Apesar de o espiritismo ser uma religião relativamente popular no Brasil, sofre de grande preconceito de quem não a conhece. É por vezes confundido com Umbanda ou com o Candomblé, como se tal comparação justificasse o maldito preconceito. Quem mais vejo demonstrar preconceito com o espiritismo são evangélicos e católicos mais fervorosos, via de regra, os que menos o conhecem. Outros que gostam de fazer piadinhas com o espiritismo são os céticos, para quem todo e qualquer médium não passa de um charlatão; alguns, médiuns comprovadamente generosos, desprendidos e caridosos, mas ainda assim, charlatões 😉
Natural para o preconceituoso julgar o que não conhece. O preconceito religioso é compreensível, afinal, estudar e investigar outras religiões e fenômenos metafísicos dá trabalho. É mais fácil ir na missa ou no culto e esperar que o Padre ou o Pastor escolha alguma passagem bíblica para ser comentada. É mais fácil acreditar-se no caminho certo junto à maioria, e que aqueles que se distanciam do “rebanho” vão cair nas garras dos lobos. Lamento, mas se você se diz cristão, faz parte de um rebanho, e o Senhor é seu Pastor 🙂
Conheço algumas pessoas espíritas e lamento sempre que vejo-as conversando entre si baixinho, discretamente, com receio de que alguém de fora escute e as julgue de antemão como macumbeiras e coisas do gênero. No Brasil, a liberdade de religião se limita a deixar os outros vivos (o que já alguma coisa) contanto que seja longe. Ela só funciona em alguns lugares para católicos e evangélicos, ficando os outros – incluindo ateus – receosos de se manifestarem quanto aos seus credos – ou à ausência deles.
Espiritismo, ou Kardecismo?
O espiritismo Kardecista, ou seja, aquele surgido dos trabalhos do francês Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail) é uma religião de forma geral muito bonita. Difundida no Brasil especialmente por Chico Xavier, de cuja biografia estou lendo maravilhado, prega essencialmente a aceitação e a caridade. “Se você precisa de ajuda, ajude quem precisa”. Este é mais ou menos o lema deles.
Quem não conhece o espiritismo kardecista, tende a confundi-lo junto a suas manifestações com as sessões de incorporação dos terreiros de Umbanda, como se vê amplamente na TV, com batuques e toda aquela folia que, convenhamos, parece realmente assustadora, para quem não conhece. Mas não é assim! Centros espíritas kardecistas são normalmente ambientes muito limpos, MUITO SILENCIOSOS, onde se consegue encontrar relativa paz de espírito e voluntários dispostos a ajudar. Não pedem dinheiro e sim doações de alimentos e roupas. Não são proselitistas, portanto, não querem te converter e nem te incitam a “angariar” convertidos.
Nos centros espíritas há vários tipos de encontros. Os mais comuns e abertos ao público são os encontros em que algum convidado ministra alguma palestra com base nos cinco livros de Allan Kardec e conhecimentos semelhantes encontrados em vários outros livros espíritas. No fim da palestra, normalmente iniciada e finalizada com suaves orações, as pessoas esperam para receber o “passe”, que é como uma emanação de uma energia positiva através da imposição das mãos dispensada por pessoas com “o dom” para a tarefa. Ou ainda recebem água fluidificada (com a mesma energia positiva) em copinhos de plástico, ao deixarem a casa espírita.
Não há rituais sem conteúdo, não há gritaria, não há músicas sem graça. As palestras concentram-se na divulgação e no entendimento dos temas básicos do espiritismo como a reencarnação, a imortalidade do espírito humano e a consequente continuidade da vida após a morte, a lei de causa e efeito e a evolução individual da alma (espírito) ao longo da existência espiritual.
Minha identificação com todos esses atributos é o que faz com que eu visite a casa espírita esporadicamente.
Mas por que não me assumo como espírita?
Espíritas aqui vão me crucificar, porém isso não é uma provocação ao debate vaidoso, e sim, uma provocação à reflexão.
Eu nunca consegui assumir qualquer bandeira que não fosse a branca 🙂 Minha experiência com cultos religiosos não é muito ampla, mas também não é muito restrita. Já fui em missas, em cultos protestantes luteranos (religião sob a qual nasci), em cultos evangélicos (acredite, até aceitei Jesus como meu Senhor e Salvador – pode rir), em palestras de centros espíritas e em seminários da Seicho-no-ie. Alguma noção sobre esse universo acabei adquirindo. E justamente porque encontrei o melhor e o pior do ser humano em cada um desses lugares, é que não hasteio a bandeira de nenhum deles. Não me digo espírita, nem católico, nem protestante, nem evangélico. Sou o sincretismo religioso em pessoa, um ser ecumênico (ui) 😉
Quando conheci o espiritismo, insatisfeito com algumas condições da minha vida, encontrei nos livros espíritas um maravilhoso mundo novo e relativamente mais “lógico” do que o mundo essencialmente cristão. A idéia de reencarnação explica muuuuita coisa (clique e leia um texto sobre o tema), ela expande sua visão de mundo, e, embora o suposto mecanismo com o qual a reencarnação “funciona” possa ser tão inexplicavelmente mais fantástico quanto a própria idéia de reencarnação em si, acho que todos deveriam conhecê-la minimamente antes de bradar que a reencarnação (ou o espiritismo, ou qualquer idéia de fora de seu mundinho) é coisa do diabo. Coisa do diabo é essa sua cabeça preconceituosa e intolerante. Ponto!
Na pior das hipóteses, a reencarnação é um consolo indispensável a muitos que a conhecem. Aliás a própria fé é de forma geral um consolo para a pesada carga existencial humana e, se você é metido a “cetiCUzinho” besta, sugiro ao menos sensibilizar-se quanto às necessidades psicológicas das pessoas, antes de vir com seus argumentinhos dispensavelmente lógicos. Elas NÃO QUEREM entender o mundo. Querem apenas acreditar que vale a pena CONTINUAR vivendo.
