Abaixo procuro listar uma série de motivos pelos quais sua tentativa de favorecer sua vida através da lei da atração pode não estar dando muito certo.
Os subtítulos abaixo estão linkados a outros textos que desdobram o tema abordado em cada um dos seguintes itens. Vale a pena dar uma aprofundada nos porquês de você não estar conseguindo atrair bons fluidos para sua vida.
Dúvidas e Indecisão
Quando falamos de lei da atração, estamos falando de fé, e quando falamos de fé, estamos falando de convicção, de decisão, de determinação. Mas a fé pode se enfraquecer devido a certas peculiaridades do nosso funcionamento psicológico. Ora, normalmente apelamos a nossa fé diante de situações ruins. Isso significa que a fé que estamos tentando manter está apoiada sobre mal-estar, sensação de falta, descrença, desesperança e dúvidas.
E a dúvida é devastadora.
Por isso se diz que quanto mais se reza mais assombração aparece. Veja esta fala de Luiz Gasparetto:
Você tem o infinito poder de realização em você, que é o poder de vida, você não é vida? Eu sou vida, você é vida, nós somos vida. O poder de vida tá aqui. […] Se eu o nego, ele cai fora.
Toda situação que você quer muito, não vai acontecer, ou vai acontecer com muita dificuldade… e muita encrenca. […] “Tudo que eu quero muito eu tenho que ralar o ** na ostra pra conseguir… E às vezes nem isso.”
O que eu quero menos, assim, menos… VEM. Tem coisa que nem quero e nem ligo e vem também. Tem coisa que é tão fácil na tua vida, né? Você fala: “Nunca tive problema co’essas coisa…” E por que que essas coisas vem fácil, não tem caminho fechado, nem nada? […] olha tua atitude (sobre elas): “É… tudo bem”.
Agora olha tua visão das coisas encrencadas: “Será (que vai dar certo)?” Olha a quantidade de dúvida (que você põe). Aí vem todos aqueles pensamentos de tragédia, que só você sabe fazer […]… Trágica… e você acredita (não é só pensar, é acreditar).
E aí você começa a ficar (preocupado): “Ai Meu Deus” e você começa a botar força e começa a botar muito querer.
Quanto mais querer você põe, mais atrás vem ideias que duvidam, que põe dúvida, que põe negatividade, que desconfiam, que (lhe fazem acreditar que) talvez você não mereça […]
Então, existe por trás, uma coisa tão ruim, que você então põe mais força. E quanto mais força você põe, mais mostra que você tá ouvindo aquilo (as dúvidas), que você tá assumindo aquilo. […] aquilo tá tendo força.
Se você (disser pra si mesmo): “Ah, tudo bobagem”, você vai ficar tranquilo, ao mesmo tempo que você continua querendo aquilo, é claro. Um querer tranquilo porque você não deu força praquelas besteiras malvadas.
Você fica TRANQUILA. E então aquelas coisas costumam fluir. […]
Nesse caso, (se) você fala: “As coisas vão dar certo”, (você está dando força) para o poder infinito em você.
Veja também este expressivo trecho do livro Marketing Espiritual de Joe Vitale:
O que você mantém em sua mente com energia e foco terá a tendência de ser criado em sua realidade. Demora um pouco de tempo para ver os resultados porque vivemos mudando os pensamentos. Imagine-se indo a um restaurante e pedindo uma sopa de galinha. Mas antes de ela chegar, você muda seu pedido para uma sopa chinesa. E antes que ela chegue, você muda seu pedido novamente para uma sopa de galinha. Você ficará ali sentado e reclamando “eu nunca tenho o que quero!”, quando na realidade é você o responsável por sua sopa estar atrasada!
A maioria de nós faz isso diariamente. Nossa indecisão faz com que o que queremos manifestar seja praticamente impossível. Não admira que você termine se sentindo como se não conseguisse o que quer.
E então, não é um retrato falado de você??? Eu me vi sentado à mesa do restaurante 🙂
A dúvida e a indecisão são raízes que lhe prendem onde você está. Fé e convicção são os instrumentos mentais com os quais manejamos a lei da atração, e não combinam com questionamentos e extensas reflexões intelectuais.
Se você não sabe bem o que quer da vida, também não se preocupe. Mas entenda que vale a pena se dedicar a encontrar essa resposta, mesmo que leve a vida toda. Pior é não encontrá-la. Talvez você esteja aqui pra isso.
