Resenha divulgada
O livro O Homem que Calculava conta as aventuras de um sábio que descobre que pode se dar bem usando seus conhecimentos matemáticos. Uma forma instigante de ensinar os fundamentos da matemática.
- Editora: Record
- Autor: MALBA TAHAN
- ISBN: 8501061964
- Ano: 2001
- Edição: 55
- Número de páginas: 304
- Acabamento: Brochura
- Formato: Médio
Minha opinião sobre o livro O Homem que Calculava
Fiquei sabendo deste livrinho fantástico à época da Universidade, indicado por um professor arquiteto que nos ministrava aulas de matemática. Somente agora, 6 ou 7 anos depois chegou a oportunidade de lê-lo. E valeu a pena porque foi na hora certa.
Como tenho dito em vários dos meus textos, estou numa fase bem “financeira” da minha vida, onde primeiramente desenvolvi minha educação financeira e agora estou procurando aprender a lidar no mercado acionário. E durante esta minha trajetória, tenho percebido e reforçado uma idéia que eu já tinha: A idéia de que a matemática é fundamental para se alcançar sucesso na vida, seja no empreendimento que for. A matemática é como uma lente que te ajuda a enxergar as coisas de forma precisa e objetiva, seja na construção de um foguete, ou para saber se um empreendimento comercial vai bem ou mal. Hoje concordo plenamente com Felix Auerbach, citado neste livro. Diz ele: “A Matemática não é uma ciência, ela é A CIÊNCIA.”
Pois bem, O Homem que Calculava conta as peripécias matemáticas resolvidas por Beremiz Samir, calculista persa, nos mostra uma infinidade de grandiosas soluções para problemas aparentemente insolúveis aos pobre mortais como nós. Evidentemente, é um livro de ficção e as resoluções do calculista são fabulosas e impossíveis a um ser humano normal, mas dentro do enredo do livro você fica abismado com a forma valiosa com que a matemática e a geometria vão sendo sabiamente usadas pelo Homem de Calculava para a solução das mais incríveis questões.
O livro ainda é recheado de informações, histórias e curiosidades sobre a matemática e recomendo amplamente esta leitura a todos que se prezam em progredir sua mente. Recomento em especial a todos os profissionais ou estudantes que pretendem seguir a área das ciências exatas ou mesmo para quem trabalha em comércio, mercado financeiro, ou que de alguma forma utilize a matemática em seu cotidiano. Faça um favor a si mesmo e a sua cultura e leia.
Comprar livro O Homem que Calculava
Ivamilta
01 de novembro de 2009 as 14:53
OIiii gostaria de saber se esse livro é interessante para jovem e pré-adolescentes.
ronaud
01 de novembro de 2009 as 15:15
Bom, se você ler o texto, talvez descubra!
Oculto
19 de março de 2010 as 20:40
Quanto que custa este livro?
rodolpho
25 de agosto de 2010 as 20:07
esse livro é fodda eu tenho 13 anos e amei
aNONIMO
29 de junho de 2011 as 8:26
Legalzinho
Enver
17 de fevereiro de 2012 as 8:19
O Livro é muito bom, meu pai pediu para ler quando era criança, mas não li. mais de 20 anos depois li, e foi na hora certa. Gostei muito, pois é muito filosofico, acho que pode ser lido por crianças e adultos sim.
anonimo
01 de abril de 2012 as 16:19
eu li o livro e é muito bom recomendo a todos os tipos de idades e bem filosofico e tem umas contas muito louca eu amei