O espiritismo explica muito sobre a existência – e de novo, na pior das hipóteses, muito melhor do que qualquer outra religião. Só que eu tenho estranhado muito, ultimamente, a profunda moralidade cristã abraçada pelo espiritismo brasileiro. Me soa estranhíssimo encontrar textos atribuídos às próprias entidades espirituais encharcados de uma bondade melancólica, incitando à resignação e dando a entender que é através do sofrimento que se evolui. Você espírita pode me contrariar: “Ah, mas não é bem assim” e eu vou concordar: Não, não é bem assim, mas É ASSIM que as pessoas entendem. A compreensão popular e geral que o povo tem da doutrina espírita poderia ser resumida assim: “Devo aceitar o sofrimento desta minha vida, evitar fazer mal às pessoas, para eu ter uma vida boa e feliz… NA PRÓXIMA ENCARNAÇÃO”. Qualquer semelhança com a idéia cristã de paraíso não é coincidência.
O problema não é a doutrina, e sim a doutrinação. O problema do espiritismo não é o conhecimento que ele oferece, e sim o modo como ele é divulgado.
É uma mensagem de passividade, de martírio, de sacrifício, cristã demais pro meu gosto herético. O que vejo é que o espiritismo segue a mesma trilha do cristianismo… a de se alcançar uma boa morte (a salvação) ao invés de ajudar as pessoas a alcançarem uma boa vida – tarefa na qual as palestras motivacionais se saem muito melhor 😉
O mote principal do espiritismo, a única incitação à ação que se encontra em sua mensagem, a caridade, ao meu ver, não é suficiente para alguém resolver todos os seus problemas. Desenvolver a caridade ajuda muito sim, quanto ao desprendimento exagerado aos bens materiais, quanto à expansão da nossa noção de que há pessoas com problemas muito piores do que os nossos e também quanto ao sentimento de realização e satisfação que o ato da caridade em si nos proporciona. Mas vejo que há aspectos da vida que o ato da caridade não alcança, e não completa.
Aprendi que é através do trabalho criativo e esforçado, e da livre iniciativa que sentimos o completo sentimento de realização pessoal. E é por às vezes estimular um sentimento de passividade às pessoas, reforçando a idéia de Napoleão Bonaparte de que a religião é um recurso para fazer as pessoas comuns ficarem quietas, que não me vejo como um espírita, de fato. ( O que, não perco de vista, não tem a menor importância 😉 )
Espiritualidade é um compromisso de desapego
Vou contar um segredo pra vocês. Um tempo atrás eu conversava com uma amiga sobre o espiritismo. Ela demonstrava muita curiosidade acerca da doutrina e da possível realidade espiritual que nos rodeia e a indiquei alguns livros. Algum tempo depois, em nova conversa, ela me confessou alguns fatos pessoais que demonstravam uma pronunciada sensibilidade mediúnica. No mesmo instante sugeri que esquecesse os livros que indiquei.
Porque sei que mexer com isso pode ser desastroso. Sei que quanto mais você sintonizar com o lado de lá da espiritualidade, mais aquele mundo vai exigir de você. E é preciso estar preparado pra isso, caso contrário será como mexer no vespeiro. Assumir a mediunidade pode ser uma maravilha se a pessoa estiver disposta a tal e tiver nascido com o dom de ajudar os outros. Mas é um compromisso que pode virar a vida dela do avesso. E pode ser que ela não queira isso.
O que importa é esta vida. Esta vida já dá trabalho demais.
Chico Xavier, quando indagado sobre o lado de lá.
Leia a biografia de Chico Xavier e constate você mesmo: Chico fez parte do seleto grupo dos mais autênticos e verdadeiros cristãos. Lendo a biografia de Chico Xavier, fico estupefato com sua renúncia em relação às coisas do mundo. Fiquei injuriado com o quanto ele sofreu – e ainda tinha que sofrer calado – mesmo se dedicando INTEGRALMENTE à psicografia e a divulgação da doutrina. Ser cristão é isso, é renunciar aos tesouros do mundo, é dar a outra face, é deixar-se ser crucificado em prol da causa maior.
Pelos céus, ou pelo mundo?
Veja que, embora não pareça, não utilizo o termo cristianismo de forma pejorativa. São opções. Existe o caminho da espiritualidade, e existe o caminho do mundo. Veja entretanto que ambos foram criados pelo mesmo Deus de forma que concluo que não há certo ou errado nessas escolhas. São apenas escolhas. Não haverá julgamento. Aliás, o julgamento serão as próprias consequências de suas escolhas. E aposto com você que uma é tão difícil quanto a outra.
Se tiver dúvidas, veja o fim que Jesus teve, veja a renúncia de Chico Xavier e por que não, de TODOS os outros cristãos consagrados pela história. Ou então, por outro lado, observe o quanto o povo corre atrás da máquina, destrói sua saúde em troca de dinheiro, se entrega aos prazeres, ri, chora, come, bebe, e no fim… morre do mesmo jeito! Se o cristão autêntico e resignado será beneficiado do lado de lá da morte por seu sacrifício, ainda é uma promessa, ainda é uma questão de fé.
Em texto anterior, O ego, nossa natureza diabólica, tento demonstrar que as características do nosso ego constituem nossa humanidade, distinguindo-nos dos outros animais. E que o cristianismo, em sua forma mais acentuada, propõe a anulação total do ego. A mensagem geral do nosso espiritismo brasileiro não é diferente. Resignação, sacrifício, martírio, renúncia, humildade, desprendimento, são posturas essenciais para quem quiser se dizer espírita. Apenas ler os livros da Zíbia Gasparetto não vale 😉
Penso que essas posturas tipicamente cristãs são extremas e fogem de nossa natureza humana, de forma que não são para qualquer um; e por isso há tão poucos cristãos autênticos. O caminho é, de fato, estreito. Nem todos terão essa disposição. Eu, particularmente, não tenho. A felicidade que almejo, a realização que busco, é ainda, a felicidade e a realização mundanas. E por mundanas, não quero dizer inferiores, e sim, que são a felicidade e a realização que Deus intentava que buscássemos quando nos colocou aqui nesse planeta. Não creio que ele nos colocaria aqui para vivermos cada dia de nossas vidas negando nossa própria natureza, e preocupados com o dia do retorno ao lugar de onde viemos.
