(Creio que você lembra-se bem da temida fórmula de Bhaskara, ensinada nas escolas entre o fim do ensino fundamental e durante o ensino médio. Se não, conheça-a aqui.)
Num primeiro momento, essa imagem acima é engraçadinha.
Mas num segundo momento, é muito reveladora.
Basta relacioná-la com a enorme dificuldade das pessoas comuns com lógica, noções de causalidade e raciocínios mais complexos e ponderados. Elas passam a vida inteira atribuindo resultados à causas erradas.
Também pudera, os alunos têm a maior dificuldade com expressões matemáticas – as quais tratam essencialmente de lógica – e fogem delas como podem, sempre desqualificando-nas, como na imagem acima (porque, né? tirar onda é sempre mais fácil do que pôr a cachola pra funcionar).
Depois vivem UMA VIDA INTEIRA com a maior dificuldade de estabelecer relações corretas de causa e efeito.
A partir de então seguem com uma vida medíocre, mas SEMPRE culpando Deus, o governo, o capitalismo, os comunistas, a Dilma, o horóscopo, a inveja dozotro, o patrão, a má alimentação, o azar, o gato preto, a macumba, os encostos, a Jesus, a Ganesh, o aquecimento global etc pelos próprios tropeços, quando na verdade, a causa pelo próprio fracasso na vida é a própria incompetência, a preguiça, o desânimo…
Tão lógico como 2 + 2 = 7
…
Não, pera!!!
Maria Tania Sousa
21 de fevereiro de 2020 as 14:54
Cada postagem que leio, mais acho seus textos ricos, de fácil compreensão, além de ser utilidade pública. Parabéns Pelas belas narrativas.
Ronaud Pereira
21 de fevereiro de 2020 as 15:42
Obrigado pelas palavras, Maria!