Em 2013 fui visitar Urubici.
Entre os vários pontos turísticos, estava a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
Um lugarzinho mágico escondido no caminho para a Serra do Corvo Branco!
E algo me chamou muito a atenção ao pisar naquele lugar:
As muitas plaquinhas votivas, indicando e agradecendo alguma graça alcançada:
Neste mundo secular e cético em que vivemos, o fenômeno do milagre é muito mal estudado, ou ignorado, porque ele afronta a ciência conhecida e intere$$es da indústria médica e farmacêutica.
A não ser dentro do recinto das Igrejas, o fenômeno dos milagres sequer é lembrado em conversas triviais.
Mas esses lugares nos mostram que milagres acontecem o tempo todo.
Eu achei espantoso o número de Placas Votivas, Terços e outros objetos simbólicos agradecendo e TESTEMUNHANDO as graças alcançadas nesta Gruta situada no meio do nada, em Urubici.
SÃO MUITOS **
E não pára por aí.
Desde então, passei a notar o mesmo fenômeno das plaquinhas e outros objetos votivos em todos os lugares santos que visitava.
Em outubro de 2022, eu e a esposa visitamos novamente Nova Trento, também em SC, relativamente perto de onde moramos.
E desta vez, já no Santuário de Santa Paulina em Nova Trento, fiz questão de revisitar, para fotografar, a Casa dos Milagres.
Foi ali que eu vi, como diria o mano da periferia, que o baguio é doido.
Ali encontrei às centenas, dos mais diversos objetos, indicando graças e milagres. Vão desde muletas, gessos, próteses, exames médicos, fotos de pessoas, sapatinhos de bebês, objetos pessoais, casinhas em miniatura (indicando a compra da casa própria), documentos e o que mais não se imagina, mas que possa testemunhar um milagre recebido.
Conversando com conhecidos, me disseram que no Santuário de Nossa Senhora Aparecida há também a Sala dos Milagres e das Promessas, onde imagino que o número de objetos votivos seja descomunal.
Somente em lugares assim percebemos bem o fenômeno, ignorado em outros meios, da fé humana mobilizando recursos concretos para alcançar curas e outros anseios íntimos.
Sim, milagres acontecem!
Ah, mas veja bem…
A pessoa pode argumentar: “ah, mas são coisas que aconteceriam de qualquer forma, uma cura, uma gravidez tardia, um sucesso pessoal, sorte, etc”.
Sim, não digo que todos os objetos votivos indiquem realmente um acontecimento sobrenatural.
Mas acontece que SÃO MUITOS, centenas, milhares… e chegam sempre mais, a ponto dos antigos precisarem ser removidos para liberar espaço para novos objetos e plaquinhas. Vamos supor que apenas 10% de todas essas “graças alcançadas” sejam realmente milagre. De milhares, vamos para centenas de milagres concedidos aos fiéis.
Acha mesmo pouco?
***
** Estive em Urubici agora em Maio/2023 e muito infelizmente todas as plaquinhas e objetos votivos da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, alguns registrados nas primeiras fotos deste texto, foram removidos. Resta a certeza de que logo todos os espaços estarão ocupados novamente por placas e objetos em sinal de gratidão, testemunhando o sobrenatural.
Novos Comentários Encerrados
Devido à mudança de hábitos das pessoas ao não comentarem mais em blogs, e ao excesso de spams, optei por encerrar definitivamente o espaço para novos comentários neste site.
Muito Obrigado a cada um que nestes 15 anos de site deixou um pouquinho de si por aqui ;)