Não posso acreditar que é errado ser humano.
Texto de 11 de maio de 2011.
Isis Bernardes
21 de maio de 2011 as 16:15
Ronaud,
Encontrei o seu site procurando por “inteligência e magnetismo” e acabei encontrando muitos textos com os quais me identifiquei, inclusive este sobre peconceito religioso e espiritismo.
Do mesmo modo que você declarou, eu também já passei pela Ig. Católica [em que fui batizada], a Evangélica[com meus avós maternos] e por muitos centros espíritas: palestras, passes, evangelizações e grupos de jovens. Tudo isso em minha infância.
Quando lá pelos meus 13 anos, optei pelo Kardecismo – devido à “lógica” e “obviedade” que você mesmo ressaltou. Foi muito bom, excelente – diria. Respondeu todas as minhas perguntas.
Entretanto com o tempo, as novas concepções de vida, mundo e sentidos me geraram uma outra grande dúvida, que quando questionada entre os “expositores” dos encontros sempre era respondida da mesma forma:
-Depois de passar por todas as etapas, e se tornar um espírito totalmente evoluído, o que acontece?
-Então nós auxiliaremos outros espíritos a evoluírem também.
-E depois? Quando todos alcançarem a “perfeição” moral, intelecual e espiritual; o que acontece?
Nunca souberam me responder.
Identifico-me neste ponto com o que você escreveu.
Hoje aos 17 anos, meu espiritismo é muito mais de busca e compreensão que de sacrifícios. Solidariedade sim; tento sempre fazer um pouco mais do que o “fácil” e cômodo, para colaborar; mas não abro mão de minhas metas, sonhos e realizações individuais. Acabo me declarando Kardecista e não Espírita, pois não mereço tal nomenclatura; e uma curiosa neste tema, sem dúvida. Tenho estudado religiões de todas as espécies e as filosofias mais complexas. Inscrevi-me em um núcleo de pesquisa das religiões e suas histórias na universidade em que estudo e quero ir realmente a fundo, para encontrar explicações não mais para o sentido da vida em si – que já me foi esclarecido pela Doutrina – mas da existência eterna. Dos motivos e finalidades deste grande e fascinante mecanismo de auto-aperfeiçoamento.
Escrevi muito, eu sei. Às vezes me empolgo. Considerei suas ponderações – em diversos temas – muito sensatas e ponderadas, e adoraria a oportunidade de receber uma “opinião” sua sobre esta dúvida que tenho. Debates e reflexões não me amedrontam e estou aberta a novos conhecimentos e raciocínios.
Obrigada. =)
ronaud
21 de maio de 2011 as 16:29
Oi Isis,
Também já me peguei fazendo esse questionamento. A idéia de “evolução” é muito útil aqui na Terra, onde, através dela, aceitamos as coisas não mais por aceitar, e sim porque há “um porquê” aceitar, que é o progresso pessoal.
Mas quando vamos fundo nessa idéia de evolução espiritual, sempre empacamos no nível máximo de evolução! Evoluir pra quê? E quando eu evoluir tudo que tenho que evoluir, vou fazer o que?
Também não tenho resposta pra isso (imagina… rs). O que suponho é que a realidade espiritual é inimaginavelmente mais ampla, extensa, complexa, enfim, inimaginável mesmo. Começa pelo fato de que nós, aqui na Terra, estamos imersos no “tempo” e pensamos linearmente concebendo tudo (inclusive nossa idéia de mundo espiritual) com começo, meio e fim. Porém já li em algum lugar que muito provavelmente o mundo espiritual não funciona de forma linear e sim… de uma forma inimaginável rsss em que tudo continua sempre da mesma forma. Essa concepção indescritível seria o que nós aqui, com nossa limitada visão intelectual denominamos… “eternidade”.
Resumindo, acho que é infrutífero cogitar “o fim” de nossa evolução espiritual porque tal realidade nos é inalcançável…
Não sei se ajudei, mas é isso que eu penso!!!
Um forte abraço!
Silvia
31 de maio de 2011 as 20:14
Ronaud, Boa noite…Creio que como vc, como eu, muitos estão na mesma confusão.Eu tenho buscado estudar as religiões a muito tempo, visitei como vc varias seitas e religiões, budismo, Seicho, Fui evangélica, Católica (Berço), e em todas essas doutrinas me falta algo.Mas tenho certeza que algumas verdades nós conseguimos extrair de cada uma delas.Na evangélica aprendi a conhecer o Espírito Santo de Deus (Experiência comprovada), a milagres de multiplicação de alimentos (experiência comprovada), na católica aprendi sobre fé (Fui curada de uma dor insuportável), na Seicho (a meditação, tecnicas orientais), no espiritismo a prática de obras (Caridade).Ou seja, acredito hoje, que Jesus é nosso senhor e salvador, o que a espírita não reconhece desta forma, acredito no espírito Santo de Deus, acredito que á fé é poderosa (Mas existem fé em tudo e para tudo), acredito que somos imortais, mas não acredito ainda na lei do carma, não justificaria muitas coisas importantes para o nosso crescimento espiritual.Você já ouviu falar de EQM, muito bem, muitos relatam a paz que não desejariam nem mesmo voltar a vida.Então acredito que após essa vida, seja ela se com ou sem reeencarnação, a continuidade deve ser maravilhosa, deve ser algo muito além do que possamos pensar que há.Lembra-se da frase…Existem muito mais entre o ceú e a terra do que possa imaginar nossa vã filosofia…Bom, resumindo, tenho ainda muitos anos de estudo para entender o mínimo que preciso para minha alma, pois acredito tb que meu espírito tem as respostas muito claras que ainda não conssigo visualizar.Agora de pulpito possa assegurá-lo, qua os ideais materialistas, devem ser perseguidos sem que para isso tenhamos que mentir, enganar, nos corromper, pois em quaisquer das doutrinas que citamos é unânime o entendimento que tudo tem seu preço e na prática sabemos que tudo que plantamos colhemos.Por ora, estou lendo o livros dos espíritos, tentando recomeçar e buscando forças para entender o que me falta.Fiquem com Deus sempre.Que DEUS possa ser o motivo de amor, e qdo a falta da ciência não nos esclarecer, apeguemos então no que tb essas doutrinas são unânimes…Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos…abçs gdes
