Resenha divulgada
Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoísmo e de outras tradições espirituais, Tolle elaborou no livro O Poder do Agora um guia de grande eficiência para a descoberta do nosso potencial interior. Este livro é um manual prático que nos ensina a tomar consciência dos pensamentos e emoções que nos impedem de vivenciar plenamente a alegria e a paz que estão dentro de nós mesmos.
- Editora: Sextante
- Autor: ECKHART TOLLE
- ISBN: 8575420275
- Origem: Nacional
- Ano: 2002
- Edição: 1
- Número de páginas: 224
- Acabamento: Brochura
- Formato: Pequeno
Minha opinião sobre o livro – O Poder do Agora
Fazia muito tempo que um livro não me acrescentava algo inteiramente novo. Na verdade não é algo inteiramente novo, mas senti como se fosse. O livro O Poder do Agora me apontou a grande importância de algo que todos nós vemos e percebemos, mas não damos a mínima: O momento presente; o AGORA, o único momento em que algo pode, efetivamente, ser feito.
Se você vive bem a sua vida, se aproveita bem as ocasiões para se divertir, se você sabe viver um dia de cada vez, ao melhor estilo CARPE DIEM, certamente este livro pouco contribuirá a não ser por uma noção melhorada e detalhada sobre como nossa mente cria os conceitos de passado ou futuro e nos leva a concentrarmos nossa vida nessas memórias ou anseios e esquecermos de viver um momento de cada vez.
Mas se você é como eu, que vive mais no futuro do que em qualquer outro “lugar”, ou se por outro lado, é uma pessoa muito apegada “ao que foi” e “ao que passou” e esquece de viver hoje e entender que o passado passou e pouco pode nos ajudar a viver melhor HOJE, então este livro vai abrir sua cabeça para muitas coisas que você não enxerga.
Veja este trecho do livro:
Você alguma vez vivenciou, realizou, pensou ou sentiu alguma coisa fora do Agora? Acha que conseguirá algum dia? É possível alguma coisa acontecer ou ser fora do Agora? A resposta é óbvia, não é mesmo?
Nada jamais aconteceu no passado, aconteceu no Agora.
Nada jamais irá acontecer no futuro, acontecerá no Agora.O que consideramos como passado é um traço da memória, armazenado na mente, de um Agora anterior. Quando lembramos do passado, reativamos um traço da memória e fazemos isso agora. O futuro é um Agora imaginado, uma projeção da mente. Quando o futuro acontece, acontece como sendo o Agora…
Conceitos absolutamente simples, não é? No fundo, não há nada de novo. Mas simplesmente não enxergamos essas sutilezas existenciais. Muito já se falou que o passado passou, que quem vive de passado é museu. Já falaram até cansarmos de ouvir, com aquela etimologia improvisada de sempre, que “preocupação” significa “pré – ocupação” e que em nos preocupando, estamos antecipando problemas que ainda não aconteceram. Mas nos importamos com isso? Muito pouco, não é…
A saída dessas “neuras” que atrasam nossa vida, é, segundo o autor Eckhart Tolle, concentrarmos nossa atenção em nós mesmos, no agora. É sentirmos o momento. Quando sentimos intensamente nossa presença, neste momento, nossa mente perde a força que naturalmente lhe conferimos, e deixa de nos atormentar com o que foi, ou com o que poderá vir a ser. O autor sugere que deixemos de viver como se fossemos nossa mente, e a utilizemos apenas como a ferramenta maravilhosa que é, quando necessário. Quando terminarmos determinada tarefa, voltemos ao presente, ao agora. Evidentemente, não é uma tarefa das mais fáceis, num mundo que implora nossa atenção para todo o canto a cada momento.
Se você é um indivíduo muito ansioso, ou muito saudosista, certamente a leitura do livro O Poder do Agora o forçará a rever muitos conceitos e atitudes suas diante da vida que tem e deve estar sub aproveitada. O autor cita muito, grandes nomes como Jesus, Buda, entre outros nomes de fortes tradições espirituais, e as palavras desses seres iluminados conferem à mensagem do autor uma grande profundidade.
Não sei você, mas eu gostei muito de ter adquirido toda essa noção de como vivemos desvirtuados de um ritmo de vida mais autêntico, mais centrado, enfim, mais vivido. Sugiro enfaticamente a leitura, até porque é um livrinho bem barato, como muitos dos GRANDES livros.
O tema (tão bem) abordado por este livro é bem extenso e vai muito além da minha capacidade de resumí-lo em poucas palavras. Neste post tenho falado sobre como este conhecimento tem mudado meu ponto de vista em relação à vida. Se quiser saber um pouco mais antes de comprar o livro, clique nos links e leia. Espero poder ajudá-lo com minhas vagas e esparsas divagações.
