Você já ouviu falar de Luiz Gasparetto?
Se sim, certamente já percebeu que muito do que procuro dizer aqui neste site é baseado em sua mensagem.
Gasparetto é uma figura única. Filho de Zíbia Gasparetto, reconhecida autora de livros espíritas, é um tanto excêntrico. Iniciou sua vida divulgando a doutrina espírita como meio de ajudar as pessoas, mas logo se desligou e seguiu um caminho próprio, ao meu ver, muito mais iluminador.
Seu jeito italianamente espalhafatoso às vezes o torna alvo de descrédito. Particularmente, acredito que se ele adotasse uma postura menos aviadada, veria sua mensagem chegar muito mais longe. Mas ele mesmo disse repetidas vezes em seu extinto programa Encontro Marcado da Rede TV, que não tá nem aí e que faz o que achar que tem que fazer. Tudo bem, opção dele. Quem sou eu para ensiná-lo como deve agir, né? De qualquer forma, aprendi muito acompanhando seu programa. Além de divertido, era muito instrutivo porque quem ia lá era gente como eu e você.
Os dramas humanos são os mesmos, só mudam os endereços.
Ele tem um ponto de vista espiritual muito prático, esclarecedor, e “traduzido” para o modo brasileiro de ser (veja algumas frases do Gasparetto).
Dos vários conselhos que o Gasparetto distribuía aos convidados de seu programa, dois se destacavam e eram repetidamente citados:
– Você está onde você se põe!
– A vida lhe trata do jeito que você se trata!
Essas frases revelam um modo muito inovador e bem brasileiro de se interpretar a lei da Atração.
Como você já pode ter visto em alguns de meus textos, não gosto de alardar a lei da Atração como o ato de mentalizar e esperar. Não adianta só pensar, é preciso incorporar um novo estado em si relacionado ao que se quer. É preciso agir como se já tivéssemos alcançado os nossos intentos.
Ainda assim a lei da atração é algo definitivamente intrínseco à nossa existência. Não se deve questionar se ela funciona ou não. O fato é que ela age em nossa vida a cada passo. Sua saúde, seu corpo, seu ambiente, o ritmo e os eventos em sua vida SÃO consequências fiéis e imediatas daquilo que você é em sua essência. Porém não conseguimos alterar essa essência somente com pensamentos. A ATITUDE rumo ao nosso desejo, por menor que seja, é o melhor meio de se alterar essa essência. É preciso agir e então sim a vida mobiliza as coisas para nos AJUDAR; mas nunca para fazer o nosso trabalho.
E as duas frases acima citadas são ótimas sugestões para manusearmos essa nossa atitude, principalmente nossa atitude interna, ou postura interna.
Entenda
“Você está onde você se põe”
O seu posicionamento exato na vida e na sociedade não é nada mais, nada menos do que o valor exato que você se dá e a consequente noção de merecimento que lhe convence e lhe move a assumir o lugar que assumiu na vida.
Por exemplo, você gostaria que sua vida fosse melhor, que você tivesse mais qualidade de vida. Mas você tem o hábito comum de esperar que as coisas mudem por si. Pois é exatamente isso que você verá em sua volta: O clima de uma sala de espera, entediante e insatisfatório.
Onde você está se pondo ultimamente? Na posição de vítima? Do coitado? Do imprestável? No último lugar da fila? Não lhe parece mais interessante se dar importância e colocar-se na posição de agente de sua vida? Da pessoa que cuida de si, e que crê firmemente que merece o que há de melhor na vida? Que tal se pôr como quem merece mais?
É preciso encontrar, ou decidir pelo lugar que quer estar e se mover até ele, dê o trabalho que der. Se acha que não merece, então continue onde está; mas então já não pode ficar reclamando. Isto me lembra a magnífica metáfora do cachorro:
Um homem bate na porta de uma casa e enquanto conversa com seus moradores, percebe que o cachorro deles está sentado no canto do quintal uivando de dor.
“Qual o problema com o cachorro de vocês?”, pergunta o homem.
“Ah, ele está sentado em cima de um prego”, respode o morador.
“Por que ele não se move?”, pergunta o homem em descrença.
“Acho que não está doendo o suficiente”, é a resposta.
Não é assim que agimos?
Às vezes parece que gostamos de sofrer.
“A vida lhe trata do jeito que você se trata”
Esta é uma outra face da mesma situação. A vida retribui ao que você dá para ela. A vida lhe oferece os valores que você oferece aos outros. Se você quer amor, não tem jeito, vai ter que começar a oferecer amor. Se quer dinheiro, não tem jeito, vai ter que oferecer algo de valor aos outros. Se você quer saúde, vai ter que SE oferecer atenção e cuidados.
