Você acha que a Globo é a culpada pelo Brasil ser o que é?
Acredita mesmo que ela fica manipulando a opinião pública?
Sério?
Malvada ela, né?
[…]
Então te convido a alargar um pouco seu ponto de vista e tentar entender que instituições como a Globo são sintomas de uma sociedade doente, e não causas da doença. Tanto é que quem tem um senso crítico mais apurado – grupo cada vez maior – simplesmente não a acompanha, preferindo desligar a TV e se entreter com livros, outras leituras, ou na internet. Ou escolhe outros canais, ou a assiste criticamente.
Me recuso a levar a sério qualquer tentativa de se encontrar um culpado para as mazelas brasileiras, ou humanas, que não seja o próprio povo, ou o indivíduo.
Shakespeare afirmou que “quando o espírito estiver pronto, tudo o mais estará”.
Outro ditado diz que “quando o aluno está pronto, o professor aparece”.
Ambas as frases expressam uma sabedoria muito profunda, que nos leva a entender que a realidade é um espelho do que somos essencialmente; que quando alcançamos um nível de transformação e evolução íntima, a realidade se adapta a nós para propiciar tanto mais progresso quanto for possível, e assim por diante.
De modo que o inverso também é verdade. Enquanto o espírito, tanto individual quanto coletivo, do brasileiro comum se encontrar assim despreparado e imaturo, instituições como a Globo – e a maioria dos outros canais abertos, ainda piores – continuarão se criando.
Enquanto houver demanda para a mediocridade e para a mentira, elas continuarão a ser produzidas.
Business is business.
Faça a sua parte
Volta e meia me pego conversando com pessoas que veem o mundo de modo bastante pessimista e acham que tá tudo errado. Que o mundo consiste em espertos sacaneando coitados.
Eu concordo com elas. Basicamente, é isso mesmo que acontece. Mas o coitado já é coitado porque de modo geral não vale nada mesmo se encontra num estágio primário de evolução espiritual.
Mas minhas crenças me levam a concluir que nossa realidade somos nós que fazemos. Você pode olhar friamente, de um ponto de vista cético e materialista, e enxergar injustiça. Ou pode abrir sua mente ao grande mistério que é a existência e deduzir que é bem possível que haja um plano maior para isso tudo, e acreditar que a justiça está sendo feita todo santo dia.
O mundo pode ser – e é – um mar de lama. Mas sabemos que ele está rodeado por ilhas de excelência e prosperidade. E quem escolhe onde vai ficar somos nós, é você!
Você realmente não vai conseguir mudar o mundo, principalmente se ficar só reclamando e focando na negatividade. Mas pode mudar a sua realidade e é exatamente esta a sua tarefa. Mudar a si mesmo, e mudar seu arredor construindo sua realidade, dia após dia.
Conseguindo, já estará dando gigantesca contribuição para a melhora do Brasil e do mundo.
Antonio
21 de julho de 2012 as 6:36
Isto é certíssimo, simplesmente concordo, a Globo e outras refletem o que o povo gosta, o que da mais audiência.
Joao Carlos
17 de janeiro de 2014 as 8:51
Não adianta reclamar dos meios de comunicação, uma vez que os detentores destes sempre buscaram manipular as massas. O indivíduo tem/deve procurar manifestar-se através atitudes que o faça perceber que está aqui para um processo de evolução, progresso e contribuir para o melhor desenvolvimento do próximo. Fora disso estará em um estágio de estagnação, e mais cedo ou mais tarde terá que caminhar para o crescimento.
Ari
20 de janeiro de 2014 as 11:19
Sou este tipo que prefere desligar a TV e se entreter com livros, leituras, algumas coisas cuidadosamente escolhidas na internet. E quando assisto (Não nego) assisto criticamente.
Concordo plenamente com você que não se deve encontrar um culpado para as mazelas brasileiras, ou humanas, que não seja o próprio povo, ou o indivíduo. E que se deve sim cada um fazer a sua parte para buscar algo diferentemente melhor.
BBB por exemplo, acabou de começar. Para alguns, não precisa conter cultura pois é apenas entretenimento. Há quem abomine. Há em alguns esperança de aprender, talvez algo sobre os relacionamentos humanos. Justamente por haver muitas pessoas solitárias nas metrópoles onde uma multidão passam se raspando todos os dias e ninguém conhece ninguém, ninguém sorri, ninguém dá bom dia. A instituição da família já entra em falência a cada dia. Muitas pessoas tem o BBB como apenas passar o tempo, outras passam o tempo se relacionando “in loco” no bar, na igreja em uma ideologia nova (ou velha).
Há motivos para ter um aparelho de TV em casa, as mídias são muitas, a cabeça do indivíduo é uma só: continuar este processo de domesticação nas grandes cidades. Depois de assistir a novela das 9 cheia de problemas e conflitos (apenas parecidos com a realidade). Muitos (milhões) após isso, sabem que no dia seguinte devem acordar cedo e continuar o círculo vicioso do capitalismo selvagem, manipulador, inescrupuloso. Mês a mês, ano a ano, até (na melhor das hipóteses) perceber que sua vida é igual a realidade televisiva, ou seja, um desastre total, um drama constante. Como consequência disso: Ignorância, limitação, consumismo doentio (falo dos comerciais) é a grande realidade de muitos.
Penso sempre que nem todos estão no mesmo processo de “crescimento” quando uns voltam de experiências outros vão em direção a elas.
Então diante disso acredito que o Slogan da Globo é corretíssimo quando se lê: “Globo e você, tudo a ver” pois tem sim tudo a ver com o povo (Não só o brasileiro!).
Rosemille Alencar
06 de julho de 2021 as 13:15
=) verdade!