Momento cultural
Todos nós sabemos muito bem que a palavra “brasil” vem do nome de uma árvore encontrada aos montes no litoral brasileiro durante as épocas da colonização das nossas terras e que quase foi extinta pelos colonos portugueses.
Seu grande valor se devia à cor de seu tronco: Um laranja pendendo para o vermelho que servia perfeitamente como corante para a indústria têxtil e outras indústrias que ali pelo século XVIII viriam a infestar a Europa, durante a época que conhecemos como Revolução Industrial.
Mas nem todos sabem por que o pau-brasil se chama pau-brasil.
Bom, essa informação não é lá muito divulgada, mas lembro que na adolescência a encontrei num desses livros de história cujo nome não lembro mais. E ele relatava que a cor dessa árvore – o pau-brasil – se assemelhava bastante à cor que a madeira (e outros materiais) assume ao incendiar e assumir a forma de “brasa”.
Foi justamente essa semelhança da cor do tronco da árvore com a cor da brasa que originou o nome da árvore: pau-brasil.
Aí foi uma questão de língua portuguesa: Os colonizadores poderiam tê-lo chamado de pau-braseiro, pau-brasante, pau-brasino, pau-brasança ou tantos outros sufixos que a língua dispõe 🙂 Mas…
…escolheram o termo brasil.
Sendo assim, brasil está para brasa assim como casario está para casa, covil está para cova, febril está para febre, infantil está para infante.
O sufixo “il” de modo geral significa grande quantia, intensidade como por exemplo em vil, de vilão (Ex.: Que sujeito mais vil).
Menos mal.
Vai que os colonos tivessem denominado a tal madeira de pau-laranja…
…e hoje nosso país se chamaria Laranjil, e todos nós seríamos laranjeiros.
Melhor não! 😉
As cores da bandeira brasileira
Essa noção de que a palavra brasil deriva da palavra brasa sempre me deixou curioso do porquê da nossa bandeira não trazer a cor laranja-brasa em suas cores, já que esta cor foi tão importante na história do nosso país.
Realmente prefiro as cores atuais, nossa bandeira brasileira é de fato uma bela bandeira. Mas ainda acho que a cor laranja-brasa foi injustiçada, já que deu o nome ao nosso país, mas ficou de fora de sua bandeira.
Sidilene Inácio Cambraia
07 de outubro de 2018 as 9:16
Hoje dia de exercer a cidadania, depois de meras promessas e campanha, já busco uma explicação nós resultado.
Ainda confiante na minha escolha do meu candidato e respeitando um futuro resultado das eleições já em vista, tento entender se nós brasileiros realmente enxergamos e entendemos o que os mesmos propôs, só o tempo vai dizer, são 4 anos para descobrirmos e refletirmos.