Veja como a essência de toda a espiritualidade está mais presente em nosso cotidiano do que costumamos notar.
Espiritualidade, o fundamento das religiões
No texto anterior, comentei sobre a diferença entre as religiões e a espiritualidade, ressaltando que a espiritualidade é (ou deveria ser) o fundamento de toda religião, na medida em que ela permite, através das suas muitas práticas, uma reconexão (ou religação) com nossa essência espiritual, em busca de harmonia, sublimação e pertencimento a algo maior que nós.
Mas e o fundamento da espiritualidade, qual seria?
O que as pessoas não percebem – porque essa é realmente uma questão muito obscura – é que a base de toda forma de espiritualidade é uma só: Alcançar (e manter) um padrão de positividade interna.
Aqui mesmo, usei o termo “reconectar” ou “religar” para descrever o que a espiritualidade nos proporciona. Sendo assim, ao realizar esta busca, estamos nos reconectando, ou religando a algo superior a nós. Neste sentido, para clarear nosso entendimento do que acontece nesta busca espiritual, há outros termos tão adequados quanto, e poderiam ser: “elevar”, “iluminar”, ou ainda, quem sabe, “positivar”, porque são essas mudanças que acontecem quando estamos buscando nossa reconexão com o divino: Para nos reconectarmos, nós nos elevamos, nós nos positivamos e por consequência, nos iluminamos.
E como sentimos essa elevação da nossa vibração espiritual?
Ora, apesar de se refletir algumas vezes em fenômenos sobrenaturais, nosso lado espiritual se manifesta quase sempre através do nosso lado emocional. Assim, de modo geral, qualquer estado íntimo superior que você alcance numa igreja, templo ou numa busca espiritual qualquer, ele resultará e se expressará, na prática, através das emoções e sentimentos positivos descritos no alto do gráfico que segue:
Fonte: Livro O Poder – Rhonda Byrne
Perceba que estar espiritualizado não significa necessariamente estar num constante êxtase sobrenatural. Ora, o êxtase espiritual é considerado um estado de graça, ou iluminação. Graça significa harmonia e leveza. Então se você consegue viver um dia inteiro de modo harmônico com tudo e com todos, de certa forma, você viveu este dia em estado de graça.
O termo iluminação é auto-explicativo. O termo avivamento, muito usado no meio evangélico vem no mesmo sentido.
Sendo assim, um bom padrão espiritual nada mais é do que um bom padrão emocional.
Uma vibração espiritual positiva, ou elevada, é resultado (ou causa) de um padrão emocional elevado por bons sentimentos.
Tudo é muito mais simples do que costumamos perceber.
Precisamos de espiritualidade?
Do ponto de vista da própria espiritualidade, talvez não necessariamente. Os meios pelos quais exercemos nossa espiritualidade (rituais, orações, meditações e outros) são ferramentas para algo que algumas pessoas conseguem fazer espontaneamente, que é estarem bem, mesmo apesar dos problemas. Poderíamos dizer que pessoas otimistas e positivas já estão espiritualizadas.
As práticas espiritualistas são formas de se alcançar estes estados elevados, através de alguma disciplina e congregação de intenções. Mas o mais importante, para quem consegue, é se esforçar para manter-se bem a maior parte do tempo, do jeito que lhes for mais acessível. Fazer coisas boas, aceitar as ruins, distrair-se quando necessário.
O caminho é fugir dos sentimentos negativos como o gato foge da água.
Porque a vida não é perfeita, mas nos oferece uma fórmula simples:
Como as religiões promovem nossa elevação espiritual?
Embora algumas vertentes espirituais se ocupem mais de fuçar o “mundo espiritual”, e alguns segmentos religiosos se ocupem mais de especular sobre ele, do que de orientar seus adeptos a viverem melhor neste mundo, de modo geral, toda e qualquer ação espiritualista, venha ela de uma religião ou não, leva ao mesmo caminho: tornar nossa vibração pessoal (e portanto, espiritual) mais elevada, isto é, mais positiva.
Quando o católico está praticando a eucaristia, ou seja, recebendo “do corpo e do sangue de Cristo” como alimento de suas almas, o que ele está fazendo? Incorporando toda a energia crística, que é, para eles, a mais elevada que existe. Simbolicamente, ocorre de fato esta “comunhão”, e, se a pessoa acredita, seu padrão espiritual de fato se eleva.
Quando o evangélico está vivenciando o avivamento, isto é, entregando-se ao espírito santo, o que ele está fazendo? Deixando-se impregnar pelo mais elevado espírito, o de Deus.
Quando o místico está entoando suas orações, seus pensamentos positivos, mentalizações, está rebaixando-se ou tentando elevar-se? Quando está contemplando a grandiosidade da natureza, ou praticando seus rituais de purificação e manifestação, está procurando negativar-se ou positivar-se?
