Como eu já disse em outros textos, visto do ponto de vista correto e com a postura correta, o aluguel pode ser – e É – um dos melhores negócios.
Mas isso só é verdade para quem se profissionaliza no ramo.
A pessoa que tá com um dinheiro sobrando e compra um apartamento “pra investir”, essa só vai se incomodar e vai deixar de ganhar dinheiro com meses de apartamento vazio e ainda até certo prejuízo tendo que pagar condomínio do próprio bolso e mais prejuízo se tiver azar de pegar uns inquilinos ruins.
Nesses casos, quando a pessoa não tem jeito pro ramo, ou mesmo quando não tem tempo pra cuidar dos seus aluguéis, o melhor é não investir em imóveis e deixar o dinheiro na renda fixa.
Agora, por outro lado, quando o investidor tem dinamismo e profissionalismo, o aluguel é o melhor dos negócios.
E um dos hábitos desse dinamismo, que se reflete como profissionalização, é a agilidade de evitar que o imóvel fique muito tempo vazio assim que algum inquilino o entregue.
E isso se faz com algo antigo, e mesmo assim por vezes esquecido: A propaganda.
Pois há muito tempo diz o ditado: A propaganda é a alma do negócio.
Assim que um inquilino entregar o imóvel, seja casa, apartamento, sala comercial, kitnet ou o que for, no dia seguinte você já deve providenciar o necessário para torná-lo apresentável novamente.
Tempo é dinheiro.
Limpeza, pequenos reparos, retoques na pintura ou, se o imóvel estava há muitos anos alugado, uma boa reforma.
Estando o imóvel apresentável novamente, imediatamente precisa ser anunciado.
Isso pode ser feito através de vários canais:
1 – cartazes colados em locais comerciais próximos com muito movimento – com o devido pedido de solicitação para a exposição do cartaz;
2 – grupos de Facebook especializados em anúncios de aluguel da sua região;
3 – sites de classificados locais que ofereçam essa possibilidade;
4 – sites especializados como Viva Local, Imóvel Web, ZAP e principalmente, a OLX;
5 – antigamente se usava muito de se anunciar em classificados de jornais, mas hoje em dia este hábito está entrando em desuso…
Com o tempo você vai ver que certos canais funcionam melhor pra você do que outros.
É um jogo de tentativa e erro.
No meu caso, o que funciona melhor é a OLX. Lembre-se de que esses sites normalmente oferecem alguns dias de anúncio grátis e depois cobram pela exibição deles. Se necessário e viável para você, invista algum dinheiro e anuncie.
Seu aluguel não é só um investimento, é seu negócio. Pode ser preciso pôr algum dinheiro para vir mais.
E ademais, meu pai costumava dizer: miséria chama miséria.
Eu sempre que necessário compro o plano Prata da OLX e meu anúncio fica muito bem posicionado gerando um ótimo retorno. Minhas kitnets nunca ficam mais de 2 semanas ociosas.
Dica de anúncio
Tire umas fotos do seu imóvel, com um bom celular e em dias de sol, com as luzes todas acesas, pois uma boa iluminação ajuda muito na qualidade das fotos.
Lembre-se que apresentação é tudo. Assim como você prefere comprar produtos novos e bonitos, da mesma forma seus possíveis inquilinos terão melhores impressões sobre seu imóvel se ele for devidamente preparado antes da divulgação. Portanto, quando for fotografar, recolha lixos e tranqueiras e se possível, deixe tudo arrumadinho, cama arrumada, toalha na mesa – mesmo que seja só para a fotografia – pia limpa, portas do guarda-roupa fechadas etc, pois uma imagem bonita fala mais que mil palavras.
Coloque no anúncio todas as informações disponíveis. A verdade é que a maioria das pessoas tem preguiça de ler, e não lê e vem perguntar pra você, o que é bem cansativo, mas mesmo assim muitas lêem e isso te evita perder tempo respondendo coisas repetidamente.
Nesta página tem um modelo de anúncio que utilizo para mim. Você pode se inspirar nele e fazer uma descrição de anúncio adequada ao seu imóvel, com suas próprias condições etc.
Boa sorte!