Esta passagem ficou famosa depois da eleição do nosso atual presidente, que a cita frequentemente.
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8:32
Qual o significado de João 8:32 ?
Há uma implicação sobre a sugestão que esta passagem bíblica nos oferece.
A de que a mentira escraviza.
Ora, se a verdade liberta, então a mentira escraviza.
Nós vivemos atualmente numa sociedade midiática.
Somos treinados a acreditar que o que está na televisão, jornal, internet é verdade.
A propensão das pessoas é acreditar, quando deveria ser o oposto.
Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar. Carl Sagan
Por isso teorias como a da Terra Plana ganham tantos adeptos.
Mas o que recebemos destas mídias é apenas uma visão parcial, bastante estreita da realidade. E nestes tempos de militância jornalística, a situação é gravíssima.
Se a informação que você lê vem de um jornalista, considere a alta probabilidade dela estar sendo disseminada sob um viés ideológico.
Ou seja, tudo que recebemos das mídias se aproxima muito de uma mentira, de uma ilusão, de uma visão particular que, se é falha porque não consegue captar a profundidade de como as coisas são, pode estar sendo propagada sob o critério ideológico de como as coisas… deveriam ser.
É como você ler um relato, de como é andar de montanha-russa, e depois realmente ir lá e andar você mesmo(a) na montanha-russa.
Sua experiência será muitíssimo mais complexa do que um relato de uma dezena de linhas numa página.
Esse é o grande equívoco dos intelectuais. Eles acham que só porque leram tudo sobre um assunto, que eles sabem tudo sobre o referido assunto. Mas o cardápio não mostra o sabor da comida, e o mapa não mostra as paisagens, o terreno e a atmosfera do trajeto.
Isso é um equívoco. Nem quem viveu o assunto sabe tudo sobre ele.
Porque cada pessoa tem uma percepção dos fatos que vive.
Andar de montanha-russa pode ser extraordinário para uma pessoa, e dar enjôos e ser uma experiência horrível para outra pessoa.
Pobres intelectuais.
Mais pobres ainda nós que, acreditando que conhecemos o mundo através das lentes midiáticas, acreditamos que sabemos tudo sobre o mundo, acreditamos que o que sabemos está mais próximo da verdade.
Somos na verdade escravizados pelo entendimento ilusório (ou mentiroso) que as mídias nos ofereceram.
O que tem sido acreditado por todos, sempre e em toda a parte, tem toda a probabilidade de ser falso. Paul Valéry – Poeta francês
Vamos pensar além, vamos pensar fora da caixa, vamos pesquisar, vamos ouvir quem pensa diferente, e sobretudo, vamos adotar números e estatísticas como critério de avaliação do que é real e do que não é; é o único meio de realmente conhecer a Verdade.
E de nos libertarmos.
Você está errado
Sabe suas opiniões, conceitos, e tudo mais que você pensa das coisas, e que as vezes te deixa tenso, preocupado, revoltado ou desanimado?
Pois bem.
É triste dizer, mas há uma chance grande de que, em relação à verdade verdadeira dos fatos e da existência, aquela que ninguém nunca conhecerá, tudo que você pensa esteja errado.
Muito errado.
E que você está se se preocupando à toa.
Exemplos
Aquecimento Global – Há uma possibilidade da origem das mudanças climáticas não terem origem na ação humana.
Amazônia – Não, a Amazônia não está desaparecendo.
Herança Genética – Se muitas doenças têm origem emocional / psicossomática, então as recebemos não exatamente como uma herança genética, e sim como a incorporação de posturas emocionais herdadas através da convivência com pais e familiares.
Política – Nem todo partido de ideologia socialista de fato melhora as condições materiais do povo.
Capitalismo – Nem todo empresário / patrão é opressor.
Democracia – Tem-se usado muito a palavra democracia para defender por tabela a manutenção de privilégios.
Relacionamentos – Embora sejam o Santo Graal da existência humana, algo que todos vivem em função de procurar – o par ideal, o relacionamento mais próximo da perfeição – a verdade é que relacionamentos podem ser um peso e um atraso na vida.
Embora eu não seja um filósofo com formação acadêmica, e as limitações da minha vida não me permitam um estudo mais dedicado sobre os assuntos aqui tratados, a verdade é que todo este site gira em torno do propósito de trazer um olhar mais fiel à realidade como ela é, fugindo do idologismo sentimentalista e apocalíptico propagado pelas mídias em geral.
Alguns textos sobre a Verdade
História – Nada foi como disseram que foi
Aprendendo a enxergar a realidade
Não há nada de errado com você
Leitura recomendada
Livro Freakonomics
Os livros da série Guia Politicamente Incorreto – (Brasil, Filosofia e outros)
Novos Comentários Encerrados
Devido à mudança de hábitos das pessoas ao não comentarem mais em blogs, e ao excesso de spams, optei por encerrar definitivamente o espaço para novos comentários neste site.
Muito Obrigado a cada um que nestes 15 anos de site deixou um pouquinho de si por aqui ;)