Veja também minha opinião sobre o livro O Poder da Paciência
Sumário do livro – O Poder do Agora
Introdução
A origem deste livro, A verdade está dentro de você
Cap. 1: Você não é a sua mente
O maior obstáculo para a iluminação, Libertando-se da sua mente, Iluminação: elevando-se acima do pensamento, Emoção: a reação do corpo à mente
Cap. 2: Consciência – O caminho para escapar do sofrimento
Não crie mais sofrimento no presente, Dissolvendo o sofrimento do passado, A identificação do elgo com o sofrimento, A origem do medo, A busca do ego pela plenitude
Cap. 3: Entrando profundamente no agora
Não busque o seu eu interior dentro da mente, O fim da ilusão dotempo, Nada existe fora do Agora, A chave para a dimensão espiritual, Acessando o Poder do Agora, Abandonando o tempo psicológico, A insanidade do tempo psicológico, A negatividade e o sofrimento tem raízes no tempo, Descobrindo a vida por baixo da situação de vida, Todos os problemas são ilusões da mente, Um salto quântico na evolução da consciência, A alegria do Ser
Cap. 4: Estratégias da mente para evitar o agora
A perda do Agora: a ilusão central, A inconsciência comum e a inconsciência profudna, O que eles estão buscando? Dissolvendo a inconsciência comum, Libertando-se da infelicidade, Onde quer que voc~e esteja, esteja por inteiro, O propósito interno da nossa jornada de vida, O passado não consegue sobreviver diante da presença
Cap. 5: O estado de presença
Não é o que você pensa que é, O sendito esotérico de “espera”, A beleza nasce da serenidade da sua presença, Vivenciando a consciência pura, Cristo: a realidade da sua divina presença
Cap. 6: O corpo interior
O Ser é o seu eu interior mais profundo, Olhe além das palavras, Encontre a sua realidade invisível e indestrutível, Conecte-se com o seu corpo interior, A transformação através do corpo, O sermão sobre o corpo, Finque raízes profundas no seu eu interior, Antes de penetrar no seu corpo, perdoe, A ligação com o Não Manifesto, Retardando o processo de envelhecimento, Fortalecendo o sistema imunológico, Deixe que a respiração conduza você para dentro do corpo, O uso criativo da mente, A arte de escutar
Cap. 7: Portais para o Não Manifesto
Um mergulho profundo no corpo, A fonte do chi, Um sono sem sonhos, Outros portais, O silêncio, O espaço, A verdadeira natureza do espaço e do tempo, A morte consciente
Cap. 8: Relacionamentos iluminados
Entre no Agora onde quer que você esteja, Relação de amor e ódio, O vício e a busca da plenitude, Transformando as relações viciadas em relações iluminadas, Relacionamentos como prática espiritual, Por que as mulheres estão mais próximas da iluminação, Dissolvendo o sofrimento coletivo feminino, Desistindo do relacionamento consigo mesmo
Cap. 9: Muito além da felicidade e da infelicidade existe a paz
O bem supremo além do bem e do mal, O fim dos dramas em sua vida, A impermanência e os ciclos da vida, Utilizando e abandonando a negatividade, A natureza da compaixão, Em direção a uma ordem de realidade diferente
Cap. 10: O significado da entrega
A aceitação do Agora, Da energia da mente para a energia espiritual, A entrega nos relacionamentos pessoais, Transformando a doença em iluminação, Quando a infelicidade ataca, Transformando o sofrimento em paz, O caminho da cruz, O poder de escolher
Comprar livro O Poder do Agora
Mariangela Barreto
18 de junho de 2010 as 17:06
Ronaud,
gosto muito do seu site.. seus textos, opiniões, dicas são criativos, com mensagens que acrescentam.
Li o livro O poder do Agora, (já comprei mais outros do Eckhart Tolle) e realmente mudei minha maneira de encarar e viver minha vida. Por que? simplesmente porque nunca tinha parado…. era uma máquina de ansiedade e obrigações futuras e de amanhãs, completamente dominada pela mente.
Este livro literalmente, revirou meus conceitos e me ajudou demais, hoje me sinto leve, vivendo exclusivamente o único momento possivel e real..o agora.
Parabéns pelo seu site. sucesso.
Abraços fraternos.
ronaud
18 de junho de 2010 as 17:32
Mariangela
Palavras como as suas compensam todo o esforço de manter este site. Demonstram que de alguma forma vou conseguindo ajudar os outros a melhorarem e não há nada mais gratificante do que ver que nossa pontinha de contribuição para o mundo tem surtido efeito. Muito, muito obrigado mesmo!!!