Mas a vida retribui ao que você dá para si mesmo(a). Daí a importância de cuidar de si, em todos os aspectos possíveis: Cuidar da aparência, cultivar bons hábitos e bons gostos, desenvolver-se interiormente através de estudos práticos e estudos espirituais, bem como através de reflexões. Quanto mais você cuidar de você mesmo, melhor será seu auto-conceito e sua autoestima e por consequência, mais a vida responderá com eventos positivos.
A iniciativa é necessária não só no trabalho, como em sua vida e em seus relacionamentos. Cuide de si, cuide de suas coisas (tô falando de limpeza e organização MESMO). Estude, qualifique-se, melhore sua forma de se relacionar com parceiros e amigos. Consuma lazer, produtos e serviços de qualidade. Quanto melhor você tratar tudo que lhe diz respeito, melhor serão as respostas que obterá da vida, seja num nível prático, seja num nível metafísico.
-*Vera Luz*-
13 de fevereiro de 2010 as 21:40
Olá Ronaud!
Respondendo a sua pergunta, posso começar dizendo que sim o conheço de perto e de longa data. Porém somos todos humanos e estamos aqui para desenvolver os pontos que nos emperram em determinadas situações e como já foi dito acima, é como nós conseguimos ver e usar na nossa vida e é assim que ela nos copia e nos apresenta o reflexo do que somos e sentimos e quais sintonias focamos. É isso que é possível de se perceber quando queremos transformar alguma coisa em nossa vida e buscamos algo que nos esclareça a não ficar parados ou mesmo fugindo de por a mão na massa, pois é só assim que podemos conquistar algo diferente nos tornando pessoas que faz e deixar de ser pessoas que esperam acontecer. Ótimo comentário, sempre destacando uma melhor forma de tocar o ser humano em seu desenvolvimento.
Veja mais neste link:
http://www.inspiraalma.com.br/focando-o-bem01.htm#fb10
Um abraço,
-*Vera Luz*-
“Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma”
MARIA APARECIDA FIGUEIREDO
31 de março de 2010 as 10:21
OLÁ
GASPARETO SENTIMOS MUITO SUA FALTA NA TV . POREM NÃO SABEMOS ONDE VC ESTÁ ATUALMENTE , MORO EM MARILIA – SP
PODE RESP MEU E–MAIL
Simone
21 de março de 2012 as 11:58
O Gaspareto sempre traz uma luz para nossas vidas. Amava o programa dele. Mas as palavras estão ai para nos guiar, sempre.
Maarcia Regina Ataides
10 de fevereiro de 2013 as 4:35
Sempre gostei do seu jeito de ver a vida, e passar com a maior facilidade para as outras pessoas, sinto muito a sua falta na tv pois agumas palavras suas me deu outro rumo em minha vida.beijos aparece quando quizer…
ZÉLIA
20 de fevereiro de 2013 as 2:03
“LUIZ GASPARETTO E SUA MENSAGEM ILUMINADORA” ILUSTRA E ENRIQUECE BEM ESTE SITE DO RONAUD!COM.
QUE TEVE A INFELICIDADE DE FAZER UMA BIOGRAFIA DISCRIMINATÓRIA, JULGAMENTOSA, TENTANDO ACONSELHAR. SEM ÉTICA E PRECONCEITUOSA A PESSOA DO LUIZ GASPARETTO.
ALGO COMO AFAGA E BATE.
“VOCÊ ESTÁ ONDE SE PÕE” E “A VIDA LHE TRATA COMO VOCÊ SE TRATA” SÃO LEIS DE ESTUDOS FUNDAMENTADOS E NÃO CONSELHOS, COMO DIZ ACIMA, SERVINDO-SE DESTAS LEIS PARA ILUSTRAR O SEU TEXTO PARTICULAR.
SE FOSSE ALUNO DELE, COMO EU SOU, SABERIA QUE O QUE ELE ENSINA É QUE DESCUBRAMOS NOSSAS VERDADES E AS BANQUEMOS, COM ALEGRIA E DESENVOLTURA, SEM NOS IMPORTAR COM O QUE DIZEM.
SE FOSSE ALUNO DELE SERIA RESPEITOSO E CUIDADOSO COM A PESSOA DELE, QUE ESTÁ VIVO E É UMA PESSOA PÚBLICA QUE AJUDA AS PESSOAS DESTE PAÍS A SE REENCONTRAREM E CERTAMENTE PEDIRIA AUTORIZAÇÃO PARA INCLUÍ-LO EM SEU SITE, CORRENDO O RISCO DE UMA NEGATIVA JÁ QUE O gasparetto.com.br TEM SEU PRÓPRIO SITE.
