Pra variar um pouco, gostaria de falar um pouco sobre duas flores brasileiras que infelizmente só poderiam vingar em outras terras. Talvez você já as conheça e será bom relembrá-las e se não conhece, acredito que gostará de conhecer. Assista ao vídeo acima.
Falo aqui de Carmen Monarcha (no vídeo acima, a segunda) e Carla Maffioletti (a terceira), que junto a holandesa (não menos talentosa) Susan Erens formam o grupo de sopranos que cantam na orquestra de André Rieu, maestro e violinista holandês.
Carmen é de Belém do Pará e Carla é de Porto Alegre. Ambas se conheceram pelas curvas da vida e foram juntas estudar canto na europa. Foi onde ficaram conhecidas por André Rieu e foram contratadas para cantarem em sua majestosa orquestra. E aos brasileiros aqui só resta “extravasar e jogar tudo pro ar”. Não gosto de menosprezar o nosso país, mas alguns aspectos da nossa cultura aqui muitas vezes desapontam. E só não desapontam mais ao povo porque esse mesmo povo não tem acesso ao que há de bom lá fora.
Mas em vez de ficar aqui lendo minhas lamentações, sugiro a você acessar o youtube e procurar por “andre rieu” e se maravilhar com as divinas músicas tocadas em sua orquestra. Sugiro especial atenção ao vídeo em que Carmen Monarcha canta (ou interpreta) a ária “O mio babbino caro” da ópera Gianni Schicchi de Puccini. É comovente!
Dicas:
Carmen – O Mio Babbino Caro / Habanera
Carla – Die Julischka / Song of Olympia / Gesú Bambino
Web site de Carmen Monarcha – Breve biografia de Carmen Monarcha
Web site de Carla Maffioletti – Breve biografia de Carla Maffioletti
Músicas Clássicas
E se você ainda tem preconceito quanto a músicas clássicas, abra sua mente e entenda que quem gosta de MÚSICA, de verdade, desenvolve seu gosto sobre boas obras e não sobre estilos. Em todos os estilos há as boas músicas e há os barulhos que nem de música merecem ser chamados. Além do mais, a música clássica é erudita, estudada, refinada, nobre por natureza. São sons que elevam nosso espírito para boas vibrações.
Enizete Fonseca
05 de maio de 2009 as 9:25
Estas mulheres Carmen Monarcha, Carla Maffioletti e Suzan Erens, elas cantam e nos encantam suas vozes magníficas
Enizete Fosneca
Maria Emilia
07 de maio de 2009 as 9:13
Concordo plenamente.
Fonseca
24 de maio de 2009 as 16:06
Olha so quero falr da Carmen Monarcha e Carla Maffioletti, são as duas das grandes coisa maravilhasas que temos na nossa musicas, elas nos encanta com suas vozes e musicas lindas e de seus jeito meigo de cantar!!!!!!!!
João Almeida
07 de julho de 2009 as 16:56
Realmente a Carmen canta como um anjo. E uma pena que não consiga reconhecimento no seu proprio país. Ela junto a Carla e a Susan formam um trio formidavel de sopranos da orquestra do Andre Rieu. A musica “one day my prince will come” cantada pelas três e simplesmente maravilhosa. Tenho todos os CD´s e DVD´s do Andre Rieu e não me canso de ouvi /los e vê-los !!!
Salmista
28 de setembro de 2009 as 1:27
Segundo o próprio Andre Rieu numa entrevista no programa do Faustão e no programa da Rede Vida Carmen falour que ela é do Rio de Janeiro e a Carla do Rio Grande do Sul, eu como acompanho a tragetoria de Andre Rieu já uns 13 anos, já a muito sei que uma é do Rio de Janeiro e a outra do Rio Grande do Sul, e endoço que foi dito acima que a Susan é também magnifica quanto a Carmen e a Carla nossas duas Brasileiras que fazem sucesso la fora, infelismente no Brasil não se dá valor ao que se denomina “”Classico”” so pagode, carnaval, Fank etc… as raizes culturais das quais todos nos viemos são colocadas a margem “”marginalizadas”” lamento muito pelo nosso pais por não ter um povo que aprecie as verdadeiras raizes culturais, enquanto nosso povo apreciar o que não traduz sinal de cultura vamos continuar sendo marginalizados la por fora.
