Após algum estudo, não é difícil chegar à conclusão de que a grande protagonista da nossa vida é a nossa mente Subconsciente, e que, portanto, saber como reprogramar o subconsciente é fundamental para melhorarmos nosso padrão mental e, por consequência, melhorar nosso padrão de vida.
Você já deve saber, nossa mente possui duas camadas principais: A mente consciente e a mente subconsciente.
A mente consciente é essa consciência lúcida, lógica (quase sempre 🙂 ) e racional, prática. É ela que permite que você viva sua vida no dia-a-dia.
A mente subconsciente é a parte inconsciente da sua mente, é profundamente ligada ao nosso corpo emocional, e está sempre funcionando no sentido de preservar sua vida e sua integridade. Medos, traumas e culpas fazem com que ela funcione de modo limitado.
Não há exatamente como provar o que vou dizer a seguir, mas a mente subconsciente também possui uma ligação profunda com a mente super-consciente, transcendente, de caráter divino, aquela que promove acontecimentos sincrônicos e milagres. Mas esta parte fica para quem acredita.
É nosso subconsciente o verdadeiro motor da nossa vida, aquela mente que, se é segura e equilibrada, porque foi corretamente programada desde a infância, vai fazer-nos tomar iniciativas através de decisões positivas e e construtivas.
E é a essa mesma mente que se for mal programada, o que é o caso da maioria de nós, vai fazer tomarmos decisões que vão sabotar nosso progresso, e manter-nos na inércia de uma vida onde nada acontece, e, mesmo que tomamos atitude, nada dá certo, porque intimamente, estamos programados a desejar que as coisas não deem certo.
Como Reprogramar o Subconsciente?
Na verdade, praticamente todas, TODAS as formas de espiritualidade visam, no final das contas, reprogramar a mente subconsciente, seja através dos mais diversos métodos.
E por reprogramar, quero me referir não somente a reprogramação intelectual e sim, a uma eliminação (ou limpeza) de memórias (programas) negativas e traumáticas, bem como a implantação de crenças positivas e empoderadas, para promover na pessoa uma elevação nos padrões emocionais.
Cultos religiosos, terapias as mais diversas, rituais simbólicos diversos, livros de auto-ajuda, PNL, Lei da Atração, hoo’ ponopono, hipnose, simpatias e misticismos etc, visam realizar essa limpeza e reprogramação do subconsciente.
Todas elas funcionam na reprogramação das crenças, de acordo com a predisposição e identificação da pessoa, com um ou outro meio, porém muito gradualmente.
E a verdade é que, dessas formas todas, algumas são mais efetivas que outras.
Há um livro chamado O Poder do Subconsciente, de Joseph Murphy, o qual é inteiramente baseado no ato da auto-sugestão e orações para a reprogramação do subconsciente. Na verdade todos os livros dele tratam disso. Não está errado, é isso mesmo.
Mas o fato é que as fontes das informações que atuam no subconsciente são muitas, e não apenas palavras, e a verdade é que nossa mente, tanto a consciente como a inconsciente, trabalham também – e principalmente – na base de imagens e sensações, e não somente de palavras.
Citarei a seguir várias formas de utilizar recursos práticos e acessíveis para você saber como reprogramar o subconsciente.
É importante, MUITO IMPORTANTE, você ter consciência de que reprogramações subconscientes não acontecem (necessariamente) de uma hora pra outra. É a repetição disciplinada, seja do que for que você usar na lista abaixo, ao longo das semanas, que irá gradativamente substituindo informações antigas por novas informações.
Universo Simbólico
Nós não percebemos, mas vivemos imersos numa realidade simbólica. TUDO nos comunica algo o tempo todo. E tudo que fazemos/usamos comunica algo pro universo… o tempo todo. Para saber como reprogramar o subconsciente, é preciso saber programar as coisas que nos rodeiam para nos comunicarem mensagens positivas, alegres e prósperas – e eliminar todas as coisas que nos comuniquem mensagens negativas.
O modo como você se veste
Parece desimportante e trivial, mas o fato é que o modo como nos vestimos tem um poder imenso sobre o modo como nos sentimos. Uma pessoa desleixada com a própria aparência comunica ao subconsciente – e aos outros – a mensagem de desleixo.
Já uma pessoa minimamente caprichosa com a própria aparência, comunica si mesma, para os outros e para o universo, que ela tem valor.
Isso vale pro seu carro também. Como ele está? Limpo, tudo arrumadinho? Ou está sujo, largado, cheio de manutenções pra fazer?
As Mensagens que você recebe
Somos bombardeados, diariamente, com centenas de mensagens, chamando nossa atenção.
É fundamental selecionarmos nossas fontes de informação, escolhendo as mais leves e positivas.
