É realmente uma tolice prejudicar o seu espírito, que é o que há de mais importante em você, lamentando as coisas que acontecem exteriormente.
Aconteça o que acontecer no mundo exterior, nada disso pode prejudicar você, desde que você próprio não se deixe abalar com isso.
Nós não podemos saber realmente o que acontece externamente; só podemos sentir o que se passa dentro de nossa mente.
Embora possa parecer que conhecemos o que acontece fora de nós, na realidade só conhecemos as alterações ocorridas em nossa mente, em decorrência do que aconteceu fora.
Por isso, desde que sua mente esteja alegre, você conseguirá se alegrar, aconteça o que acontecer no mundo exterior.
Aquele que, sem se deixar influenciar pelas ocorrências do mundo exterior, consegue preservar a paz de espírito, é um forte.
Trecho do Livro A Verdade 2 de Masaharu Taniguchi – Seicho-no-ie
Inegável que o trecho acima constitui uma grande verdade. Agora… Conseguir praticar a paz de espírito é outros quinhentos. Quando estamos em meio a problemas sérios, nos deixamos envolver por eles de tal modo que tudo parece uma questão de vida ou morte. Manter-se à parte das situações e circunstâncias complicadas da vida é uma arte. A idade e a experiência que ganhamos com ela costumam nos favorecer quanto a esta habilidade.
Porém não custa lembrar, e ir tentando, né?
😉
Marilene
30 de agosto de 2011 as 7:35
Hoje, nesse momento, como eu queria conseguir praticar a paz de espirito…mas vou continuar tentando…abç
Evelyn
04 de outubro de 2011 as 18:02
achei muito interessante o que foi colocado aqui, quero aprender a viver e ser desta forma mas as vezes não é muito fácil, a pouco tempo frequento a filosofia mas estou adorando me faz muito bem.
Muito obrigada pelo ensinamento de hoje.
abraços,
maria Luiza Gomes Braz
05 de dezembro de 2015 as 19:06
Assisto todos os sábados, pela TV, os programas,e, a cada ensinamento, fico maravilhada.
sINTO APENAS NÃO POSSUIR UN NÚCLEO DA INSTITUIÇÃO NA CIDADE EM QUE RESIDO PARA QUE PUDESSE ASSISTIR A TODAS AS PALESTRAS E RECEBER TODOS OS ENSINAMENTOS PESSOALMENTE.