Shalom
Salmista
Daniel
22 de janeiro de 2010 as 20:13
Sou violista da orquestra de Câmara Opus 68 do IF Sertão Pernambucano, e concordo plenamente com o que o Ronaud comenta sobre a ignorância das pessoas com relação a música erudita, a música clássica.
Sempre admirieu as cantoras que compõem a orquestra de André Rieu, e em especial Susan Erens e Carmen Monarcha. Fiquei literalmente estupefato ao saber que Carmen é brasileira, sinto um orgulho imenso em saber que mesmo com todas as limitações do nosso país a música erudita nada a impediu de alcançar seus objetivos e brilhar.
Carmen é excepcional. É um exemplo de “seleção natural”. Sim , seleção natural. Pois mesmo com toda a ignorância do nosso país, e devido as pessoas viverem completamente à margem, por isso marginalizados, ela evoluiu, e hoje vemos o resultado.
Abraços…
waly oliveira brunhari
13 de fevereiro de 2010 as 15:43
Andre é o maximo como maestro e se supera como violinista.Carmem e Paraense de Belem ,isto ouvi ela mesma contando em entrevista ao programa Prazer em Conhece-lo
da Rede Vida de televisão Admiradora que sou da boa música não perco um só programa do Andre e sua orquestra , fabulosa por sinal.Todo terceiro sábado do mes não perco as apresentações do Andre ,cantoras e orquestra pela Rede VIDA…ASSISTAM TBM QUEM GOSTA…
Iara Pereira Filho
13 de março de 2010 as 16:50
Um espetáculo em matéria de música! Simplesmente fantástico o André Rieu, lém de simpaticíssimo e muito carismático. As sopranos, todas maravilhosas. E fico muito orgulhosa por saber que duas delas são brasileiras. Cantam como anjos. Graças a Deus temos quem salve a boa música.
Nazaré Santos
30 de março de 2010 as 9:42
Adoro o André Rieu, é maravilhoso. Já tinha visto e ouvido Carmen cantar e é com muito orgulho que fico ao saber que é brasileira e também Paraense, assim como eu, e que tem uma voz divina.
Realmente as pessoas não conhecem ou já ficam com um certo preconceito sobre a música clássica, e o que é pior, não dão valor ao que temos.
Alvaro Mateus
02 de julho de 2010 as 18:15
Eu admiro a Carmen e a Carla são realmente esplendidas cantan muito bem eu ficei de surpreso quando soube que eram brasileiras. Realmente as pessoas (principalmente brasileiras)não apreciam a música erudita.
Àlvaro Mateus
02 de julho de 2010 as 18:21
Eu admiro a Carmen e a Carla são realmente esplendidas cantan muito bem eu ficei de surpreso quando soube que eram brasileiras. Realmente as pessoas (principalmente as pessoas brasileiras)não apreciam a música erudita.Àlias Merusia também canta muito bem as três juntas também formam um bom grupo.
Marcos de Bezerros-PE-Brasil
12 de novembro de 2010 as 14:06
A Carmem e a Carla são duas divas sem dúvidas,mas a Susan Erans é minha paixão.Quando eu vejo essa linda mulher interpretando à música Argentina,eu me deleito todo.Que mulher tão linda!É um sonho,vê-la cantando.
Marcos de Bezerros-PE-Brasil
12 de novembro de 2010 as 14:07
amo Susan Erens.
Lília Barroso
02 de janeiro de 2011 as 19:11
Assisti ao show de André Rieu na Austrália e em Viena (em DVD, claro), e após ouvir Carla Maffioletti cantar “Mein Herr Marquis” de Johann Strauss, e Carmen Monarcha interpretar “Ó Mio Babbino Caro” de Puccini, fiquei com pena das (perdão) porcarias que são consideradas cantores aqui, como Cláudia Leitte, Chiclete com banana, Ivete Sangalo, o do “cantor” Rebolation, e outros “pseudo” artistas. Sei que Rieu tenta globalizar a música erudita com grandes shows, fugindo um pouco das interpretações tradicionais de clássicos, assim como fizeram os tenores José Carreras, Plácido Domingo, e do maravilhoso e saudoso Pavarotti. Por isto eles devem ser amados e respeitados por nós, e também pelos músicos clássicos tradicionais, que terão seu estilo musical melhor compreendido após as pessoas educarem seus “ouvidos” para a música. Bravo, bravíssimo para nossas brasileiras e para o maravilhoso Rieu. Abaixo o REBOLATION e a Axé Music. Um abraço de quem adora tocar o Noturno de Chopin, Lília.