Luiz A.Lomando
25 de agosto de 2011 as 19:14
Ronaud:
Militei no movimento espírita por cerca de 20 anos e atualmente me defino como um espiritualista independente. Como bem observaste no texto “Espiritismo, preconceito religioso, compromisso, desprendimento”, nas casas espíritas encontramos o melhor e o pior do ser humano. Pessoas (dirigentes) que pregam uma coisa e fazem o contrário, tipo “faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço”. Embora a doutrina espírita não contenha dogmas, existem afirmações com as quais não concordo. “Fora da caridade não a salvação” é uma delas. É como se persistisse a crença do fogo do inferno! Ninguém está condenado a nada, portanto não faz sentido falar em salvação. Na pior hipótese, a caminhada do espírito será mais longa e dolorosa, conforme a teimosia e o atraso espiritual de cada um. Penso que o espiritismo por ser uma doutrina reencarnacionista, tem mais a ver com a filosofia oriental (budismo) do que com o cristianismo. Em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, Kardec tenta traduzir algumas passagens do Novo Testamento para uma compreensão mais razoável. Porém deixa de fora muita coisa como, por exemplo, o Apocalipse de João. Como explicar a “besta” de múltiplas cabeças saindo do mar e as estrelas caindo do céu? São escrituras que atentam contra a inteligência primária!
Abraços.
Luiz
ronaud
25 de agosto de 2011 as 22:02
Oi Luiz,
O espiritismo é uma visão melhorada do cristianismo com algumas pitadas budistas. Mas não é a palavra final sobre espiritualidade, como as pessoas que adentram ao espiritismo chegam a pensar. Eu fui uma dessas pessoas. Porém o contato com as mensagens da Seicho-no-ie, do Luiz Gasparetto e mesmo a internet me permitiu enxergar um pouco mais além e o principal, me permitiu ver que nenhuma descrição humana jamais conseguirá definir com precisão a natureza do mundo espiritual.
Acho que quem segue quaisquer movimentos ou religiões, o faz porque ignora os problemas e defeitos de tais movimentos e foca nas coisas boas… É uma postura bem válida, objetiva e prática. Mas pelo jeito não é o nosso caso 🙂 Particularmente, por não conseguir fingir que problemas não existem, também prefiro adotar uma postura indepentente. Um espiritualista independente, como você… E vamoquevamo
Ary Souza - Ser Namastê
26 de fevereiro de 2012 as 19:23
SER ESPÍRITO […] SER ESPÍRITA […]
Espírito:
Princípio imaterial animador ou vital, superior à matéria que dá Vida aos organismos físicos – parte imortal do Ser Humano – Sopro Vital de origem sobrenatural. As faculdades mentais do homem em contra posição à parte física, à carne.
Ser Espiritual; concernente ao espírito; próprio do espírito ou a ele pertencente, desprovida de corporeidades. Os Anjos e os Arcanjos são Seres Espirituais.
Espírita:
Pessoa partidária ou cultora do espiritismo; Doutrina Espírita; de cunho filosófico religioso relativo ao espiritismo; de aperfeiçoamento moral do homem através dos ensinamentos transmitidos por espíritos mais aprimorados de pessoas mortas que se comunicam com os vivos especialmente através dos médiuns.
Ser Espiritista: pessoa capaz de entrar em contato com os espíritos dos mortos, médiuns.
Paulo Tarso
21 de março de 2012 as 19:37
Eu sofro preconceito religioso todos os dias, aliás, sofro não pois pra mim já tá caracterizado como “babaquice de ignorante”. Nasci católico mas como todos aqueles que investigam a verdade, passei pelo espiritismo, budismo, rosacrucianismo, martinismo, templarismo, maçonismo etc e hoje sou um praticante de magia branca, sistema da golden dawn e outros. Porém o pior é que sofro preconceito de meus vizinhos evangélicos pelo simples fato de praticar yoga na varanda de minha casa, pasmem!!!
Eles aparecem nas janelas, começam a sacudir a toalha, esfregam panos nos vidros, fazem caretas, tentam imitar meus gestos (nesse ponto eles só têm a ganhar). E aí eu não aguento, começo a rir, é muito engraçado. Acho até sem graça os dias que não vejo isso acontecer. Mas apesar de tudo eu respeito essa condição deles e envio sentimentos de amor e paz para eles sempre que percebo suas vibrações, muitas vezes de ódio.
Ney
14 de agosto de 2013 as 10:10
Nasci Católico e ao mesmo tempo no decorrer da vida, procurando por respostas de varias duvidas espirituais.Fui tambem praticante da Seicho- no- ie.Frequentei algumas igrejas envangélicas e também até aceitei JESUS. Hoje pesquiso na internet sobre varias religiôes, inclusive Espiritismo que praticamente ensina o oposto do Cristianismo(REENCARNAÇÃO X RESSURREIÇÃO).Conclusão; Na minha opinião de hoje, todas religiões expõe as mensagens do mestre JESUS CRISTO em seus ensinos,ou seja,falam do Autor de uma obra espiritual e suas palavras, mas negam o fundamento.Ora, se eu falo bem de alguém e dos seus ensinamentos automaticamente, confesso os fundamentos que ele trasmite:( RESSURREIÇÃO PARA VIDA ETERNA).
Wilson
13 de dezembro de 2013 as 15:08
Espiritismo Doutrinario.
1)O Espiritismo ou Doutrina Espírita não tem nenhuma ligação com cartomantes, umbanda, candomblé, magias, misticismo.