Carlos Mello
02 de outubro de 2010 as 22:43
O livro é muito confuso, mas vai ser útil para quem tem problemas internos, para pessoas normais nao vai servir para nada. Eu sou ateu, mas li por curiosidade, pois sei que o budismo é ateu, e quando fala de Deus e religiosidade, para mim soou ridículo, mas isto porque a visão de um ateu é completamente diferente de um crente, Eu daria nota 5 para o livro.
ronaud
02 de outubro de 2010 as 23:04
Carlos, obrigado por seu comentário. Vejo que é uma questão de opiniões.
Achei extraordinária a capacidade do autor Eckhart Tolle de falar sobre a espiritualidade (a tradução para o português também ficou excelente).
Eu me considero normal, e ainda assim o livro me foi muito útil. Ajudou a melhorar minha visão de vida.
Acho que quando uma pessoa decide “se rotular” com uma postura diferente da maioria, como no seu caso em que optou pelo ateísmo, deve estar consciente de saber interpretar quando certos autores utilizam a linguagem da maioria. O ateu não deve ver uma referência a “deus” de forma ridícula, e sim como uma forma de se referir ao fundamento último de toda a natureza.
É a minha opinião.
Cavalini - n8
14 de dezembro de 2010 as 8:21
Não pense, Leia.
pimenta--la-pimentel@homail.com
19 de janeiro de 2011 as 12:38
este livro traz para toda a humanidade a grande oportunidade de libertacáo para todos os dogmas e crencas infundadas que tolem a nossa evolucáo de um estado de ilusáo para o táo desejado estado de realizacáo. Este livro deveria ser uma leitura obrigat[oria para todas as pessoas do mun do, pois assim nos livrariamos de vez de tantas inutilidades que unicamente trazem os dissabores a que estamos convivendo. Fantastico! gracas a deus este livro foi escrito agora!
Paulo
16 de julho de 2011 as 16:05
Estou lendo por ter sido recomendado por pessoas que respeito muito. Livro muito difícil e ainda não consegui captar a ruptura toda proposta pelo autor. Confusão e subjetividades além de lero lero de auto ajuda marcam a primeira metade. Vou insistir pelo alto nível dos que me recomendaram.
ronaud
16 de julho de 2011 as 17:34
Olá Paulo. Embora toda a espiritualidade seja por natureza subjetiva, um dos maiores méritos deste livro me pareceu justamente a objetividade com a qual o autor expressa seu ponto de vista que é, por sinal, muito muito simples, que é aprendermos a permanecer no momento presente, no agora, e não “viajando” em lembranças do passado ou nos planos futuros.
Se não compreendeu a mensagem do livro até a metade, então nem continue, porque o essencial é passado já no início, sendo o restante, complementar. Mas é normal, tem livros que não são para nós mesmo (https://www.ronaud.com/livros/resenha-critica-livro-a-cabana/) 🙂
Boa sorte!
Jane
05 de agosto de 2011 as 2:50
Um livro que leio e releio sempre .. cada vez que leio aprendo mais !! praticando , praticando, e caminhando … estou na estrada , no agora sempre ! Parabéns pelo site , Muita luz e paz.
Marcelo
17 de junho de 2012 as 10:15
Concordo!!!
Marcelo
17 de junho de 2012 as 10:19
Confesso que não entendia o que ele queria passar no inicio, por isso li as 30 primeiras páginas varias vezes, até que compreendi! Foi espetacular! Resolveu problemas que 15 anos de tratamento psicológico e psiquiátrico não resolveram! Sou eternamente grato a eckhart!
Ronaud Pereira
17 de junho de 2012 as 13:56
Que bom, cara!!! Que bom mesmo! 🙂
Paulinho
04 de janeiro de 2015 as 6:53
Li esse livro qdo do lançamento da primeira edição, na época foi impactante e surpreendente, guardo com carinho a ajuda na época, anciloso hj busquei ajuda na net para essa pressão no peito e acabei me encontrando aqui, ajudou a reviver o auxílio do “agora”, espero q auxilie a muitos pq se nós concentrarmos no agora, mesmo para quem não crê, Deus estará presente! Abraços a todos.
Georgia Hayvanon
15 de setembro de 2016 as 13:51
Sr. Carlos Mello,
Todos nós temos o direito de expressar nossa opinião! Contudo, é importante respeitar a crença e opinião alheia. Nesse seu breve comentário, pude perceber o quanto é preconceituoso. Para quem leu e entendeu a proposta do Livro, com certeza teve uma opinião divergente da sua.
É triste perceber, que o ser humano é falho e leigo quando se trata de ESPIRITUALIDADE. Percebi ainda, (minha opinião) que o Sr. não deve se sentir bem consigo mesmo. O que é uma pena!