Os vídeos abaixo foram indicados pelo leitor Eduardo e mostram o olhar contestador de Eduardo Marinho – pensador e artista independente que expõe seus trabalhos na rua e que tem o blog Observar e Absorver.
NUNCA havia ouvido falar nele, mas gostei muito do que ouvi. Simpatizo muito com ideologistas da não-ideologia 😉 Ou seja, caras que vêem problema em tudo todas as ideologias e por uma questão quase de honra, preferem se manter à parte de tudo todas elas.
Assista aos vídeos e veja por conta. Desconfio até que deve-se assisti-los várias vezes para realmente conseguirmos absorver a visão diversificada e eloquente do rapaz.
O que entendi é que Eduardo Marinho é aquele cara que se jogou de cabeça na vida, com coragem e desprendimento, e acabou se encontrando quando encontrou a liberdade (quase) absoluta. Admiro quem consegue chegar nesse ponto de lucidez e principalmente quem consegue praticar e ser totalmente fiel ao que enxerga.
Dada minha própria incapacidade de chegar a um ponto como este, e de certa forma a uma certa sedução que sinto pelo sistema, prefiro apostar num meio termo. Consumir sim, consumir para viver. Ter sempre em mente que a sociedade está louca para tirar o dinheiro do meu bolso e que é dever meu cuidar dele, e consumir só o que eu acho que preciso.
Não é pecado participar do sistema… conscientemente.
Eduardo Marinho
01 de agosto de 2011 as 23:15
O “rapaz” do vídeo tem filhos adultos e uma neta de cinco anos. As palavras são fruto de muita observação, reflexão, práticas, plantios e colheitas, e são apenas opiniões, uma visão de mundo. Posições que visaram mais o bem estar interno do que o externo. A participação no coletivo humano com o próprio trabalho. Uma necessidade e um prazer pessoal.
Grande abraço.
ronaud
01 de agosto de 2011 as 23:44
Opa, presença ilustre por estas bandas 🙂 Estou realmente surpreso. Pelo visto o youtube tem um efeito rejuvenescedor 🙂 pois não te dava muito mais de 30 anos.
Acho que a opinião deixa de ser “apenas opiniões” quando são colocadas em prática, como parece ser o seu caso e passam então a se transformar em caminhos que, tenho certeza, muitos e muitos gostariam de estar trilhando e não tem coragem.
Em todo caso tudo que ouvi me soou admirável.
Parabéns e obrigado pela “presença”
🙂
José Maria Dutra
17 de agosto de 2012 as 5:46
Fui apresentado às coisas de Eduardo Marinho por meu filho, fiquei muito feliz porque os valores que Eduardo Marinho observa e absorve, são valores que sempre acreditei e tento colocar em prática. Minha alegria foi o encantamento do meu filho em relação a tais valores. Parabéns Eduardo Marinho, você está conseguindo dar um recado muito legal à Juventude.