- Evite acompanhar o noticiário de forma assídua, especialmente os noticiários políticos e policiais.
- Evite pessoas tóxicas, negativas, que só reclamam. Sai pra longe mesmo.
- Evite situações negativas em geral.
Use seu poder de decisão para escolher somente fontes de notícias e informações construtivas e positivas.
As Palavras que você emite
O que você costuma falar nas situações da vida?
Só reclama e fica praguejando o tempo todo, ou reconhece também o bem das coisas?
Evitar falar de seus problemas pra todo mundo também é importante.
Sempre que falamos algo, vamos por um caminho ou outro:
O caminho da positividade, ou o caminho da negatividade.
O da positividade é a escolha do bem, do elogio, do carinho, da amorosidade, da compreensão de que as coisas e pessoas são naturalmente imperfeitas e do devido acolhimento amoroso dessas imperfeições, e também do reconhecimento do que temos de bom.
…e viu Deus que era bom. Gênesis
O da negatividade é a escolha do mal, da reclamação, da censura, da rejeição, do reconhecimento do que está ruim. Infelizmente é o caminho que escolhemos o tempo todo.
Depois não sabemos porque a vida tá difícil.
Seu diálogo interno
Nada define mais o sucesso de uma pessoa, do que o diálogo que ela mantém diariamente consigo mesma.
Você certamente é muito frustrado por não ser aquilo que gostaria de ser. E talvez condene a si mesmo a situações insatisfatórias. Por isso você precisa se perdoar urgentemente.
Assuma-se como você é. Dica de afirmação: “Eu sou assim mesmo e não é porque sou assim que sou obrigado a viver uma vida infeliz. Eu escolho situações felizes MESMO APESAR de eu não ser o que eu gostaria que eu fosse.”
Os alimentos que você ingere
Aqui não é preciso dizer muito. O Globo Repórter mostra, semana sim semana não, os benefícios de uma alimentação saudável para a saúde.
A propósito, o que o Globo Repórter não diz é que alimentos naturais fazem bem também para a alma.
Aquilo que nós chamamos de vitaminas, proteínas e etc são nomes científicos e materialistas para o que são na verdade energias da natureza que trabalham na nossa constituição física, psíquica e espiritual.
Não estou falando de vegetarianismo. Não tenho nada contra a carne.
Mas pelo menos duas ou três vezes por semana não custa nada de fazer uma comidinha mais natureba e ingerir todo o bem que a natureza nos oferece. Talvez você não goste de salada, mas goste de frutas. Uma boa salada de frutas por semana pode melhorar bastante seu nível de saúde e energia.
Em alimentação equilibrada, reduzir os excessos também é básico. Reduzir os excessos, especialmente de açúcares/carboidratos e alimentos muito processados, e procurando agregar um mínimo de alimentos naturais na sua dieta já vai revolucionar seu estado vibracional.
A Decoração do seu Ambiente
Aqui é que a coisa pega, porque envolve muita coisa. Tento listar o principal abaixo:
Quadros
Quadros na parede, posters, porta-retratos e ornamentos em geral como cortinas, tapetes e a própria cor das paredes comunicam suas mensagens intrínsecas DIA APÓS DIA para o nosso subconsciente. O problema é que normalmente essa decoração é feita de forma amadora, casual, espontânea, sem um fundamento simbólico que vise transmitir mensagens construtivas.
O livro O Segredo, em uma de suas sugestões para usar a Lei da Atração a nosso favor, sugere a criação de um “quadro dos sonhos“, isto é, um quadro com recortes de imagens que representem e nos lembrem diariamente os nossos sonhos. Nada mais do que para reprogramar nosso subconsciente.
A verdade é que toda a decoração que nos rodeia no dia a dia, seja em casa, seja no trabalho, deve ser escolhida com critério, como se o nosso ambiente todo fosse um quadro dos sonhos, e não somente um quadrinho na parede cheio de figurinhas.
Cerque-se o quanto puder de objetos que transmitam os significados positivos e edificantes do que você almeja na vida.
Ornamentos, Estátuas, Símbolos e Arquétipos
Objetos decorativos em geral devem ser escolhidos no mesmo sentido. Que mensagem seus objetos decorativos transmitem?
Estátuas, estatuetas e esculturas no geral, por seu aspecto tridimensional, possuem amplo poder de comunicar o símbolo ou arquétipo que representam.
Veja também: O poder dos Arquétipos | Para quê serve a Arte?
Beleza e Limpeza
Consideramos a sujeira como algo normal. Algo que acontece com o passar do tempo e uso das coisas. Mas não é só isso. Sujeira é energia negativa. Sabe quando você varre o chão e no final você recolhe aquela sujeira na pazinha? Então, olhe pra aquilo e perceba: Energia negativa acumulada. Vai pro lixo.
