Não há nada mais natural para um ser humano do que ter seus objetivos, metas, ambições, sonhos, ideais, etc. Acho que NÃO QUERER algo é que não é natural.
Para tal, muitos se apegam ao trabalho pra chegar lá.
Outros se apegam à espiritualidade.
Acho que sem um ou outro, a coisa demora a pegar no tranco. É certo que a concentração espiritual em seu ideal favorecerá suas ações práticas voltadas ao seu sonho.
Esta concentração espiritual de que falo tem relação com o que se conhece por lei da atração, muito lembrada no âmbito espiritualista. É evidente que a lei da atração faz sentido. Em todas as histórias de pessoas bem sucedidas que tomamos conhecimento, consta lá no começo que o indivíduo, hoje bem sucedido, tinha UMA FORTE IDEIA do que queria.
É evidente que você atrai aquilo que mantém em seu pensamento, porque qualquer ação de sua parte será direcionada para o que você tem mantido em mente. Nosso corpo e nosso ambiente são a consequência e a expressão exata do que somos essencialmente, em toda a dor e alegria que isso possa resultar.
Mas há um grande problema no conhecimento popular da lei da atração. É aquela visão simplista que diz que se você mantiver em sua mente, toda a manhã, por 10 minutos ininterruptos, por exemplo, digamos, que você comprou a sua tão sonhada casa. Então você vai lá e toda manhã mentaliza a sua bela casa. Pronto, logo logo ela se manifestará em sua vida, certo?
Não!
Porque o ser humano comum tipo eu e você simplesmente não consegue praticar um exercício assim toda santa manhã religiosamente por 10 minutos. Nossa mente é muito dispersa e tagarela.
Às vezes em meus ímpetos filosóficos fico tentando imaginar por que Deus colocou a gente aqui nesse mundo! A resposta mais interessante que encontrei para essa pergunta se deve ao fato de nossa essência espiritual ser espalhafatosa e inconstante. Em alguns livros Kardecistas entendi que quando nos encontramos só na condição espiritual, fazemos de nossa existência um desastre. Somos almas muito instáveis, incoerentes, corruptíveis e precisamos estar presos nestes corpos para aprendermos a condensar e focar nossa consciência. Aqui tudo é mais lento e leva teeeeeempooo para se realizar.
Conversa de louco? Que seja.
Aqui neste mundo material, somos como almas loucas acorrentadas numa camisa de força que é o nosso corpo. Dizem os espiritualistas mais sensíveis que a experiência de um espírito liberto de seu corpo é de uma liberdade tal cuja sensação é indizível.
Repito a pergunta:
Por que Deus nos colocou aqui neste mundo? Para, sob rígida limitação, desenvolvermos nossas potencialidades.
Qual a melhor maneira de fixarmos nossas potencialidades em nosso espírito? Mentalizando nosso intento todos os dias por 10 minutos? Sim, se conseguíssemos, nessa rotina louca em que vivemos.
Por isso foi-nos dada uma outra maneira, talvez até mais interessante:
TRABALHARMOS para que nosso intento se realize.
Isto mesmo, fazendo qualquer coisa que seja para estarmos cada dia mais perto de nosso objetivo. Se o seu objetivo fosse construir a muralha da china e você só pudesse pôr um único tijolo por dia, é isso mesmo que você teria a fazer. E quando você menos esperar, então sim, o universo se moverá para ajudá-lo em sua tarefa.
E sabe porque a ação prática através do trabalho ainda é a melhor forma de pôr em prática seus potenciais? Porque quando você está colocando aquele único tijolo sobre os outros que já foram colocados, você está acreditando que você pode construir a muralha. Você só faz o que acredita ser possível. Você só faz o que acredita que merece. Ou seja, a ação é uma solução para várias dificuldades psicológicas que podem atrapalhar sua vida. Quando você age, você acredita e incorpora o desejo. Seu ideal não estará apenas em sua mente, mas em todo o seu ser. Você se coloca na posição de agente de sua vida, de merecedor, de quem acha possível. E em acreditando, achando que merece, achando possível, AUTOMATICAMENTE você estará mantendo seu objetivo na mente, e por muito mais tempo.
Laboratório é o lugar onde os cientistas trabalham. O laboratório tem a mesma função do escritório para o executivo, tem a mesma função da loja para o comerciante, a mesma função para a oficina do mecânico, e por aí vai. Uma possível origem etimológica para a palavra laboratório (fonte) seria labor = trabalho e oratório = lugar onde se ora. Aqui está a grande sabedoria dos alquimistas da idade média que já sabiam que o trabalho é a melhor forma de exercitar a oração.
E a oração, você sabe, é manter seu desejo em sua mente para que o universo o responda.