Quem sabe sua missão nesta vida seja… encontrar uma missão.
***
Outros motivos pelos quais a lei da atração não está funcionando com você:
Você realmente não crê que irá conseguir, ou não quer muito o que pensa que quer
Na sua cabeça você até quer, mas no fundo pode estar com medo da nova situação, da eventual responsabilidade que sua nova condição vai exigir de você, ou estar com dúvidas em relação aos seus objetivos, como comentado acima, etc.
Você não está fazendo a sua parte, não está agindo como se fosse conseguir obter o que deseja
Esperar cair do céu não é a melhor atitude enquanto espera seu desejo se realizar. Ficar só no pensamento e na mentalização do desejo também me soa pouco efetivo. Procure tomar qualquer iniciativa que estiver ao seu alcance rumo ao seu objetivo.
Você pensa positivo motivado por sensações negativas
Aqui voltamos a primeira parte deste texto, sobre dúvidas e indecisões. Sempre que você procura manter pensamentos positivos e fazer suas orações e visualizações MOTIVADO por sensações negativas de tristeza, solidão e escassez, está na verdade enviando ao universo as mensagens erradas.
Seu desejo atinge de alguma forma a liberdade dos outros
É preciso tomar cuidado com desejos muito egoístas, do tipo que define o que seria melhor para os outros. Só Deus e a vida sabem o que é melhor para cada um (às vezes parece que nem eles sabem rs). Cuide de si e dê o exemplo. Prega bem quem vive bem.
Você não está preparado para alcançar o patamar que almeja
Isso é fácil de entender. Por exemplo no aspecto financeiro: não adianta querer ganhar milhões na loteria se você não consegue administrar nem o seu mísero salário. Harv T. Eker, autor do livro Segredos da Mente Milionária, afirma sabiamente:
“Você não terá mais até provar que é capaz de lidar com o que já possui”.
O número de ganhadores de loteria que perderam tudo logo após um breve tempo é grande. Da mesma forma na área sentimental: Não adianta querer encontrar sua alma-gêmea se você até hoje não moveu UMA PALHA para amenizar seus defeitos para se tornar a alma-gêmea de alguém. Sorte é quando a preparação encontra a oportunidade. Como está o seu preparo?
Seu desejo não condiz com seus resgates cármicos
Acredite você em vidas sucessivas ou não, se sua vida é muito travada em alguma área, como sentimental, profissional, de saúde, há grande chance de você estar vivenciando alguma limitação de origem cármica – a qual por um lado impede que você prejudique os outros com seus impulsos naturais – mas por outro lado lhe força a desenvolver maior introspecção e consciência.
Portanto, essas limitações cármicas são necessárias em sua vida, vão impedir de você alcançar patamares mais elevados, não haverá lei da atração que as sobreponha. Mas é fundamental o entendimento que são para o seu progresso moral e espiritual, portanto, para o seu bem.
Entenda melhor essa questão de Carma e causa e efeito:
Muitos místicos afirmam que se você estiver em perfeita comunhão íntima com Deus, suas dívidas cármicas deixam de existir, ou em linguagem cristã, seus pecados são de fato perdoados. Até pode ser. Porém nem todos têm essa facilidade de entrar em êxtase divino de uma hora para outra.
Mari
07 de abril de 2011 as 7:37
Oi Ronaud
acabei então de descobrir a minha missão…risss
quanta indecisão e assim a vida passa…
um abraço
ronaud
07 de abril de 2011 as 11:58
Oi Mari
Então, antes tarde que… mais tarde ainda!!! 🙂
Érica Soares
12 de julho de 2011 as 11:13
Bom Dia Ronaud,
não entendi o 6º intem gostaria de uma explicação mais clara se possível.
Aguardo retorno.
ronaud
07 de agosto de 2011 as 21:53
Querida Érica, só agora percebi seu comentário. Mesmo atrasado, vou tentar explicar, em poucas palavras.
Eu acredito na possibilidade de vidas sucessivas. Dentro desse contexto que leva em conta que já vivemos anteriormente, que vivemos agora e que vamos morrer e renascer no futuro, quando utilizamos nossa liberdade de forma negativa e prejudicial aos outros em vidas passadas, certamente viremos para a vida atual com algum “freio” que não permitirá que nossos impulsos continuem prejudicando os outros. É como o bandido que tem sua liberdade cerceada para não continuar prejudicando a sociedade.
