Não me canso de notar a disparidade que há entre a realidade, e as expectativas que as pessoas nutrem em suas cabeças sonhadoras.
Isso vale para qualquer idealismo: Político, religioso ou amoroso.
Como é difícil para nós entendermos que um ideal é apenas uma ideia imaginaria a respeito de como as coisas PODERIAM ser melhores.
Mas não há uma obrigação intrínseca à existência de que as coisas DEVERIAM ser melhores; e que, por acaso, a realidade é que está errada.
O cinismo consiste em ver as coisas como realmente são, e não como deveriam ser. Oscar Wilde
Agora vá tentar convencer um idealista. Ele bate o pezinho, e fica irritado, convencido de que a realidade é que está errada, e que o certo é o que ele imagina em seus devaneios de perfeccionismo.
O idealismo é a virtude da inexperiência. Emanuel Wertheimer
Evidentemente me incluo neste grupo, e relato aqui especialmente as MINHAS frustrações ao PERCEBER a realidade como ela é, e como tento o tempo todo a convencer minha cabeça idealista a aceitar a vida como ela é e não como nos foi inculcado a esperar que seja.
Pois não é raro me perceber lutando e insistindo por condições e circunstâncias que vão contra tudo que considero como coerente.
Relacionamentos, mídia e ficção
Atualmente sinto uma dificuldade tremenda em ler quaisquer romances, ou assistir a filmes ou novelas com diálogos irreais.
E a noção de que toda uma maioria dá atenção e leva essas coisas a sério me atordoa. A mídia de forma geral só faz iludir mais e mais as pessoas, fazendo-as acreditar que contos-de-fadas são possíveis e que é perfeitamente natural esperar que algum dia nossa vida se tornará um filme hollywoodiano.
Veja diversos textos sobre idealismo amoroso.
Ideologias Políticas
Também tenho dó de pessoas engajadas na política, normalmente de esquerda, crentes de que o socialismo é a solução para o mundo. Não veem, ou não querem ver que o socialismo é filho de um comunismo que não deu certo no mundo e que a sociedade só funciona com base no capitalismo, não porque este seja um sistema ideal, e sim porque é uma consequência coletiva do funcionamento naturalmente egoísta e competitivo do indivíduo, que há milhões de anos precisa competir contra a natureza para sobreviver.
Veja vários textos sobre questionamentos políticos.
Religiões e Moralismo
E o que dizer das religiões com seus códigos morais? Criaram ao longo dos tempos algumas regras de como DEVERIA ser o comportamento geral, e do que DEVERIA ser considerado ~ normal ~ e depois julgam ferozmente com suas tochas e foices verbais qualquer indivíduo que não se encaixe no padrão previamente criado e adotado como ideal de comportamento.
Veja outros textos sobre Moralismo e abra sua mente.
Não adianta espernear
Não, não adianta. Nem gaste sua energia.
A realidade é invencível. A natureza é invencível. Os instintos humanos são invencíveis.
Até concordo que ideais são necessários como parâmetros de civilidade e ética. Principalmente da ética, que visa melhorar a sociedade para o maior número possível de indivíduos.
Mas a luta pelo ideal sempre encontrará a derrota no final.
É possível mudar muita coisa, mas não é possível mudar tudo.
Não há vontade individual tão bem intencionada que possa vencer a (má) vontade coletiva.
luiz\ carlos gonçalves
04 de fevereiro de 2014 as 16:14
Será possível, um dia, os bons unirem-se novamente? e usarmos os ideais de cada um conjuntamente se não há vontade individual, então as más sairão vencedoras, por serem normalmente em maior número? não dá par acreditar em um mundo pior.