E as terapias?
Toda e qualquer terapia busca harmonizar o padrão emocional (e por consequência, elevar o padrão espiritual) do indivíduo que busca pela cura, física ou psicológica. Porque na verdade toda desordem fisiológica vem de um drástico rebaixamento do padrão emocional da pessoa, quase sempre motivado por más reações aos fatos da vida e, de forma geral, pelo estresse do dia-a-dia. A função da terapia, seja da linha que for, é fazer com que o indivíduo mantenha-se positivo e esperançoso, isto é, com sua vibração espiritual em harmonia, ainda que seus problemas continuem, e faz isso através de recursos como atenção, consolo, compreensão, visão mais holística da situação etc.
Positive-se
É aqui que eu quero chegar.
Assim como estar espiritualizado nada mais é do que carregar bons sentimentos durante nosso dia, como amor, gratidão e reverência pelas pessoas, também o modo de alcançar esses estados superiores fundamentados por bons sentimentos não é nada complexo. A começar por nossa comunicação diária.
Perceba que há toda uma relação da nossa linguagem, em especial os cumprimentos, com intenções e declarações positivas. Não percebemos, mas esta relação fundamenta muito da essência positivadora da espiritualidade, em especial, com o poder do pensamento positivo e da lei da atração.
Seja educado
Ser educado já é uma forma bastante efetiva de se manter positivo, e portanto, espiritualizado.
Ao desejar BOM dia, BOA tarde, BOA noite, BOA sorte, BOA viagem, paraBÉNS, BOM trabalho, BOM estudo, Seja BEM-vindo etc, você já está não só desejando aos outros, mas também afirmando e declarando o quanto tudo isso é BOM, isto é, positivo e elevado.
Desejar coisas boas para as pessoas cria uma atmosfera acolhedora em volta dos encontros, e tudo tende a correr em paz e em harmonia.
Otimismo
Ver o lado bom das coisas foca nossa atenção nelas e com isso damos menos força aos seus aspectos ruins.
Fé / Convicção / Esperança
A certeza do que se deseja também é uma forma de manter o próprio padrão vibracional firme e direcionado a coisas boas. A esperança na forma da expectativa positiva ajuda a desviar o foco mental da falta, para a possibilidade da conquista.
Bênção / Elogios
Declarar o quanto as coisas são boas reforça seu estado vibracional e o direciona para cima.
Gratidão
Reconhecer o quanto o que se tem é positivo e necessário mantem seu padrão positivo.
Autoestima / Valorize-se
Cuidar de si mesmo(a) e escolher somente coisas boas para si é uma ótima forma de manter-se num padrão elevado e muito positivo.
Salvação / Iluminação / Estado de Graça
Aqui temos termos bastante religiosos. Mas não importa, se você acredita neles e o caminho para alcançar esta salvação ou iluminação lhe faz bem, continue assim.
Pensamentos Positivos / Lei da Atração
Pensar positivo e afirmar que as coisas vão correr bem também é uma forma de manter seu padrão espiritual elevado.
Música
Quem canta seus males espanta.
Acho que não preciso comentar nada mais, além de que tem que ser música animada, senão é preferível o silêncio mesmo.
Impedimentos / Carma
Todos passamos por grandes perdas na vida. Algumas, são verdadeiros choques dos quais levamos muito tempo para superar. O importante é tentar entender que para a sabedoria de Deus, aquilo é importante e necessário de alguma forma. Este tipo de compreensão e entendimento são os melhores (e únicos) caminhos para manter-se num padrão mais positivo mesmo que tudo pareça estar indo de mal a pior.
O próprio fato de procurar-se manter uma visão positiva da situação ajuda a desviar o foco mental e espiritual da situação negativa, o que a enfraquece e por sua vez, fortalece o aspecto positivo enfocado. Pois como sabemos, a energia segue nossa atenção.
Conclusão
Bons sentimentos são a chave para uma vida melhor. Na prática, tornam a vida mais leve, mas também, possivelmente, ajudam a atrair bons fluidos para o nosso dia-a-dia.
E os meios para alcançar esses bons sentimentos são MUITOS, e vão desde meios muito práticos, até os mais espiritualistas.
O caminho não importa, o que importa é descobrir qual caminho nos leva de modo mais efetivo a um padrão emocional – e por consequência, espiritual – mais elevado, iluminado, positivo, como queira…
Mesmo quando tudo parece ruir, saber manter-se num bom padrão emocional é sinal de inteligência emocional.
Sendo assim, finalizo este comentário desejando A MELHOR DAS SORTES para você, na sua busca.
😉
Viviane Soares
28 de janeiro de 2015 as 22:33
Amei o texto…. perfeito!
Roberto soares
06 de agosto de 2015 as 12:45
Texto show de bola!!!! Muito semelhante a um artigo que li sobre Psicologia Positiva.