Uma das poucas frases que consegue me explicar a natureza humana de modo bastante conciso é esta:
As pessoas querem te ver bem, mas nunca melhor que elas.
Encontrei-a num desses muitos sites de frases, e desde então nunca mais a esqueci. Porque como já comentei aqui, a inveja é o tema comportamental que mais me atrai. Acho curioso como a maioria das pessoas pauta a própria autoestima com base no desempenho de seus próximos. E acho ridículo quando ME vejo fazendo isso, muito embora não seja algo fácil de se mudar.
De qualquer modo, o caminho para superar essa comparação é sempre desviar o foco dos outros para si mesmo e continuar se esforçando no próprio caminho.
A inveja é a amargura que se sofre por causa da felicidade alheia. Cícero
E sinto uma admiração sobrenatural pelas poucas pessoas que encontro por aí que são bem resolvidas e dão mais atenção à própria vida; e se contentam com o que conseguiram; e entendem que chegaram ao ponto que lhes cabe, e que ter mais do que têm seria pisar num patamar de vida que não é para eles.
Quem disse?
Dias atrás me bateu a curiosidade a respeito da autoria da frase, e lá foi o detetive virtual pesquisar de onde ela surgiu.
A maioria das referências à autoria dela diz respeito a uma série americana Pretty Little Liars. Esta é uma das páginas mais antigas que a publica (o perfil foi removido). A mais antiga é esta (o perfil também foi removido do twitter):
A série americana tem vários autores e é baseada nos livros da autora Sara Shepard. Mas tentando traduzir a frase para o inglês, não encontrei nenhuma referencia entre ela e os possíveis autores.
Porém encontrei-a com uma outra autoria:
“People wanna see you doing well, but not better than them” – Avinash Wandre
Está bem difícil atribuir uma autoria precisa a essa frase. Só sei que quem a proferiu pela primeira vez, é um gênio da percepção do comportamento alheio relacionado ao status pessoal e social.
Novos Comentários Encerrados
Devido à mudança de hábitos das pessoas ao não comentarem mais em blogs, e ao excesso de spams, optei por encerrar definitivamente o espaço para novos comentários neste site.
Muito Obrigado a cada um que nestes 15 anos de site deixou um pouquinho de si por aqui ;)