O leitor Jorge me escreveu o seguinte questionamento:
E aí Ronaud? Vi que você gosta muito de ler… como você consegue ler tantos livros assim? Existe alguma técnica? Leio um livro por mês, mas queria aumentar isso, o que você sugere?
Ao responder o email, finalizei-o com 4 ou 5 parágrafos e me dei conta que dariam um bom post 🙂 Então lá vai, essas são minhas observações sobre meu ritmo de leitura:
Bom, os livros que estão resenhados neste site têm sido lidos desde 2008, alguns, muito antes disso. Vim lendo-os ao longo da vida.
Existem sim técnicas de leitura dinâmica, mas nunca me aprofundei. Eu gosto de ler com tempo, parando muito pra refletir sobre algo mais interessante que me chame a atenção. Vou e volto muito nas minhas leituras. Resumindo: Sou MUITO lento para ler 🙂
Mas já aconteceu de ler determinados livros em 2 ou 3 dias, que são aqueles raros livros que parecem ter sido escritos sob encomenda para nós, nos despertando um intenso interesse, pois o que tenho percebido ao longo da prática é que a maioria dos livros é basicamente tediosa e até, repetitiva. Tanto que hoje já não me forço a ir até o fim com livros que realmente não me despertam interesse; já não sinto mais que posso perder algo interessante que esteja mais para a frente no livro.
No fim, hoje, tenho lá uma dúzia de clássicos particulares.
Romances e ficção eu leio mais rápido do que livros de caráter filosófico, e isso deve ser normal, já que romances trazem uma narrativa fluída com muitos diálogos curtos, enquanto livros de não-ficção trazem um conteúdo bastante denso, instrutivo e que exige reflexão.
Aqui também funciono por fases. Há fases em que, sob novos interesses, leio bastante, e em outras, me sinto estafado de tanta informação. Nestes momentos tenho a sensação de que ler demais pode se tornar uma atividade de fuga, e que é preciso praticar o que aprendi em vez de continuar, de alguma forma, relendo em novos livros o que já li em livros anteriores, já que quando nos aprofundamos num assunto, ele começa a repetir-se. A vida é prática, acontece lá fora; não é teórica, não acontece em folhas de papel.
Os interesses por assuntos também vão mudando com o tempo. Design, finanças e espiritualidade são temas com os quais já me saturei. Assim que terminar uns livros que tenho pela metade aqui 🙂 quero muito partir para conhecer os clássicos da literatura brasileira.
Há pessoas que leem mais de um livro por mês, mas são pessoas que se dedicam, tem tempo, conhecem leitura dinâmica etc. No caso aqui do leitor, um livro por mês, na minha opinião, está ótimo 🙂 Neste ritmo, em 10 anos, vai ler 120 livros, o que é conteúdo pra caramba, e estará acima de 99% da população brasileira.
Veja também: Como Ler Mais e Melhor
Bianca Leilane
25 de março de 2014 as 10:01
Olá, meu amigo!
Assunto interessante este da leitura.
Sabe, a leitura é algo incrível, ela nos faz viajar a mundos desconhecidos, nos fazendo refletir e desenvolvido habilidades que antes não eram tão desenvolvidas: capacidade interpretativa, de análise e de argumentação.
Quanto a quantidade de livros que se lê, isso, de fato, vai variar de pessoa para pessoa, dependendo do tempo e da vontade de cada um. Eu costumo ler um livro a cada duas semanas, em sua maioria livros da literatura clássica brasileira, alguns já li mais de 5 vezes….rs…meu trabalho acaba “pedindo” isso. Minha vantagem é leio rápido, não tenho nenhuma técnica específica, apenas me concentro e leio…e lógico, procuro aproveitar os momentos que tenho “livre” para ler, mesmo que sejam apenas 15 minutos….rs..
Enfim, ler é fantástico! Quanto retomar aí as literaturas podemos conversar mais.
Um abraço!
Denilson L. Gomes
01 de maio de 2014 as 20:27
Olá Ronaud e amigos,
Há cerca de 2 anos decidi que iria ler mais. Estava lendo muito pouco devido aos estudos para concurso (lê e estudar são coisas diferentes). Pouco tempo depois, meio que sem querer deparei-me com vídeos no youtube relacionados a espiritualidade, autoconhecimento etc. Então meu desejo se fez realidade. Comecei a lê desesperadamente, era algo que eu não conseguia conter. Não consegui mais estudar para concursos e só lia no meu tempo de folga. Foi então que desenvolvi um certo problema, não tenho conseguido terminar os livros. Tenho diversos livros começados e deixados para depois (mesmo livros muito interessantes). Isso tem me incomodado, mas não tenho tido a disciplina para resolver. Essa possibilidade de baixar livros da internet nos permite ter vários livros para ler ao mesmo tempo, mas sei que isso não é bom. Alguém tem alguma dica para aquietar meu desejo?
Um forte abraço!
Ronaud Pereira
01 de maio de 2014 as 23:03
Olá Denilson,
Eu tenho o mesmo problema, que parece estar se acentuando por aqui rs. No meu quarto estão uns 5 livros pela metade, porque simplesmente não encontro disposição para seguir com a leitura adiante. Fora umas outras 2 ou 3 dezenas de livros que comprei e não li ao longo da vida. Mas no meu caso, atribuo essa falta de disposição por estar com muito trabalho e uma série de compromissos pequenos cuja responsabilidade se soma e me desconcentra. Eu simplesmente não consigo ficar lendo sabendo que tenho um devedor pra cobrar, um documento pra correr atrás, um problema familiar pra ajudar.
Há também o fato comentado acima de certos assuntos repetirem-se quando lemos muitos livros do mesmo segmento, ou de estarmos procurando em livros o que está em outros lugares como contatos, amizade, diversão, ou de estarmos simplesmente impacientes, já que os autores tendem a ser muito prolixos e dizerem em 200 ou 300 páginas o que poderia ser dito em 100.
Se estes não forem o seu problema, quem sabe um pouco de disciplina, organização e determinação possam ajudá-lo?
Boa sorte!