A verdade definitiva sobre investimentos
Poupança, renda fixa, fundos imobiliários ou uma carteira previdenciária de ações não são algo para “ganhar dinheiro” e sim, para NÃO PERDER DINHEIRO.
Me refiro ao dinheiro já acumulado, obtido com sua atividade profissional – esta sim que “dá dinheiro”. Dinheiro este que está depositado no banco e que, se não rentabilizado, acaba sendo corroído pela inflação.
A média de rendimento dos investimentos em geral varia de 0,3 a 1,2% ao mês.
Que por si, já é pouco. Mas piora:
A inflação média neste país é de 6% ao ano, ou 0,5% ao mês.
Ou seja, se você tem um investimento que rende 0,5% ao mês, sinto dizer que você não está ganhando nada, está só empatando com a inflação – não está perdendo dinheiro, ao menos.
Para haver ganhos reais com um investimento, ele tem que ser obrigatoriamente acima de 0,5% ao mês.
Muita gente acha um investimento de 1% ao mês grande coisa. Mas não é, porque destes 1%, 0,5 está compensando a inflação, e apenas os outros 0,5% constituem ganho real, que é muito pouco. Muito pouco!
É uma porção muito pequena, não dá pra ganhar somas substanciais com dividendos.
Esqueça enriquecer com “investimentos”. Esqueça esse papo de reinvestir os dividendos – faça isso, mas não espere enriquecer com isso nem no curto nem no médio prazo.
INVESTIMENTOS não servem para ganhar dinheiro, servem para remunerar o dinheiro já ganho e acumulado através dos seus EMPREENDIMENTOS.
Renda Passiva para a Aposentadoria
A função apropriada destes dividendos é, depois de uma vida de trabalho, com um capital considerável acumulado através de sua atividade profissional, você usar destes dividendos para remunerar este capital e, com aqueles 0,5% que sobram (depois de você reinvestir os outros 0,5% para repor as perdas de poder de compra geradas pela inflação), então sim, usá-los para incrementar sua aposentadoria, ou, se forem um valor substancial, serem eles próprios a sua aposentadoria.
SEMPRE REINVESTINDO pelo menos 0,5% ao mês, para compensar as perdas inflacionárias, gastando somente o excedente mensal deste 0,5%.
Empreenda!
Investimentos financeiros servem apenas para compensar a inflação, com leves ganhos reais, ou seja, para preservar a riqueza depois de alcançada. E viver com parte dos rendimentos na aposentadoria.
Se quer enriquecer mesmo, foque em incrementar sua renda mensal advinda de seu trabalho. Invista em formas de ganhar cada vez mais.
Fala-se muito em diversificação de investimentos, para redução dos riscos. É um bom conselho, principalmente quando entendido do seguinte ponto de vista, algo que vi a pouco tempo e peguei pra mim:
Concentrar para enriquecer, diversificar para preservar.
Ou seja, investimentos têm seu risco, e ao mesmo tempo, rendem muito pouco. Esta realidade só comprova a tese de que, pelo menos para a pessoa comum, investimentos servem apenas para preservar o patrimônio acumulado, diversificando em um rol de 5 a 15 investimentos de renda fixa.
Talvez gênios financeiros consigam enriquecer somente com investimentos, porque assumem riscos maiores, ou porque lidam com grandes quantias, suas e dos outros. Como nós não somos nenhum gênio financeiro, façamos bem o feijão com arroz, que já está de bom tamanho.
Vamos investir em ganhar mais, com nosso trabalho operacional ou intelectual, de produtos ou serviços.
Empreender é a única forma real de enriquecer num prazo mais curto.