Romeu Mattar Filho
24 de janeiro de 2011 as 14:42
Andrè Rieu.Este nome e o de sua orquestra definem o que há de mais belo,na atualidade,em termos de música,talento e beleza.
Wilson Hidemaro
03 de agosto de 2011 as 11:40
Realmente é uma orquestra fantastica, e conta com um elenco de cantores e cantoras fenomenais, principalmente as brasileiras Carla Maffioletti e Carmem Monarcha, apesar da Carla não fazer parte das solistas permanentes da JSO e Andre Rieu. A orquestra conta com os melhores músicos, em consequencia, um som leve e límpido que leva o público a cantar e dançar.
Julio Cesar Maia da Cunha
31 de agosto de 2011 as 15:40
Caro Ronaud,
Aprecio a obra do Andre Rieu e periodicamente compro seus DVDs. Possuo 13 desta mídia.
Não consegui identificar o nome dos DVDs onde se encontram as músicas IL SILENZIO e MANHÃ DE CARNAVAL.
Se for possivel você me informar os títulos dos DVDs, agradeço.
A Carmen, a Carla e a Suzan estão fantásticas neste DVD.
Obrigado.
ronaud
31 de agosto de 2011 as 22:26
Julio, admiro a obra do Andre Rieu, porém não sou um grande conhecedor da mesma. Não saberia responder sua dúvida. Abraço!!!
Jaime Franca
02 de dezembro de 2011 as 14:23
Gostei sim! Eu fico muito feliz em ter tido a oportunidade de conhecer o trabalho do Maestro A. Nicolas Rieu. Mas, fiquei mais feliz, ainda, em saber que duas de suas principais sopranos são brasileiras, Carmem e Carla. Isto há uns cinco anos atrás. Não só feliz, mas, muito orgulhoso uma vez que podemos mostrar ao mundo que temos pessoas tão boas ou melhores que seus compatriotas, e que, o Brasil tem gente séria, competente, educada, culta e capaze de fazer vibrar a alma de muinta gente, independente da raça, cor, credo, posição social e princípios. Não há dúvida, que o reconhecimento se deu graças a pessoas de grande espírito e carisma como Andre M. Nicolas Rieu. Que Deus os abençoe!
Helio Marcilio
13 de dezembro de 2011 as 8:38
Meu Caro Ronaud, fiquei surpreso ao ver tantos comentários sobre a obra de André Rieu, achava eu , na minha inocencia, que muito pouca gente conhecia esse fabuloso Maestro. Digo isso porque aqui em São Paulo, pelo menos dentre meus conhecidos, poucos muito poucos mesmo, conhecem, mas quando vêem ficam extasiados com a qualidade, beleza e emotividade que os shows proporcionam.
As Brasileiras Carmem e Carla, são fabulosas quer no canto como na simpatia. Tive a oportunidade de assitir a entrevista da Carmem no Programa do Jô Soares e recomendo assistir pois o vídeo está disponível no Youtube, partes 1 e 2, é impressionante a ternura e meiguice dessa Brasileira maravilhosa de Belém do Pará.
Gostaria de saber se a Carla ainda faz parte da orquestra, já que nos últimos ´DVD’s a mesma não mais esteve presente.
Assistir shows de André Rieu, nos eleva, emociona, acalma e nos dá a certeza de que, apesar de tanta porcaria, ainda existe obra de altissima qualidade, e melhor, com Brasileiros participando.
abraços
José Rudi Schnorr
04 de maio de 2012 as 19:54
Com certeza assistir um show ao vivo de André Rieu Marie Nicolas Leon, no eleva ao deleite da boa música feita com maestria de quem sabe. Outrossim o prazer de ver Carla Maffioletti e Carmen Monarcha no palco, junto com rieu, vai ser a máxima de minha vida. Elas são excelentes e ainda por cima são brasileiras. A música “Era uma vez no oeste” de Enio Morriconi, solada por Carla é maravilhosa e a música “O mio Bambinno Caro” de Carmen Monarcha é simplesmente fantástica.