O Mestre Allan Kardec em suas Obras não manda ninguém usar velas, incenso, amuletos, talismã, roupas brancas, imagens de santos, fazer despachos, muito menos sacrificar pobres animais, nada disso representa a Doutrina Espirita.
Uma questão muito importante, Kardec não manda ninguém evocar espíritos para tratar de assuntos matérias terra a terra, assuntos vulgares como, volta da pessoa amada, sorte com o dinheiro, sorte com as mulheres, predizer o futuro, revelar tesouros perdidos, revelar formulas para ficar rico, fazer trabalhos de magia para prejudicar desafetos etc…
O intercambio com o mundo espiritual ou plano astral é para instruir, esclarecer e moralizar os espíritos humanos.
Nunca para tratar de assuntos vulgares, matérias e mesquinhos sem elevação Moral.
Quem pratica essas coisas vai atrair pela Sintonia vibratória dos pensamentos os espíritos inferiores, perturbadores, embusteiros e obsessores do plano astral.
O intercambio mediúnico com o mundo espiritual é algo muito serio e nobre e também perigoso, a mediunidade tem que ser praticada com disciplina, elevação moral, responsabilidade, ordem e critérios doutrinários.
Tudo no mundo espiritual ou plano astral é regulado pela Lei de Sintonia Vibratória dos Pensamentos ou Afinidade Moral.
Os semelhantes se atraem e os diferentes se repelem.
O Bem tem sintonia com o Bem.
A Virtude tem sintonia com a virtude.
A Verdade tem sintonia com a Verdade.
O mal tem sintonia com o mal.
O vicio tem sintonia com o vicio.
A mentira tem sintonia com a mentira.
Tudo é sintonia e atração no plano espiritual.
Cada pessoa conforme seus pensamentos, sentimentos e atitudes vai atrair Bons ou maus espíritos, tudo depende do Padrão Moral dos pensamentos das pessoas.
2)Não adianta usar roupas brancas, amuletos, talismã, velas, incenso, exorcismos, imagens de santos, para afastar os maus espíritos.
Temos que cultivar pensamentos elevados e nobres e praticar o Bem e as Virtudes, dessa forma a pessoa consegue elevar seu Padrão Vibratório e repele as vibrações pesadas e negativas dos espíritos inferiores, perturbadores e obsessores do plano astral.
Não havendo sintonia vibratória os maus espíritos não conseguem influenciar as pessoas.
O Bem repele o mal.
Uma outra questão muito importante no Espiritismo é que esses espíritos desencarnados que se apresentam nas reuniões mediúnicas pedindo cigarros, farofa, charutos, cachaça, velas, despachos e sacrifícios de pobres animais, são espíritos moralmente atrasados apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, somente espíritos inferiores podem pedir tais coisas.
Os Espiritos Superiores e os Bons Espiritos já estão com seus pensamentos e sentimentos moralmente depurados, eles não tem necessidades matérias.
Quem pede essas coisas são espíritos inferiores que possuem um perispirito denso, grosseiro, eles sentem ainda as necessidades matérias que eles tinham quando estavam encarnados, como eles não possuem mais o corpo físico para saciar tais desejos e vícios terrenos, eles vão se servir dos encarnados que possuem esses desejos e vícios.
Eles vão encostar o seu perispirito no perispirito do encarnado que esta bebendo ou fumando e vão sugar fluidicamente os fluidos da nicotina e do álcool num processo chamado de Vampirismo psíquico, eles são tipo parasitas espirituais.
É por isso que esses médiuns que usam cachaça e charutos são Vampirizados por espíritos inferiores do plano astral.
3) Perguntamos.
Vocês acham que um Espírito Superior um Espírito de Luz vai necessitar de velas, cachaça, cigarros, charutos e despachos???
Vocês acham que um Espírito Elevado vai pedir sacrifícios de pobres animais????
Procurem raciocinar.
Quem pede essas coisas são espíritos que ainda estão presos as necessidades matérias, são espíritos moralmente atrasados.
E muitos desses espíritos podem ser maldosos e vingativos, cuidado!!
Os despachos são usados para esses espíritos sugarem as emanações fluídicas dos alimentos que são colocados ali.
É um bando de Vampiros, isso que eles são.
E muitas pessoas acham que são Espíritos Elevados que pedem essas coisas, isso é deplorável.
Esses espíritos que se apresentam como caboclos, índios, pretos velhos, orixás, são espíritos desencarnados que ainda estão com seus pensamentos e sentimentos apegados as coisas matérias, eles precisam se depurar moralmente e se esclarecerem.
4) O Espiritismo tem por finalidade básica instruir, esclarecer, educar, moralizar e espiritualizar as pessoas, incentivando elas a seguirem o caminho do Bem, da caridade e das virtudes.
O Espiritismo é uma Escola de esclarecimentos espirituais, um dos seus ensinamentos básicos é desenvolver a Fé raciocinada na mente das pessoas.
O Espiritismo nas Obras do Mestre Allan Kardec esclarece que não existem milagres e nem fatos sobrenaturais no Universo, todos os fenômenos espíritas e mediúnicos são fenômenos NATURAIS regulados por Leis naturas, eternas e imutáveis.
O Deus bíblico que realiza milagres, que castiga, que perdoa, que distribui favores não existe, esse é o Deus criado pelos homens.
Deus criou o homem e o homem criou vários Deuses.
O Deus bíblico é uma criação humana.
Esse Deus que sente ira, cólera, raiva, pede sacrifícios de animais, manda exterminar povos estrangeiros, é uma fantasia.
Deus não faz milagres, Jesus nunca fez milagres, as curas realizadas pelo grande Mestre Jesus eram fenômenos psíquicos Naturais.
O Mestre Kardec fala em seus livros, que é a falta de conhecimentos das Leis naturais que regem o mundo espiritual que criou a idéia do milagre e do sobrenatural.
É por isso que a fé no Espiritismo é Racional e não mística.