Ronaud Pereira
20 de fevereiro de 2013 as 9:30
Olá Zélia! Essa sua hostilidade só demonstra que ser aluna dele não está adiantando muito não. Boa sorte!
nubia
22 de março de 2013 as 21:00
Ronaud não acredito que o comentário de Zélia tenha sido hostil, comparado ao que vc falou do Gasparetto. Ela apenas não gostou do seu comentário . Eu não concordo com vc quando diz do jeito aviadado (expressão que vc usou) do Gasparetto.Ele deve ser como realmente é e não ficar fingindo para agradar a pessoas preconceituosas e burras, pois alguém que não acredita no que uma pessoa ensina só por causa do seu jeito de ser só pode ser burra.
Ronaud Pereira
22 de março de 2013 as 22:30
Olá Nubia! Reconheço que fui infeliz quanto ao comentário da viadagem do sujeito 🙂 É que cheguei a ouvir de várias pessoas algo assim: “Nossa, mas tu assiste aquela bichona???”. Então concluí que a mensagem dele, que é maravilhosa, simplesmente não chega a muitas pessoas por causa do próprio preconceito delas. Como você falou, são burras, fazer o que, né? Só que lamento bastante isso, e por isso comentei. Mas você tem razão, ele tem que ser do jeito que é, e de fato, sempre foi! Enfim…
Agora, convenhamos, o seu comentário foi MUITO mais educado que o da Zelia. E obrigado por comentar!!! Um abraço 🙂
Daisy Droste
27 de maio de 2014 as 12:46
Gente !!! Deixar de ser exatamente como é, só para que os outros nos ouçam ou aceitem,ou respeitem é a contramão dos ensinamentos que o Gaspa propõe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Ele não deve nada a ninguém e é do jeito que quiser ser, e se alguém não o quiser ouvir, que não ouça !!!! Quem não ouviu é que perdeu !!!! Pois a mensagem foi passada. Temos que aprender a não medir a vida com as nossas medidas !!!!!!!!!!!!
Fernanda
15 de outubro de 2014 as 19:18
Não entendo onde que o Ronaud foi desrespeitoso? Ele simplesmente exteriorizou o que muitos pensam e não têm coragem de falar, ou seja, não foi hipócrita. Acredito até que o próprio Gasparetto prefere essa postura; não é ele que é famoso por falar o que pensa!
Os comentários censurando o Ronaud não me parecem de alunas do Gasparetto não; cheios de melindres e sem nada a acrescentar ao texto, que por sinal ficou muito bom.
Ronaud Pereira
15 de outubro de 2014 as 23:00
Thanks 😉
zuleica
06 de agosto de 2015 as 17:11
Sabendo que a luz está atuante, desde os primórdios dos tempos, buscando clarear a consciência universal, no despertar do inconsciente, para o consciente, tudo tem a hora exata para acontecer, podemos interferir, adiantar ou atrasar, temos o livre harbítrio, temos o poder de decidir, mas, referindo a tudo que foi comentado no texto acima, referente ao comentário do nosso querido colega, que , não querendo ofender, nem caluniar, sei bem, e da nossa amiga, que mostrando indignada, por algo que a mente dela criou, e tornou uma verdade para ela, lembro , das falas sábias do calunga, que a fruta tem que estar bem madura para que o doce fique bom, e só recebe os ensinamentos , aqueles que tem ouvidos de ouvir, e olhos para ver, sábias palavras de Jesus. Finalizando, é preciso ter humildade, para receber ajuda, e se deixar envolver desta luz , que dissipa as ignorâncias humanas.
clovis
05 de janeiro de 2016 as 0:20
Belissima mensagem Ronaud!!!
Mais uma vez muito obrigado por compartilhar suas reflexões.
Abç
Ronaud Pereira
05 de janeiro de 2016 as 11:18
😉
suzi sarggin
17 de maio de 2016 as 8:41
gostei da sua resposta rs, certissimo, sem querer deu um tapa com “luva de pelica”, esta dificil hj em dia fazermos qualquer comentario, todos falam tudo o que quer e de repente uma palavrinha nossa na mais boa intenção acarreta dor de cabeça, achei sua pagina por que estou meio perdida, esta me ajudando um pouco, por que sei que o que pode realmente me ajudar sou EU mesma, com atitudes, mas gostei de vc, muito centrado e coerente, quando estou no meu “normal”, sou tbm, mas na maioria das vezes sou anti social, hostil tbm rsrs