Estão por toda parte

Estão por toda parte

O espiritismo tem lá suas falhas. Mas ainda é um dos sistemas de pensamento espiritualista mais sensatos e acessíveis à população que há no Brasil.

A Bíblia é um livro belíssimo, concordo. Tanto que neste mesmo site já publiquei diversas seleções de passagens bíblicas. Mas a interpretação bíblica é sempre subjetiva, porque nela se misturam poesia, história judaica e orientação espiritual, e por vezes, é também contraditória. Os cinco principais livros do espiritismo, todos cujas mensagens foram codificadas (e não escritas) por Allan Kardec, explicam muito mais sobre a existência, sobre a espiritualidade e sobre a moral do que todos os 73 livros da Bíblia Católica.

Mas mesmo assim, o espiritismo é relativamente pouco popular no Brasil, se comparado ao catolicismo e às igrejas neo-pentecostais. As pessoas ainda precisam parametrizar a própria vida entre o bem e o mal, para poderem ter a certeza íntima que estão do lado do bem.

Viver fora desse esquema de bem ou mal e de pecado e castigo é difícil para as pessoas comuns, por mais que num mundo alternativo tudo seja mais leve na medida em que em vez de pecado e castigo, só existam erros e correção, e atos e suas consequências.

Ser livre dá medo. É inseguro andar com as próprias pernas. Andar junto ao rebanho aparenta ser muito mais seguro, por mais que no final das contas, todos vão para o abate. Por isso a liberdade filosófica e espiritual que o espiritismo e outras correntes de pensamento contemporâneas oferecem ainda se reduz a um segmento da população.

Me refiro aqui ao espiritismo de Kardec e Chico Xavier, mas há muito mais conhecimento disponível. Há todo um rol de correntes espiritualistas libertadoras disponíveis cujo conhecimento está acessível gratuitamente na internet. São pensamentos renovados, contemporâneos, e leves, que nos transpõe anos-luz a frente desse pensamento aprisionador corrente na maioria das camadas da população.

É só querer conhecer.

Mas a maioria das pessoas não quer.

Então já me aconteceu muito de, na medida em que vinha obtendo novos conhecimentos, querer compartilhar com pessoas próximas, como se fosse a grande luz que elas precisassem, como se tal conhecimento fosse fazer para elas tão bem quanto me fez.

E bem no fim o que eu recebia era indiferença ou negação irracional.

Até que chegou uma hora em que me cansei, e me vi obrigado a deixar as pessoas se debatendo com suas crenças limitadas e aprisionadoras.

Porque aprendi que se é preciso explicar, é porque não adianta explicar.

As pessoas só aprendem apanhando…

…bastante.

Lá na frente, depois de muito tempo apanhando e patinando, elas vão acordar. E vão ansiar por um conhecimento melhorado (e até mesmo, óbvio) que as ajude a lidar melhor com a droga de vida que criaram para si.

E é assim que as coisas são: Certos conhecimentos têm o tempo certo para chegar até as pessoas, e esse tempo sempre é o tempo no qual estão preparadas para recebê-lo.

O próprio Livro dos Espíritos explica isso através das questões n° 628 e 801:

628. Por que a verdade não foi sempre posta ao alcance de toda gente?

“Importa que cada coisa venha a seu tempo. A verdade é como a luz: o homem precisa habituar-se a ela, pouco a pouco; do contrário, fica deslumbrado.”

801. Por que não ensinaram os Espíritos, em todos os tempos, o que ensinam hoje?

“Não ensinais às crianças o que ensinais aos adultos e não dais ao recém-nascido um alimento que ele não possa digerir. Cada coisa tem seu tempo. Eles ensinaram muitas coisas que os homens não compreenderam ou adulteraram, mas que podem compreender agora. Com seus ensinos, embora incompletos, prepararam o terreno para receber a semente que vai frutificar.”

Então se você também se frustar ao perceber que as pessoas ao seu redor preferem continuar com suas crenças limitadoras, deixe pra lá, vá tomar um cafezinho, passear, etc.

Perca essa necessidade de demonstrar conhecimento e que você encontrou a luz. Primeiro, porque é feio ficar alardando conhecimento sem ser perguntado. Segundo, porque essa suposta luz que você alcançou não é  tão luminosa assim uma vez que não o ajudou a entender que há pessoas que preferem conhecer, e outras, crer.

Viva sua vida e faça dela uma vida leve e feliz. Para não se enquadrar no tema do texto anterior: Ressentimento.

É o máximo que lhe cabe.