A leitora Thailinne sugeriu que eu falasse sobre o preconceito. Perguntou o que eu achava e me pareceu mesmo uma boa idéia, afinal nunca falei disso. Lembrando que não sou autoridade no assunto (e quem é?) mas gosto de comentar certos temas sob meus pontos de vista metidos 🙂 Contudo de certa forma posso falar sobre o preconceito sim, muito embora não vá entrar em detalhes do porquê.
Acho que quem sofre de preconceito tem uma espécie de missão na vida: Compreender a ignorância alheia. Quem age com preconceito para conosco demonstra, de duas, uma: Falha de caráter ou ignorância (o que chamamos de “sem noção”), fruto de uma má educação. Seja por falta de freios da educação ou por pura falta de caráter, essa pessoa comete faltas típicas de crianças. E se por algum motivo essa pessoa que lhe atinge com seu preconceito tem algum valor pra você, está na hora de você rebaixá-la em sua escala de valores. Tenha certeza absoluta: Quem age com preconceito não vale tanto quanto podemos supor. Quem age assim ainda tem muito o que desenvolver internamente, como noções de respeito, valores, empatia, compreensão. Essas são as maiores qualidades das pessoas REALMENTE valorosas.
Sabe quando eu digo aqui que mágoa é quando as pessoas não são (ou agem) como queremos (ou esperamos)? Ser vítima do preconceito é basicamente isso: Enfrentar uma situação em que o outro não entende sua situação, por mais que o senso comum mandasse entender. Que bom seria se todo mundo nos entendesse e respeitasse, não é? Mas esqueça. Estupidez e bossalidade são desvalores que proliferam como ratos. Há em todo canto.
Há evidentemente limites. Fortes atos preconceituosos podem tornar-se até questão judicial. E se você se sente de alguma forma muito prejudicado pela discriminação de alguém, não hesite em recorrer à justiça. Faça o indivíduo APRENDER através do bolso como se deve respeitar os outros. Afinal, quando o assunto é dinheiro, todos entendem a mensagem.
Agora há também os casos mais “leves”, porém não menos projudiciais. São aquelas circunstâncias que nos corroem por dentro, nos fazendo sentir diminuídos. Infelizmente, para essas situações, não tem jeito, mais cedo ou mais tarde, você terá que se desapegar dos valores e ilusões que o fazem sofrer e aceitar a realidade.
Ou seja, a pessoa que se dirige a você com preconceito é mesmo ignorante e não sabe o que diz, o que não a exime de sua responsabilidade, porém é assim que a realidade é. O melhor é se afastar ou, se não for possível se afastar, o jeito é ignorar deixando a pessoa se sentir “boba” sozinha, com a “brincadeira” infeliz que fez, e você, concentrando-se cada vez mais em si mesmo, em sua força, fortalecendo-se (e desejando profundamente que o f.d.p. tropece na primeira pedra que encontrar, afinal, ninguém é de ferro, muito menos santo, para ser xingado e ainda ter que desejar o bem).
O que não tem jeito devemos aceitar. Mas para para o que tem jeito teremos muito provavelmente que nos defender! Não hesite! Aprender a se defender ainda é a melhor arma contra o preconceito.
O ideal mesmo, mas que não é pra todo mundo, é exercitar o seu senso de humor e rir de si mesmo. Isso vale pra todo mundo. Sabe por quê? Porque nós também temos os nossos preconceitos. É da natureza humana julgar as coisas antes de conhecê-las. E também porque costumamos nos levar a sério demais e isso nos motiva a nos magoarmos demais com as pessoas, com a vida. Já quem se leva pouco a sério, vive a vida na boa, sem rancor gratuíto. Contudo, essa fronteira entre não se levar muito a sério e preservar seu amor próprio é super sutil. É preciso estar sempre atento ao momento em que “invadem” seu espaço vital, e nessa hora, não hesite, seja generoso e distribua patadas para todos os lados. Afinal, antes pisar do que ser pisado! Se você discorda, então continue de capacho dos outros. A opção é sempre sua. Ah propósito, INFELIZMENTE não sou assim tão insolente, contudo, concordo inteiramente com esse pesamento de Malcolm Little (Malcolm X) – Líder negro americano:
Seja pacífico, seja cortês, obedeça às leis, respeite a todos; mas se alguém colocar as mãos em você, mande-o para o cemitério.
E por fim, seja lá qual for o problema que você tem e que provoca esse preconceito, você terá, cedo ou tarde, de aprender a conviver com ele. Se ele tiver solução, ótimo, ao menos você poderá trabalhar por essa solução, mas se não tiver, é meu amigo, minha amiga… essa é a vida e você aprendeu como ninguém que pimenta nos olhos dos outros é refresco, porque os outros, de forma geral, não vão estar nem aí para os seus problemas.
miriam
21 de abril de 2010 as 19:15
acabei de ser alvo de preconceito gratuito e fiquei muito magoada. Não conseguia entender como um adulto pode se comportar como criança e querer magoar uma pessoa que nem nunca viu na vida ! Vim direto na internet apaziguar essa dor e encontrei seu site: Valeu muito e me senti mais leve. Obrigada!