Até o show dia 28 de maio
José Rudi Schnor04 de maio 2012
gilberto
05 de junho de 2012 as 17:28
Concordo com os comentários favoráveis a André Rieu, sua Orquestra e especialmente em relação ao trio de sopranos. Carmen e Carla são um patrimônio do Brasil, que nos enche de orgulho. Como o grande Carlos Gomes (que depois de Verde, foi quem mais se apresentou em Milão – no Scala – vejam só! Obs: e que morreu em Belém (terra de Carmen Monarcha) elas também fazem sucesso lá fora, onde a verdadeira cultura não deixou sepultá-las pela ignorância e pobreza dos nossos estúpidos “intelectuais”. O Brasil é grande! Amo meu Pais! Mas tenho o direito de criticar aqueles que poderiam fazer algo melhor por ele.
José Rudi Schnorr
14 de junho de 2012 as 17:30
Fomos, vimos e gostamos do show de André Rieu em Sampa dia 28 de maio de 2012.O espetaculo foi terno e deslumbrante e o Estadio cheio, quase lotado.Gostamos muito, eu e minha esposa Mayca, dos tres tenores contratados por rieu, bem como das duas brasileiras, Carla e Carmen que simplesmente roubaram a festa com suas vozes fantásticas e beleza física estonteante. Quero ainda por meio desta asseverar que o espetáculo vale a pena ser visto e que os meios de comunicação se liguem neste Publico que aprecia estas músicas e que não são poucos, pois o numero de ingressos vendidoa já superaram os do rei Roberto Carlos no Brasil.Um grande abraço a todos os que lá tiveram.
José Rudi Schnorr
jrudischnorr@gmail.com
Ronaud Pereira
14 de junho de 2012 as 22:21
Que ótimo! Parabéns pela oportunidade invejável de ter presenciado essa belíssima orquestra 🙂
Vânder
15 de junho de 2012 as 12:08
Fui ao show do André Rieu no Ginásio do Ibirapuera e não gostei. Senti vergonha de ser brasileiro e desprezado por não ouvir as músicas clássicas que consagraram o artista, ou invés disso ouvi músicas chulas como … ai se eu te pego, ai, ai…. Por que o show é no Brasil que é um país subdesenvolvido ele acha que tem o direito de escolher um repertório fraco e desagradável. Que pena, joguei dinheiro fora.
José Rudi Schnorr
15 de junho de 2012 as 14:32
Desculpe senhor Vânder, mas não concordo com seu comentário no que diz respeitop a música chula ..ai se te pego, ai, ai….tocada pela Orquestra de André Rieu no final do show, como saideira, pois o público presente ao show do dia 29 de maio (ínicio de suas apresentações no ginásio do Ibirapuera) é que sugeria esta música descartável, mas que no momento é sucesso internacional.De resto, posso vos asseverar que as música apresentadas por André , foram todas de seu padrão de apresentações em outros países.
José Rudi Schnorr
Inês Gonçalves Ferreira
13 de julho de 2012 as 5:28
Fiquei maravilhada com o show dia 7pp que tb foi a gravação do s/DVD feito no Brasil. Toda a orquestra, os tenores, as sopranos e o próprio Rieu estavam deslumbrante, um presente p/quem pode ir assistí-los. Não há termo de comparação entre culturas, o clássico é nato dos estrangeiros, mas o nosso Brasil tb tem conteúdo hilariante. Parabéns a todos em especial as nossas brasileiras.
Nicole
21 de maio de 2013 as 11:33
A própria Carmem falou no programa da Hebe (está disponível no YouTube) que ela é do Pará. A propósito, recomendo assistir… Ela canta a música “Ave Maria” muito bem, até me emocionei quando assisti. É lindo demais, é como um anjo cantando a Nossa Senhora!
