Penso que livros são uma forma espetacular de conhecimento condensado. Você vai numa palestra por exemplo, ou num curso, ouve tudo que o palestrante/professor tem a dizer, e no fim, o que ele sugere? “Se quiser saber mais, pesquise neste, nesse ou naquele livro”.
Por isso vou direto aos livros.
Ali você tem sempre a disposição e de forma silenciosa e descompromissada TODA uma experiência do autor, ou ainda, anos e anos de pesquisa para se chegar à conclusão oferecida por seus escritos.
E se você tivesse que pesquisar tudo que o autor pesquisou? Inviável, não?
Já num livro você encontra uma introdução para o assunto, argumentos a favor, e se o livro for bom encontrará também críticas refutadas, e pontos de vista alternativos, mais toda uma série de observações e reparos sobre cada miudeza possível relacionada ao assunto e enfim, está tudo ali.
Naqueles blocos de papéis você encontra vida concentrada.
Ou seja, o que mais me convence a respeito das vantagens dos livros é o aspecto da completude que podem encerrar sobre um dado assunto.
Mais completo que um livro sobre determinado tema, só uma biblioteca sobre o tal tema 😉
Vanessa Anacleto
21 de abril de 2011 as 17:05
Ronaud, você levantou um ponto muito importante. Impossível passar todo o conteúdo de um livro em uma aula, palestra, conversa. Melhor mesmo é mergulhar.
Abraço e boa páscoa