5) Existe muitas pessoas que se dizem espíritas e quando começam a falar do Espiritismo, falam de banho de ervas, banho de sal grosso, velas, amuletos, roupas brancas, imagens de santos, vamos ver claramente que não são Espíritas, por que, o Espiritismo ou Doutrina Espírita não prega essas coisas.
O Mestre Kardec em seus livros não manda ninguém usar velas, amuletos, talismã, roupas brancas, imagens de santos ou anjos, nem fazer despachos ou sacrificar pobres animais, nada disso existe na Doutrina Espírita.
Portanto, temos que estudar as Obras de Allan Kardec para podermos ter uma visão clara e segura do Espiritismo.
Sem Kardec não existe Doutrina Espírita.
Uma outra questão importante, a Umbanda não é Espiritismo.
A umbanda trabalha com fenômenos mediúnicos, ou seja, a mediunidade, eles entram em contato com os espíritos desencarnados para certos trabalhos.
Porem, as diferenças entre Espiritismo e Umbanda é muito grande, repetimos, o Mestre Allan Kardec em seus Livros não orienta ninguém a usar velas, amuletos, roupas brancas, imagens de santos, fazer despachos e sacrificar covardemente animais inocentes, isso não tem nada haver com os princípios Doutrinários do Espiritismo.
Não estou discriminando nada só estou definindo questões Doutrinarias.
Não podemos misturar coisas diferentes.
6) Como reconhecer a elevação dos espíritos desencarnados que se apresentam nos trabalhos mediúnicos???
A Linguagem e os ensinamentos é o ponto chave.
Os Espíritos Superiores e os Bons Espíritos possuem sempre uma Linguagem moralmente LIMPA, sua linguagem é elevada, nobre, pura, digna, lógica, e sublime de moralidade e seus Ensinamentos possuem sempre um teor Moral elevado e digno, eles pregam sempre em suas comunicações ou mensagens, a Caridade, o Amor, as Virtudes, a Disciplina, a Ordem, a Justiça, a Humildade, a Elevação Moral.
Os Espíritos Elevados são Virtuosos em seus ensinamentos.
De um Espírito Elevado só pode vim Virtudes, Luz e Amor.
Os espíritos inferiores apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, possuem sempre uma Linguagem moralmente pesada e maliciosa.
Eles possuem uma Linguagem grosseira, pesada, vulgar, violenta, agressiva, chula, sem lógica e sem elevação moral.
Desses espíritos só podem vim vícios, mentiras, vulgaridades e grosserias.
A Linguagem é o ponto chave que devemos analisar sempre nas comunicações mediúnicas.
Portanto, nas comunicações e mensagens que venha dos espíritos desencarnados temos que analisar com muito cuidado a Linguagem e os ensinamentos dos Espíritos.
Os espíritos inferiores também gostam de se impor e dar ordens, querem ser obedecidos, não podemos questionar nada, temos que aceitar as suas orientações.
Esse é um sinal claro de embuste.
Os espíritos elevados jamais se impõem e nem dão ordens, eles dão conselhos e orientações visando sempre a melhoria Moral e espiritual das pessoas, uma outra questão importante, os Espíritos Elevados nunca vão tratar de assuntos matérias como, volta da pessoa amada, sorte no jogo, sorte com o dinheiro, predizer o futuro, revelar tesouros escondidos, revelar formulas para ficar rico etc…
Somente espíritos apegados a matéria é que tratam dessas coisas e muitos desses espíritos podem ser obsessores.
Outra questão importante, os Espíritos de Luz ou Espíritos Superiores e Elevados não possuem necessidades matérias, eles não precisam de velas, charutos, cigarros, cachaça, farofa etc…
Quem precisa dessas coisas são espíritos apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, somente isso.
Vocês acham que os Espíritos de Luz vão pedir essas coisas????
Procurem pensar.
7)Existe no mundo espiritual ou plano extra físico muitos espíritos embusteiros, mentirosos, hipócritas, sedutores e mistificadores, o Mestre Allan Kardec chama esses espíritos de os falsos profetas da erraticidade, Kardec explica que esses espíritos embusteiros tomam nomes falsos e usam uma Linguagem melosa e sedutora para enganar as pessoas.
Como evitar os espíritos mistificadores???
Primeiro, não podemos aceitar nada que venha dos espíritos desencarnados sem rigoroso exame.
Segundo, todos os ensinamentos que venham dos espíritos desencarnados têm que passar pelo crivo severo da Razão e da Lógica mais rigorosa possível para poder ser aceito.
Qualquer ensinamento que choque a lógica, a razão e a moral elevada, deve ser rejeitado, essas são as recomendações DOUTRINARIAS do Mestre Allan Kardec.
É por isso, que eu procuro raciocinar muito nessas questões, por que, a Fé no Espiritismo tem que ser Racional e não mística.
Tudo isso que eu coloquei esta nas Obras do Mestre Kardec.
Wilson
13 de dezembro de 2013 as 15:10
O Espiritismo Verdadeiro.
1)Existe no Brasil uma mistura sutil e estranha em relação ao Espiritismo e a Umbanda, muitos espíritas defendem com certo entusiasmo a Umbanda, falando coisas positivas desse culto.
Eles falam que os espíritos de Luz vão nesses ambientes para ajudar as pessoas que precisam de ajuda espiritual.
Que os mesmos espíritos de Luz que trabalham nos centros Kardecistas também trabalham nos centros de umbanda.
Falam que espíritos de caboclos e preto velhos são espíritos elevados, espíritos de luz etc…
Vamos analisar pela fé raciocinada certas questões doutrinarias.
Perguntamos, os Espíritos de Luz, Espíritos elevados, precisam de coisas matérias???
Os Espíritos Superiores e os Bons espíritos precisam de velas, incenso, cigarros, charutos, cachaça, farofa, despachos e sacrifícios de animais???
Essa é a questão chave.
O Espiritismo Verdadeiro explana em seus princípios Doutrinários que os Espíritos Elevados não possuem apego as coisas matérias, eles estão moralmente depurados, sem vícios, sem maus desejos, sem maus pensamentos, os Espíritos Elevados são seres de Luz que conseguiram pela Evolução espiritual se purificarem das suas imperfeições morais.
