Acho que nunca uma imagem sintetizou tão perfeitamente a função da arte.
No segmento acadêmico há desde sempre uma discussão inútil sobre para quê serve a arte: Se ela tem uma função concreta e essencial à vida humana ou se é um fenômeno supérfluo, sem o qual viveríamos muito bem.
É bem verdade que a arte do século XX se desvirtuou bastante de sua função, num experimentalismo sem fim e sem propósito.
Mas se a arte minimamente inteligente tem alguma serventia, é a de ser a luz na escuridão, o tronco sobre o qual nos agarramos na correnteza do caos diário. O padrão bonito e superior para que tenhamos onde nos espelhar.
A arte serve para tornar presente o que está ausente.
Em todas as suas formas superiores, a arte é, ou deveria ser, a ilusão que nos abraça e conforta; a mentira que nos tranquiliza sobre a dureza da realidade.
A arte serve para consolar aqueles que são quebrados pela vida. Vincent Van Gogh
E neste sentido é possível até concluir que usamos a arte muito menos do que poderíamos.
Devemos nos rodear de obras de arte que mantenham nossa mente povoada por motivos alegres, positivos, estimulantes, belos.
E — cuidado que quase ninguém toma — devemos evitar de nos rodear de obras insanas, sem sentido, negativas, melancólicas, feias.
As pessoas são simbolicamente analfabetas, elas preenchem suas casas, paredes, estantes, de quadros, esculturas e outras decorações sem sentido, bizarras, grotescas. E acham o máximo.
A arte não é um espelho para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo. Vladimir Maiakovski
Evidentemente, críticos contemporâneos de arte discordarão completamente do que estou dizendo.
Nem a própria arte contemporânea sabe o que está dizendo.
Veja também
Por que você deveria utilizar Arquétipos? (durante a leitura, substitua a palavra arquétipo por qualquer arte que você possa dispor no seu ambiente ou objetos de uso constante)
***
(Tentei encontrar a autoria da imagem, mas o compartilhamento dela é tanto no google imagens que ficou impossível saber sua origem exata)
Novos Comentários Encerrados
Devido à mudança de hábitos das pessoas ao não comentarem mais em blogs, e ao excesso de spams, optei por encerrar definitivamente o espaço para novos comentários neste site.
Muito Obrigado a cada um que nestes 15 anos de site deixou um pouquinho de si por aqui ;)