Veja também: Uma estratégia para mudar a sua vida
Mara
29 de abril de 2009 as 18:54
Tenho certeza de que o homem (mulher) é o que pensa ser, pois talvez os loucos sejamos nós e não quem está no manicomio, pois estes vivem sem nenhum padrão estabelecido por uma sociedade.
ivone
12 de julho de 2009 as 17:05
lindo, maravilhoso… são textos assim q despertam aquelas pessoas… q costumam pnsar negativamente…ñ sabem eles q tudo depende do esforço, mas principalmente da perceverança!
tudo é uma questão de exercício diario!
então vamos lá!!!!
Vânia
19 de agosto de 2009 as 9:59
Uso seus textos no laboratório de informática de nossa escola. Estamos plantando a nossa sementinha. Grata!
Jaque
26 de maio de 2010 as 16:05
Nossa,parabéns!!
Esse site é perfeito tenho 15 anos estou incantada,e hj em dia é dificil encontrar coisas q enterecem nos adolecentes!!
Parabéns!!!
Ana
10 de maio de 2011 as 0:24
Estes textos são capazes de expressar grandemente o que todos nós gostaríamos de ouvir, mas que por “falta de tempo” deixamos escapar aos nossos olhos. O ser humano precisa de algo que o acorde, que o levante, que grite: “vá, você pode”, e estas palavras tem o poder de impusionar o agir diante de qualquer obstáculo. O limite, o medo, e a insegurança podem atrapalhar na conquista dos nossos sonhos, mas isso só acontecerá se permitirmos que eles assim sejam. Vamos olhar adiante dos problemas, e mostrar o quanto superiores somos. O sonho foi feito para ser alcançado.
Textos perfeitos!
Jorge Luís Rodrigues
25 de julho de 2013 as 13:35
Olá… com relação a mentalizar durante alguns minutos todos os dias para que alcancemos nossos sonhos, isso é exatamente o que prega a lei da atração, ou o poder do subconsciente, dependendo do nome que se queira dar, se fosse apenas o caso de trabalhar para realizar, a lei da atração ou o P.S nao fariam sentido algum, no entanto eu entendo que a L.D.A é o primeiro passo, ela nao vai fazer uma casa se materializar na sua frente do nada, mas vai ajudar a enxergar soluções, aproximar pessoas ou circunstancias e a partir disso a nossa parte ( o trabalho como vc disse) ira ser feito e a casa virá… creio que uma grande parte das pessoas tem boa vontade de arregaçar as mangas e trabalhar, mas muitas vezes falta oportunidade, e (sejamos honestos) faltam talento mesmo…. a maioria da humanidade tem intelecto mediano, comum nada que a diferencie para o sonho que ela possa querer, entao creio que a L.D.A atua para suprir nossas deficiencias e não dar tudo de maos beijadas….
abraços
Ronaud Pereira
26 de julho de 2013 as 20:24
Olá Jorge! Talvez as mentalizações possam ajudar sim, mas eu vejo diferente:
A L.D.A. é algo que existe mesmo que a pessoa não a conheça, e ela atua mesmo que nunca se tenha ouvido falar dela (https://www.ronaud.com/prosperidade/pois-eu-vos-digo/). Segundo o que já estudei e observei, a Lei da Atração diz muito mais respeito a INTENÇÃO, do que mentalização. Nossa vida JÁ É, por atração, o que intencionamos intimamente, muitas vezes até sem consciência do que intencionamos. Me surpreende, particularmente, circunstâncias que desejo e sonho muito, de modo mental e intelectual, mas que a um nível mais íntimo e emocional, sinto uma certa dúvida se é mesmo o que eu quero. E por incrível que pareça, a tal circunstância por mim tão sonhada de fato não se realiza de modo algum.
As mentalizações podem sim reforçar uma intenção, mas é a intenção que vai ditar nossa realidade. Por isso acredito muito mais na ação do que na mentalização, porque a ação já é fruto de uma forte intenção. Ninguém age sem uma intenção. A ação determinada reforça a confiança, nos aproxima do sonho e legitima nossa intenção.
E a natureza material e prática do nosso mundo, que precisa ser construído através da ação, e não através de passes de mágica, me soa um reforço a este ponto de vista, além, naturalmente, das muitas pessoas que conheço que nunca ouviram falar em lei da atração mas sempre trabalharam muito e de modo confiante e determinado e tiveram sim momentos de muita sorte. Mas que sabemos que não foi mera sorte, e sim a atração universal trazendo até elas o que era necessário para manifestar suas intenções inabaláveis.
Minha resposta foi longa, mas aberta e amistosa. Obrigado por seu comentário. Um abraço 🙂