha que vem sendo feita desde o primeiro do mandato da presidente. Sem tréguas. Eu faço parto dos 54 milhões que a elegeu. O problema é bem mais sério, do que palavras ofensivas. O que está em jogo é muito. E é também nosso direito de voto, de sermos cidadãos e ganharmos uma eleição. Então teremos agora uma aliança do PMDB com PSDB, eles não admitiram perder. Nunca serei representado por estes partidos.
higor riqueza
19 de abril de 2016 as 6:28
Minha orientação politica é de esquerda e concordo com seu texto. Só achei que faltou abordar o termo ´ptralhas´usado pela direita. E digo que
Re
19 de abril de 2016 as 14:11
Os pe tralhas estão em todo o contexto brasileiro. Muito embora seja pra indicar o PT, o mar de lama cobre outros partidos principalmente o PMDB. que fez aliança é vice e não podia ter desembarcado da base. Lamentável o Mensalão e o petrolhão.
teobob
04 de maio de 2016 as 16:23
Dei minha vida na fundação do PT, para mim era Deus no Céu, e Lula Zé Dirceu na Terra, mas hoje não concordo com as desonestidades dentro do PT. Então eu digo: Coxinhas são todas aquelas pessoas honestas que não concordam com as sujeiras e desonestidades dos PeTralhas que estão dentro do PT. O PT foi criado para fiscalizar a desonestidades do poder, e hoje se tornou a quadrilha dos Irmãos PeTralhas.
Gustavo
03 de dezembro de 2016 as 21:31
Gostei da tranquilidade em suas respostas com respeito a todos. Mas sinceramente para mim A ESQUERDA VIROU DIREITA.