Os principais significados da palavra GRAÇA são:
– dádiva ou favor;
– leveza ou harmonia;
– santidade.
Thanks, do inglês, e Gracias, do espanhol significam ambos, graças.
Todo agradecimento é um desejo de que o outro receba muitas graças.
Porque estamos reconhecendo que o favor ou objeto recebido foi uma graça, isto é, uma dádiva, algo muito bom, um presente, um ato santo.
O português obrigado complica um pouquinho, mas significa, objetivamente, que nós nos sentimos obrigados a retribuir a graça (favor) recebida.
Gratidão significa que estamos reconhecendo que o que nos foi oferecido é bom, e que a pessoa que nos favoreceu fez uma boa ação.
Sempre que agradecemos algo, estamos abençoando-o.
A gratidão sentida por acontecimentos aparentemente ruins reforçam o entendimento que tal acontecimento é, em última instância, positivo e que aconteceu para nosso bem; sermos gratos(as) por algo ruim significa que confiamos que Deus é bom e está por trás de cada fato que nos ocorre e que, embora agora não conseguimos entender, no futuro entenderemos o quanto tudo fez parte dos planos de Deus para a nossa vida.
Manifestar gratidão é reconhecer o quanto os outros nos foram gentis, é abençoar, é reagir positivamente e confiantemente, na vida e em Deus.
Por isso a gratidão é mais importante para o nosso bem estar espiritual do que costumamos imaginar.
Edilma Pereira Dias
17 de agosto de 2014 as 9:51
Parabéns Ronaud pelos textos, é gratificante poder contar com pessoas como você que se dispõe a escrever pequenos textos, os quais nos levam a refletir sobre as nossas atitudes.Como esse texto Muitas Graças para você, vou levar para minha primeira aula do ensino médio amanhã, dando graças por estar de volta ao meu trabalho e reencontrar os meus alunos. Obrigada.Edilma Dias
Ronaud Pereira
17 de agosto de 2014 as 18:23
Obrigado ( e muitas graças 😉 ) para você, Edilma, por suas palavras. Muito bom saber o quanto nossas ideias chegam tão longe e contribuem para a reflexão de gente jovem que precisa muito ver a vida com olhos mais atentos. Um forte abraço 🙂