Resenha divulgada
Danah Zohar e Ian Marshall apresentam uma nova visão da sociedade capitalista que vai além do materialismo e da ganância que imperam no mundo de hoje. Riqueza e capital neste livro são conceitos muito valiosos que em nada se relacionam com dinheiro. Os autores revelam às organizações uma nova maneira de agir com base em valores maiores e não apenas em benefício próprio.
- Editora: Best Seller
- Autor: SHANE A. MARSHALL & DANAH ZOHAR
- ISBN: 8576840537
- Ano: 2006
- Edição: 1
- Número de páginas: 219
- Acabamento: Brochura
- Formato: Médio
Minha opinião sobre o livro – O Capital Espiritual
É um livro de mensagem interessante e muito nobre, voltado mais as pessoas do mundo corporativo, muito embora contribua também para renovar nossa visão e motivação pessoal. Danah Zohar, autora do excelente livro O Ser Quântico, estende sua visão de mundo fundamentando-a sobre seu vasto conhecimento sobre as mais recentes descobertas da física quântica e da filosofia. Está longe de ser um mero livro de auto-ajuda corporativa. Tudo aqui é fundamentado em estudos científicos, se não comprovados, ao menos, em andamento.
Neste livro ela procura reconhecer e analisar o atual estágio da sociedade capitalista, centrada em negócios egocêntricos, desejosos por lucros imediatos, de pensamento isolacionista e pragmático onde o que importa são unicamente os resultados, e vislumbra uma nova sociedade, centrada numa cultura empresarial impulsionada por valores fundamentalmente humanos e um sentido de propósito motivado pela busca do bem comum.
Nesse sentido, Capital Espiritual significa a ênfase no valor do grupo, ou seja, da raça humana e do planeta da qual faz parte. Os valores não são centrados no indivíduo, e sim no grupo, no bem comum. E ela cita alguns casos interessantes de grandes corporações que conseguiram angariar esse “capital espiritual” espontaneamente, ao adotarem determinadas posturas e ações voltadas à melhoria do bem coletivo.
Entendi o livro como uma mensagem aos empresários do mundo inteiro, mostrando não só que a mudança e a sublimação dos valores para o encontro de uma motivação maior para suas ações se faz urgente, como sugere formas de se chegar a essa “renovação” da visão geral do empresariado, muito bem fundamentadas em um amplo e diversificado conhecimento, e também em experiências reais bem sucedidas.
Danah Zohar nos últimos anos deixou de ser uma escritora meramente científica e adotou uma postura mais corporativa, prestando consultoria a grandes grupos empresariais do mundo. Mas é uma consultoria humana, não financeira. Sendo a pessoa de visão que é, com uma imensa capacidade de sintetizar conhecimentos diversos e aprodundados para expor ao público leigo, e também com uma nobre e envolvente visão da missão humana nesse planeta, certamente encontrou no meio corporativo o meio mais eficiente de pôr suas idéias em prática. E pelo visto tem conseguido. A origem do recente reposicionamento da marca da cadeia internacional de fast-food McDonald´s na Europa é citada neste livro, e ao que dá a entender, não foi uma mudança meramente visual. Leia e você entenderá 😉
iguaracy
26 de janeiro de 2014 as 15:30
ótimo gostei.
Gilbert
09 de fevereiro de 2014 as 11:14
Lí o livro e acredito que aponta a saída para a atual crise econômica mundial, pois sem a busca de novos valores e novas atitudes, corremos o risco dessa crise se perpetuar.