José Rudi Schnorr
20 de agosto de 2013 as 17:18
Sem sombra de dúvidas, o espetáculo apresentado pela Orquestra de André Rieu foi realmente fantástico e deslumbrante. O luxo que caracterizava o guarda roupas do membros de sua orquestra era simplesmente brilhante. Os três tenores muito afinados, cantado musicas maravilhosas com aquele vozeirão que caracteriza os tenores, fizeram a platéia pedir bis. Parabéns a todos que se apresentaram com Rieu, especialmente as brasileiras Carmen Monarcha e Carla Maffioletti, que é gaúcha de nascimento de Santo Angelo. Esperamos para o próximo ano mais uma grande apresentação deste mestre que é André Rieu.
Mauricio Nemer
27 de dezembro de 2013 as 11:12
Boa tarde. Moro aqui na zona sul do RJ, e gostaria de adquirir o dvd musical “Essas Mulheres” com
Carmen Monarcha, lançado recentemente em Curitiba. Porém não consigo encontrá-lo em parte alguma aqui no Rio.
JONAS VILARINHO
28 de julho de 2014 as 13:35
Quando assisti o show de André Rieu pelo SBT fiquei maravilhado com o Ave Maria de Sarah Brightman fiquei maravilhado só que nesse show Carla, Carmem e Susan estavam de férias então não as conheci. Daí passou o show na globo quando foi eventuado aqui no Rio e em São Paulo quando ouvi ele chamando as sopranos brasileiras Carmem e Carla fiquei de queixo caído e maravilhado com elas cantando manhã de carnaval.
Como dica deixo também as apresentações de Carmem e Carla: HANSEL AND GRETEL e SONG OF OLIMPIA,
Diogo
26 de agosto de 2014 as 19:18
Eu amo muito muito e senti muito orgulho de ver esses anjos representando nosso Pais, a Carmen não é do Rio ela é de Belém do Pará.
Diogo
26 de agosto de 2014 as 19:24
Gosto e amo muito essas meninas, são três sopranos que cantam maravilhosamente bem em regiões diferentes como ele mesmo já falou, eu sou apaixonado pela Carla, pois ela é a unica entre as 3, soprano coloratura e eu acho divinal, ela brincar com a voz, e as notas super altas que ela emite em seus agudíssimos potentíssimos. 3 Anjos
José Luiz Nunes da Silva
20 de abril de 2015 as 22:38
Conheci recentemente e não paro de ouvir. Fantástico! No show da Holanda ele até faz uma brincadeira com o público, comentando sobre as brasileiras Cármen e Carla, perguntando para o público de onde seria a terceira solista (Susan) e ele fez sinal como se estivesse comemorando pelo fato dela ser da cidade do show, na Holanda. Maravilhosa também a Cármen cantando “Canção da terra”, que parece-me ser de Michael Jackson, junto com um coral de crianças, no show do México. Outra interpretação extraordinária do trio e orquestra: Carmina Burana na HOLANDA.
M. R. de Almeida
14 de dezembro de 2015 as 7:17
CARMEN MONARCHA é paulista e não de Belém do Pará – de lá é a Fafá!
M. R. de Almeida
14 de dezembro de 2015 as 7:32
Carla Mafioletti, do elenco de André Rieu, também é brasileira, oriunda do Rio Grande do Sul. Soube onte, no entanto, que está se despedindo da Orquestra Johann Strauss, brilhantemente criada pelo violinista, pois se transferirá para o elenco de uma orquestra de óperas, devido à insistentes pedidos e ofertas de incontáveis orquestras.
Ronaud Pereira
15 de dezembro de 2015 as 11:06
M. R. de Almeida, ela não é paulista, ela nasceu em Belém do Pará, 27 de agosto de 1979.
Marcos Rodrigues
29 de junho de 2016 as 10:13
Sou fã da orquestra do Andre Rieu que é de uma qualidade impar. Nossas meninas são de primeira grandeza e sei o quanto elas devem ter lutado para chegar ao nível técnico somado ao talento nato. Infelizmente em nosso País nada de bom é valorizado e acabamos perdendo grandes nipes para àqueles onde há seriedade e investimento na qualidade. Particularmente sou muito exigente com o que ouço até pq meus ouvido doem se o áudio for ruim e sem afinação. Desejo particularmente que algum dia possamos valorizar nossos jovens com a verdadeira música pq tenho certeza de que muita coisa ruim ficaria de lado e passaríamos a viver melhor.