Algumas correntes espirituais afirmam que quando uma pessoa com um carma muito pesado consegue sentir uma comunhão íntima com Deus, acaba deixando o carma para trás, o que pode ser visto como “o perdão dos pecados” pregado nas igrejas. Acredito que isso é possível, porém não acredito que todos consigam essa comunhão libertadora com a divindade, de modo que para muitos, não haverá jeito, terão que seguir com seu carma até, literalmente, zerá-lo.
Parece papo de esotérico doido, mas místicos e estudiosos sérios sabem do que estou falando. Joseph Murphy fala muito sobre isso em seu livro “A Magia do Poder Extrasensocial” o qual recomendo fortemente.
Um abraço e boa sorte.
Allano Fabrício
29 de dezembro de 2015 as 19:08
Saudações, Ronauld. Você está de parabéns pelo site, contém muita coisa interessante sobre livros e diversos assuntos. Quanto à questão do Karma, que você apontou como uma das possíveis causas para o não funcionamento da Lei da Atração na vida de algumas pessoas, não se trata de um mecanismo imutável ou inflexível, como você deu a entender no seu texto. A pessoa que nasce com alguma dificuldade em determinada área de sua vida (financeira, familiar, afetiva, etc.) não está necessariamente “condenada” a carregar esse fardo para o resto de sua vida. Caso contrário, Deus estaria invariavelmente nos impondo a temível lei mosaica do “Olho por olho, dente por dente”. O Karma, além de refletir a justiça divina, representa também o amor de Deus para conosco, pois trata-se de um aprendizado acerca das faltas que cometemos em vidas anteriores. Por isso mesmo, caro Ronaud, o Karma só é necessário até o momento em que a pessoa aprende a Lição que dele deva extrair. E quando isso ocorre, já não temos mais necessidade de carregar conosco esse Karma, do contrário seria um sofrimento desnecessário, sem sentido algum. Aí sim, a Lei da Atração irá funcionar a nosso favor. Forte abraço!
Ronaud Pereira
29 de dezembro de 2015 as 20:58
Olá, Allano, obrigado por seu comentário. Em relação ao seu ponto de vista, ele faz sentido para karmas “pequenos” ou leves, que são a maioria. De fato, uma vez aprendida a lição, a dificuldade deixa de existir. Mas e para karmas profundos, como por exemplo quando a pessoa nasce com algum defeito físico ou algum grave distúrbio mental, ou seja, problemas claramente sem solução? Neste caso, creio que é para a vida toda e o máximo de alívio que a pessoa experimentará, uma vez “aprendida a lição”, será o surgimento de fatores externos que amenizem as limitações… Um abraço! 😉
Allano Fabrício
30 de dezembro de 2015 as 0:46
Caro Ronaud, sou grato a você por contribuir e me acrescentar novas informações. Você está correto! No entanto, quero também colaborar com essa nossa conversa, lembrando que meu intuito não é debater, mas sim refletirmos e aprendermos juntos sobre esse tema tão instigante e fascinante. Em verdade, caro Ronaud, a Lei da Atração não vai funcionar em 100% das situações da vida, pois se assim fosse, em muitas delas iria haver violação às Leis da Física e também exceder os limites do bom senso. Por exemplo, alguém voar como o Superman ou dois corpos ocuparem o mesmo lugar ao mesmo tempo são exemplos claros de violação às Leis da Física. Igualmente, alguém conseguir vender carne a um vegetariano ou geladeira a um esquimó, é ir de encontro ao bom senso social. Nos quatro exemplos dados, principalmente os dois primeiros, a Lei da Atração não iria funcionar, por mais persistente, paciente e positiva que seja a pessoa interessada. Quanto aos “karmas profundos”, nos dois exemplos que você deu haveria uma nítida violação às leis físicas/biológicas, razão pela qual a Lei da Atração novamente não iria produzir efeito algum no sentido de corrigir os problemas apresentados. Portanto, querido Ronaud, o Karma (pequeno) pode ser um impeditivo para o funcionamento da Lei da Atração na vida de alguém, mas apenas até certo ponto, posto que o Universo oferece a ela durante toda a vida inúmeras oportunidades de corrigir o equivoco cometido e aprender com ele. Portanto, se esse era realmente o único obstáculo para o funcionamento da Lei da Atração na vida da pessoa, então daqui em diante era irá fluir naturalmente. Forte e fraterno abraço! 😉