Já um ambiente limpo e organizado passa um astral melhor, não passa? Sinta. Um ambiente iluminado, arejado, e aromatizado é tudo de bom.
Porque é um ambiente de energia positiva.
Os Filmes que você assiste e as Músicas que você ouve
Há músicas tristes e melancólicas.
Há músicas neutras.
E há músicas alegres e empoderadoras.
Nós sabemos disso e insistimos em ouvir músicas tristes e melancólicas.
Precisa dizer mais alguma coisa?
O mesmo vale para filmes. Há filmes que lhe infringem medo, e há filmes que o inspiram.
Prefira ver e rever filmes de personagens que o inspiram.
Evite assistir filmes com mortes, medo, terror.
É meio óbvio, né, mas é preciso ser dito.
A Religião / Espiritualidade que você pratica
O culto religioso, seja qual for, é uma maneira muito válida de trabalhar semanalmente a reprogramação do seu subconsciente.
A frequência semanal é importante na medida em que trabalha a lembrança constante de visões otimistas, de fé e confiança em Deus.
Porque senão, a gente esquece.
Porém é importante escolher cultos que prezem por uma visão positiva, e não usem o medo para controlar seus fiéis; e no campo da espiritualidade é importante não seguir por tradições que coloquem a culpa entre Deus e seus seguidores.
Rituais de toda ordem são encenações que dramatizam certos mitos e arquétipos que representam situações almejadas (ou nem sempre) e que visam única e exclusivamente falar ao subconsciente.
É importante aqui também, se for o caso, escolher as práticas que possuam algum sentido, e dramatizem mitos realmente significantes, que tragam empoderamento se você quer poder, que dramatizem amor se você quer amor, e assim por diante.
Os inimigos do Subconsciente
A reprogramação subconsciente possui alguns inimigos poderosos, que alguns autores chamam de resistência:
A dúvida, a Ansiedade e a Negatividade
De pouco adianta fazer todo um esforço para reprogramar suas crenças e viver duvidando das novas crenças, isto é, alimentando as antigas crenças negativas, ou vivendo ansioso pelas mudanças que almeja.
Para vencer as Dúvidas
Isso acontece quando, por exemplo, você está se auto-sugestionando riqueza e prosperidade, mas no final, acaba se perguntando: “Mas eu não sou próspero, estou cheio de dívidas.” A crença final com forte bagagem emocional é que você tem dívidas, e não que é próspera.
Para vencer suas dúvidas, você precisa argumentar corretamente consigo mesmo. Uma sugestão é usar o modelo da frase inicial da terapia EFT. Ela consiste nisto:
“Apesar de ter tal problema , eu me amo e me aceito profundamente.”
O tal problema é o problema que você identifica e quer superar.
Você pode dizer a si, como um exemplo:
“Apesar de estar em dificuldades momentâneas, eu sou uma pessoa próspera e bem sucedida.”
Ou:
“Apesar de estar em dificuldades momentâneas, eu POSSO ser uma pessoa próspera e bem sucedida.”
Esta é a base: parar de se julgar negativamente e se condenar à pobreza, e passar a se permitir uma nova situação.
Para vencer a Ansiedade
Aqui é caso de se distrair mesmo. Fazer outra coisa que não lhe permita ficar focando no que você não tem. Pensar em outras coisas que não seja em seus problemas, faltas e dificuldades.
Outros textos sobre Ansiedade
Negatividade
As dúvidas e a ansiedade são por si só manifestações de negativismo, mas há manifestações ainda mais acentuadas, como o criticismo e reclamações constantes e o próprio ceticismo, que é a dúvida promovida por um racionalismo exacerbado.
E a sugestão aqui é óbvia: parar de ver o lado ruim das coisas (crítica), parar de ficar comentando sem parar esse lado ruim (reclamação) e parar de ficar racionalizando tudo, porque a razão não consegue abarcar todas as manifestações da existência.
Há uma parcela meio simbólica, meio mágica, meio sobrenatural da existência que nosso cérebro jamais vai conseguir abraçar.
Optar por acreditar no bem e que as coisas possuem um lado bom pode ser um começo.
Textos relacionados
Em mais de 10 anos de blog, sempre tratei de temas que no fundo visavam reprogramar o subconsciente, porém muitas vezes sob outras abordagens. Vale a pena citá-los aqui.
Novos Comentários Encerrados
Devido à mudança de hábitos das pessoas ao não comentarem mais em blogs, e ao excesso de spams, optei por encerrar definitivamente o espaço para novos comentários neste site.
Muito Obrigado a cada um que nestes 15 anos de site deixou um pouquinho de si por aqui ;)