Cientificamente, somatização é um processo psico-biológico ainda não profundamente desvendado, que ocorre geralmente quando temos um conflito interno e psicológico que extravasa através de sintomas em nosso corpo e em nossa saúde.

Mas o que é somatização na prática? É quando a pessoa manifesta seus desequilíbrios emocionais e psicológicos através de problemas (desequilíbrios) no seu corpo. São os problemas de saúde que ocorrem devido a causas mentais e emocionais.

Há quem sinta dor de cabeça, dores no peito, enfim, qualquer tipo de sintoma. Parece razoável deduzir que as partes de nossa saúde mais afetadas TENDEM a ser nossas partes mais frágeis. Por exemplo, quem tem tendência à hiper-tensão, vê esses sintomas piorarem diante do estresse psicológico. Quem tem problemas digestivos vê esses problemas se acentuarem mediante a piora de seu estado mental. Mas eu desconfio mesmo, aqui com meus botões, que TODA doença tem uma causa psicológica ou mental.

Mas o que fazer quando se tem uma manifestação orgânica desse tipo?

Primeiro, deve-se localizar a causa psicológica. E isso é o mais difícil. Porque como geralmente é um conflito não resolvido, não queremos olhar para a realidade que se nos apresenta. Na maioria das vezes é algo que não queremos lidar, enfrentar, mexer. Além de que não somos educados e orientados a olhar para si mesmos e associar eventuais problemas pessoais altamente estressantes aos sintomas físicos que dos quais somos acometidos.

Para a grande parcela das pessoas, o sintoma físico é muito mais fácil de lidar do que o conflito que o originou.

Mas uma dica relativamente fácil, para se achar o conflito é perguntar-se: “do que eu não estou gostando?

Embora não seja uma questão simples, geralmente tudo se resume ao “gosto x não gosto”. E quando estamos numa situação que não gostamos e não podemos/queremos mudar essa situação, o conflito se instala.

Sair de uma situação de conflito requer que se tome providências. Dá trabalho. Gasta-se energia. É preciso enfrentar situações e com isso o mais difícil: Pessoas!

Enfim, é preciso coragem para mexer no que nos incomoda.

Uma vez localizado o conflito e montada a estratégia para lidar com ele, os sintomas costumam melhorar. Muitas vezes pode ser caso para se resolver, outras, para se desapegar. A partir de então, é uma questão de tempo.

Veja também:

Somatização

Psicosite

Estresse

Reportagem da Veja sobre somatização