Um espírito de Luz não precisa de coisas matérias, esse é o ponto básico para entendermos essas questões.
Quando um espírito desencarnado se apresenta numa reunião mediúnica pedindo charutos, cachaça, despachos, velas, farofa e sacrifícios de pobres animais.
Vamos concluir o que ???
Um Espírito Elevado vai pedir essas coisas???
Muito estranho as pessoas não analisarem essa questão, principalmente os espíritas.
Somente espíritos apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos é que pedem essas coisas, ou seja, espíritos atrasados moralmente, e muitos desses espíritos podem ser maldosos, vingativos e obsessores.
Tome cuidado com esses espíritos!!!
Essa questão dos caboclos e preto velhos.
Perguntamos, Espírito tem cor racial, tem cor de pele, tem nacionalidade, tem sexo???
Espírito desencarnado não tem mais o Corpo físico ou corpo carnal, as características raciais e físicas pertencem ao corpo carnal, o Espírito que é o ser pensante, não tem cor e nem raça e nem sexo.
Portanto, quando um espírito desencarnado se apresenta como preto velho, índio, caboclo, branco velho, isso é a forma do Perispirito.
Os espíritos desencarnados podem plasmar fluidicamente a forma perispiritual de uma pessoa branca, negra, mestiça, amarela, ou a forma perispiritual de um medico, um militar, um professor etc…
Isso são formas perispirituais criadas pelo pensamento do Espírito.
2) Não existe raças no mundo espiritual ou plano astral, espíritos desencarnados não possuem mais o corpo físico, quando um espírito desencarnado se apresenta num centro numa reunião mediúnica falando que é um preto velho ou um caboclo isso é um engano.
Repetimos, espíritos desencarnados não possuem cor racial, cor de pele, nacionalidade e nem sexo.
Existe espíritos desencarnados ainda apegados a vida terrena, eles confundem o perispirito com o corpo carnal e pensam que ainda estão vivos fisicamente, estão apegados a vida material e querem continuar a viver apegados a essa vida material que tinham quando estavam encarnados.
Eles pensam que ainda estão com um corpo físico.
É isso que devemos analisar.
Portanto, isso pode ser um condicionamento da vida terrena que esses espíritos ainda tem.
Os Espíritos Superiores e os Bons Espíritos não possuem necessidades matérias, eles estão moralmente depurados, os espíritos desencarnados que pedem charutos, cachaça, velas, farofa, cigarros, despachos e sacrifícios de pobres animais, são espíritos apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos.
Muitos animais são covardemente sacrificados nesses rituais sangrentos, os animais são mutilados vivos, perfurados vivos, outros são enterrados vivos em rituais no candomblé e quimbanda, perguntamos, os Espíritos Elevados vão pedir sacrifícios de inocentes animais???
Os Espíritos Elevados precisam desses rituais sangrentos e primitivos???
Os animais merecem ser sacrificados nesses centros para agradar entidades viciosas e ociosas do plano astral???
São questões que devemos raciocinar.
Esses sacrifícios de animais nesses centros de candomblé e quimbanda e alguns centros de umbanda, são realizados para derramar o SANGUE desses pobres animais, por que, o Sangue esta repleto de Fluidos Vitais e esses espíritos que pedem essas coisas, vão Sugar os fluidos vitais que esta no sangue.
É por isso que eles pedem sacrifícios de pobres animais.
Perguntamos, os Espíritos Elevados e os Bons Espíritos precisam de sangue???
Procure raciocinar, não seja vaidoso.
Os animais são nossos irmãos menores na escala evolutiva, devemos respeitar e amar os animais, esse é o nosso Dever de espiritualista e espírita.
Existe muitos centros de umbanda que não praticam sacrifícios de animais, mais existe outros que praticam.
3) Muitos médiuns que usam charutos e cachaça estão sendo Vampirizados por espíritos inferiores do plano astral, os médiuns bebem e fumam e os fluidos da nicotina e do álcool expelem pelo seu perispirito e os espíritos viciosos que estão no plano espiritual vão encostar seu perispirito no perispirito do médium e sugar as emanações fluídicas num processo chamado de Vampirismo psíquico.
E as pessoas ligadas a essas praticas falam que são Espíritos Elevados que pedem essas coisas.
Vejamos, um Espírito Superior pedindo charutos e cachaça!!!
Isso é brincadeira, coisa de maluco.
Quando esses espíritos inferiores não tem médiuns para usarem no vampirismo, eles pedem despachos, para poderem sugarem as emanações dos fluidos dos alimentos.
Uma outra questão importante.
Amuletos, talismã, imagens de santos, incenso, roupas brancas, exorcismos, palavras sacramentais, não possuem nenhum valor para atrair ou repelir os espíritos desencarnados, somente nossos Pensamentos e sentimentos podem atrair ou repelir os espíritos.
Algumas pessoas ainda acreditam nessas superstições e crendices sem base racional.
4) Cuidado com os falsos espíritas, pessoas que se dizem espíritas e falam em praticas contrarias a Doutrina Espírita, essas pessoas falam em banhos de ervas, banho de sal grosso, amuletos, despachos, velas, charutos, sacrifícios de animais, essas praticas não existem no Espiritismo, existe muitas pessoas que se dizem espíritas e na realidade elas misturam umbanda com Doutrina Espírita.
Cuidado com essas pessoas, elas vão dar uma idéia falsa do Espiritismo.
5) Para afastar os maus espíritos temos que cultivar pensamentos elevados e positivos e ter uma Conduta Moral reta no Bem e nas Virtudes.
Na realidade a proteção espiritual quem faz é a própria pessoa conforme seus pensamentos e conduta moral, os espíritos inferiores, perturbadores e obsessores do plano astral, não conseguem entrar em sintonia com as pessoas dignas, corretas, honestas e caridosas.
O Bem repele o mal.
A Luz repele as sombras.
Não havendo sintonia os maus espíritos se afastam.