Sica
05 de maio de 2010 as 22:32
Meu namorado ne aacha doente por eu ser Bi,ele ja me conheceu assim e me diz: porque logo vc…?
Tem vergonha de mim e me “faz” esconder de todos quem sou por medo das piadas que ele possa ouvir… to tomada de dor…e tristeza….
Adriano
01 de junho de 2010 as 19:15
O amigo de minha colega fika entrando no msn dela…Pode ser ate msm ela (naum sei direito pq ñ dis)
E fika me esculhambandoo …Eu digo q nem to dando “IBOP” ta falando so…
Q naum esta me aflingindo . Mas essa e a desculpa da maioria
So kem e vitima q sabe a dor q senti por ser diferente aos olhos deles . E doloroso d+
Vc ser chamado de uma coisa q naum e , no meu caso.
Pelo fato de vc se expressar de outra forma.
regina
02 de junho de 2010 as 14:54
adorei essa leitura,mais do que as outras por enquanto
luciano
29 de março de 2011 as 19:21
eu sou sempre alvo de preconceido por meus colegas de sala de aula.eu todas as vezes eu fico muito magoado com o que eles falam.pq eles não a ceita isso pq sou diferente??????????? responda thauuu
luciano
30 de março de 2011 as 8:55
eu tabem so alvo de preconceito por meus colegae de sala de aula
Ricardo
30 de dezembro de 2011 as 3:14
eu sou Homossexual e nas ruas eu escuto sempre piadinhas e fico sempre depressivo chorando não sei oq fazer… se eu responder é pior pq ja mim bateram é mt triste minh situação…
Edmilson
31 de janeiro de 2012 as 13:43
“Caráter. Muita gente tem, muita gente pensa que tem.” Essas pessoas que discriminam as outras são piores que aquilo que elas mesmas discriminam. É uma questão de caráter que certamente elas não têm. São covardes. É muito fácil passar de carro e xingar alguém, ou se juntar com um grupo e fazer piada dos outros. Lembrem-se: Na bíblia está escrito: Quem semeia ventos, colhe tempestades. Você pode não gostar de algo, se não gosta: respeite. Muitas pessoas se dizem religiosas e discriminam as outras. Alguém viu Jesus discriminar alguém? Qual foi o maior mandamento que ele deixou senão Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo? Essas pessoas que discriminam estão amando ao próximo? Siga seu caminho sem importar-se com o caluniador, que ele acabará calando-se no fim e você será vencedor. Não dê ouvidos à maledicência, quem tem um PORQUE enfrenta qualquer COMO. O normal é ser diferente dos outros. O mundo é feito de diferenças, nenhum ser humano é igual.
Clarinha
21 de junho de 2012 as 12:52
Tbém estoou sofrendo por preconceito , mais eu vou mudar isso porque eu sou capaz , e quem tenta me derubar eu piso em cima .
Caio vinicius
15 de julho de 2012 as 12:31
Bom ricardo eu já passei por isso, e sei o que é porem uma coisa e certa, se você mostrar ficar magoado ou não gostar eles não saber que é seu ponto fraco, e ficara no seu pé
levanta seu auto estima ria da piadas deles, diga algo como eu também acho, isso ira mostrar pra eles que a graça esta se acabando e não tem mais motivos pra focar rindo,faça isso e capaz ate de conquistar eles para uma boa amizade pode acreditar.
Wellington Martins
19 de outubro de 2013 as 12:42
Caro Ricardo! Muitas pessoas discriminam sem saber o que ela realmente é. Uma coisa que aprendi é que nunca devemos apontar, julgar a pessoa sem antes saber o verdadeiro caráter daquela pessoa. As pessoas vivem dessa maneira, não porque querem, mas pela falta de conhecimento mesmo, não querendo ser melhor do que ninguém, mas o mundo está cada vez pior. É um assunto muito complicado de ser falado, pois as pessoas às vezes pode acabar interpretando de forma diferente fazendo com que se sinta magoada em situações banais. Irei contar um breve acontecimento, mas não me leve a mal, pois se não entenderem agora, irão entender brevemente.
Tudo o que Deus fez, foi tão perfeito. Por isso vocês estão aqui! Mas o mal tem feito a cabeça das pessoas, cegando-as e espalhando ódio, diferenças em diversas classes. Colocando no coração um desejo diferente, fora do normal. O SENHOR Deus fez o homem e a mulher para coabitarem e gerar filhos, fez imagem e semelhança de Cristo e todos nós somos. O que não dá para entender são as pessoas que colocam defeitos como por exemplo, o tom de pele, o cabelo, enfim, entre outras situações. Certamente se tratássemos com mais respeito e nos oferecêssemos em ajudar o que realmente necessita de um auxílio, de uma libertação do que não te faz bem, o mundo seria mais humano em reconhecer que elas precisam de uma mão amiga, que está disposta a ajudar em qualquer situação. São poucos que encontramos por aí.
Forte abraço!