Tudo é sintonia vibratória no mundo espiritual, os iguais se atraem e os diferentes se repelem.
Uma pessoa com pensamentos elevados e firmes no Bem e de conduta moral reta, repele naturalmente e facilmente os espíritos inferiores e obsessores.
Os espíritos inferiores, perturbadores, maldosos, vingativos e obsessores, possuem um perispirito denso, turvo, grosseiro, eles estão envolvidos em fluidos impuros, na crosta terrena tem milhões de espíritos desencarnados em estado de apego as coisas matérias e aos vícios e desejos terrenos, eles exercem uma forte influencia negativa sobre as pessoas que são invigilantes com seus pensamentos e conduta moral.
Temos que tomar muito cuidado com nossos pensamentos, por que, esses espíritos inferiores que estão na crosta terrena procuram nos influenciar é pelos pensamentos, pela sintonia vibratória.
Como esses espíritos desencarnados não possuem mais seus corpos físicos para saciarem seus vícios e desejos, eles vão procurar os encarnados que possuem os mesmos vícios e desejos.
É o encosto, esses espíritos inferiores vão encostar o seu perispirito no perispirito do encarnado e vão sentir as mesmas coisas que essa pessoa sente, se a pessoa bebe e fuma, os desencarnados viciados vão sugar os fluidos da nicotina e do álcool, é o vampirismo psíquico.
Os desencarnados viciados em Sexo, vão encostar o seu perispirito no perispirito do encarnado que esta praticando sexo sem elevação moral, e o desencarnado vai sentir os mesmos prazeres de uma transa.
É por isso que devemos ter uma vida terrena digna, correta, honesta, com elevação moral, para podermos repelir esses espíritos inferiores do plano astral.
O Bem repele o mal.
Magaly
08 de janeiro de 2014 as 18:14
Caro Ronald,
Li seus comentários, e por sinal, muito ponderados a amáveis… remetendo-nos à reflexões e questionamentos interiores.
Fui criada no catolicismo, mas com o passar dos anos e soma das experiências, tbm busquei mais respostas às minhas dúvidas.
Após um longo caminho, identifiquei-me com o “kardecismo” por ter saciado minhas inquietações e dúvidas sem respostas…
Como a vida é uma benção além de grande oportunidade de aprimoramento emocional e consequentemente o espiritual, nosso livre-arbítrio nas escolhas é que conduzem a colheita do que plantamos…
Os livros de Kardek que li atentamente, foram só o início de importantes conhecimentos adquiridos para seguir minha longa caminhada do saber.
A vida é muito mais complexa do que nossa limitada percepção possa compreender, porém, para não nos desgastarmos com explicações, o melhor caminho à seguir dentro das nossas limitações de conhecimentos, seria praticar o bem sempre que possível, vigiar nossos pensamentos e intenções para manter a vibração energética em harmonia com o Universo, desapegar-se do supérfluo ou o inútil e manter-se em sintonia com nosso Criador em todas as situações, sejam elas boas ou não.
Eu não tenho religião com título, eu tenho Deus no coração que me fortalece e inspira-me a ser uma pessoa melhor e mais solidária para com o meu próximo seja ele quem for.
Simples assim como o pão com manteiga.
Minha profissão como instrumentadora cirúrgica contribuiu muito para a lapidação espiritual, onde todos os dias eu convivia com o limiar da existência humana, com as alegrias e tristezas, vida e morte.
Aprendi agradecer a oportunidade de mais um dia acordar, e ter a chance de dar e sentir amor, porém, a vida não se restringe somente ao nosso planeta Terra, pois Deus não criaria o Universo infinito onde só existisse vida aqui…existem milhões de cosmos além do nosso…
Se for de interesse, sugiro a leitura da trilogia de Jan Val Ellan…( Reintegração Cósmica).
Grande abraço, e grata por suas reflexões, vou interagir-me com mais assiduidade.
Ronaud Pereira
08 de janeiro de 2014 as 23:15
Obrigado pelas belas palavras e pela dica de leitura, Magaly! Seja sempre bem-vinda! Um abraço 😉
Dani
25 de fevereiro de 2014 as 10:34
Caros irmãos.
É muito difícil um ser humano evoluir 100%, por isso, precisamos passar por muitas reencarnações para atingir o objetivo da evolução plena.
E quando um espírito chega a esse patamar ele não reencarna mais, pois só reencarna quem tem carma pra cumprir, quem tem que evoluir.
Quando um espírito alcança a evolução plena, passa a ter sua moradia perpétua na colônia espiritual. Como sabemos, existem várias colônias espirituais, como existem várias cidades e países aqui na terra. E cada espírito vai para a colônia espiritual de acordo com o seu grau evolutivo.
Quando um espírito atingiu a evolução plena, passa a morar nessa colônia espiritual, e receberá a sua missão. Tem muito trabalho, para auxiliar os espíritos desencarnados e encarnados.
Espero ter ajudado.
Susy
29 de agosto de 2015 as 20:52
Caro Ronaud
Como nossa amiga Magaly disse em sua mensagem, Deus não criaria bilhões de planetas como a Terra sem nenhuma espécie de vida, portanto não seríamos os únicos a recebermos auxílio da espiritualidade. Sendo assim, mesmo quando chegarmos ao máximo de nossa evolução espiritual, teremos muito trabalho pela frente, afinal a Terra não recebeu a encarnação de nosso irmão Maior Jesus? Ele é um espírito evoluído, e encarnou aqui para nos trazer uma visão de Deus que até então não tínhamos, um Deus de Amor e não um Deus punitivo e castrador. Se nós simples mortais O recebemos, será que não acontece o mesmo com bilhões de outros planetas? Portanto meu amigo, na espiritualidade, seja o grau de evolução que o espírito tenha, não há ociosidade, apenas trabalho de Amor.
Por isso,” Fora da Caridade não há salvação”, ou seja, não há EVOLUÇÃO.
Abraços fraternos
Susy
Ryath
14 de maio de 2022 as 12:37
Muito esclarecedor na verdade, gratidão.